Salvação

A primeira mensagem que a misericórdia de Deus anunciou a um mundo arruinado.

Henry Law

“A tua salvação eu esperei, ó Senhor!” (Gên. 49:18).

Salvação! Bendito seja Deus, que fez essa palavra ressoar na Terra. O inferno não a conhece. A graça de Deus fez com que viesse aos nossos ouvidos. Há multidões que são totalmente estranhas a ela, mas para nós é a música mais doce que podemos ouvir, e isso nos enche de louvor a Deus.

Salvação! As mansões do reino celestial estão povoadas com seres com este nome. Significa a alegria, a paz e a glória dos redimidos.

Salvação! A caneta de Deus escreveu este nome. É o decreto que resultou de deliberações divinas. É o fruto da onisciência de Deus, e da manifestação de sua onipotência. Todos os atributos divinos contribuíram para criar este imenso plano que a sua misericórdia, sabedoria e graça realizaram. Alma, tens certeza sobre a tua salvação?

Um preço alto

Salvação! Para realizar esta obra, Jesus nasceu em Belém, viveu na terra, morreu no Calvário, desceu para o túmulo, e, após vencer a morte, subiu ao céu para assentar-se à mão direita do Pai. O Filho de Deus teve que se rebaixar e sofrer vergonha e dor, ele teve que beber o cálice da ira e tormento, ele teve que lutar com os poderes das trevas; e tudo isso para obter a nossa salvação. Mas agora ele reina nas alturas, e intercede por nós.

O Espírito Santo veio ao mundo e pede ao coração do pecador que se beneficie desta obra; e para isso ele ataca a força do amor-próprio, revela a gravidade do pecado, e luta contra a ignorância e desculpas vãs. O Espírito não cede até que os braços rebeldes do pecador se rendam, e sua alma venha para a cruz para receber o perdão de Jesus.

Salvação! Esta é a primeira mensagem que a misericórdia de Deus anunciou para um mundo arruinado. Este é o cumprimento de cada profecia, o propósito de cada mandamento, e a beleza de cada promessa. Na salvação encontramos o significado de ritos e sacrifícios. É também a consumação da fé, e a luz da nossa esperança.

Salvação! Aqueles que não gozam dessa bênção estão na prisão do inferno, atormentados pelo fogo que jamais acaba, acorrentados por toda a eternidade, sofrendo com o verme que nunca morre, cheio de amargura e desespero. Alma, tens certeza sobre a tua salvação?

Só em Cristo

A pergunta que devemos nos fazer agora é: Onde está esse tesouro incomparável? A resposta é: em Jesus Cristo. Jesus é a completa, perfeita e eterna salvação. A voz do céu disse: “E darás à luz um filho, Seu Nome será Jesus, porque Ele salvará Seu povo de seus pecados” (Mat. 1:21). Também lábios inspirados afirmam: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e vós sereis salvos” (Atos 16:31).

O Espírito Santo testemunha: “A palavra é fiel e digna de toda aceitação: Que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores; dos quais, eu sou o primeiro” (1 Tim. 1:15). Esta é a verdade divina e infalível, tão alta quanto os próprios céus e tão clara quanto a luz. Nem a filosofia nem as mentiras podem negá-la: a salvação é o próprio Cristo.

Alguém pode se vestir de linho púrpura e fino, e fazer festas suntuosas todos os dias, como Assuero fez, e ainda não ser salvo. Ou ele pode governar grandes nações e enviar exércitos poderosos, como faraó e Nabucodonosor, e ainda não ser salvo. Você pode viver com o melhor ensinamento bíblico, como Judas, e não ser salvo. Você pode ter as oportunidades de Corazim, Cafarnaum e Betsaida, e não ser salvo.

Uma promessa eterna

Mas aquele que crê no Senhor Jesus Cristo não perderá a salvação, pois esta promessa permanece para sempre: “... para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna”. Se o homem rico crer, ele será salvo. Se o homem pobre crer, será igualmente salvo. Jovens e velhos, sábios e ignorantes, todos que creem, estarão seguros. Cristo é seu, e Cristo é a salvação.

Esta salvação é um resgate feliz que muda o choro em louvor incessante; e a terrível prisão dos perdidos, pelo palácio celestial. É uma obra gloriosa que transforma o ódio em amor, paixões insalubres em paz santa, e que leva o pobre pecador, de ser um instrumento de demônios, a participar da comunhão dos santos na luz.

Para entender melhor como essa salvação opera, devemos saber que Jesus salva resgatando-o do inferno, dando direito ao céu, e fazendo o pecador apto para herdá-la.

Resgate do inferno

Primeiramente, Jesus nos resgata do inferno. Este é o destino e o pagamento do pecado. Os passos do pecado levam a esse lugar, e todo o sofrimento do pecado só recebe essa retribuição. Mas se o pecado é tirado, o inferno não tem poder sobre o pecador. Pois bem, Jesus tira o pecado. De seu lado e suas mãos, da cruz em que ele morreu, nasce uma fonte de sangue purificador que lava as manchas da nossa maldade.

Os pecados de todos os homens desaparecem quando são colocados naquele mar de expiação. O pecador mais defeituoso é, enquanto mergulha neste sangue, tão branco e puro que Deus não vê culpa nele. Satanás não pode acusá-lo de nada. O pecador justificado não pode ir para a prisão, porque ele não tem mais dívidas, nem o sinal de perdição estará em sua testa. Tudo, absolutamente tudo, foi apagado. Os salários do pecado foram cancelados por Jesus. Portanto, Jesus salva o seu povo quebrando a única corrente que pode amarrar o pecador: o pecado.

O direito ao céu

Jesus salva, em segundo lugar, dando-nos o direito ao céu. Sua missão não era apenas expiar os nossos pecados na cruz, mas também através de sua vida perfeita e piedosa, ele teceu um manto de justiça divina que cobre completamente aqueles que estão com ele.

Isso significa que, pelo cumprimento da lei que Cristo realizou, o pecador está diante de Deus como se ele próprio tivesse cumprido. Vestidos assim, em roupas celestiais, os pecadores têm o direito de entrar no céu, e de serem seus cidadãos. Você pode desfrutar do privilégio de achegar-se ao trono de Deus.

Santificação

Mas em terceiro lugar, o crente precisa mais do que apenas entrar pelas portas abertas do céu. Além de seus ornamentos exteriores, precisa de uma adaptação interna, já que, sem ela a sua alegria não seria possível.

A natureza do pecador deve ser semelhante à natureza de sua nova casa. Ali tudo é santidade e amor perfeito. Para um homem iníquo, tal lugar seria impensável. Tudo o que visse o faria tremer. Mas a salvação de Jesus nos prepara para essa glória maravilhosa. Através do seu Espírito, ele arranca a natureza pecaminosa de nós e faz com que nos deleitemos em Deus.

Cristo, além de ser a nossa redenção, é santificação para nós. As vestiduras limpas que ele nos dá só podem ser levadas por aqueles que têm uma nova natureza. “Toda gloriosa entra a filha do rei em sua morada”, e então acrescenta: Brocado de ouro é a sua veste (Sal. 45:13). Todos aqueles que se amparam na justiça de Cristo têm a sua semelhança e anelam encontrar-se em sua presença. Esta é, portanto, a grande salvação. Alma, tens certeza sobre a tua salvação?

Uma grande salvação

Dizemos que é uma grande salvação porque foi planejada, prevista e aceita por um grande Deus: o Pai. É grande porque foi realizada e consumada por um grande Deus: Jesus Cristo, o Filho. É grande porque é concedida por um grande Deus: o Espírito Santo. É grande porque evita uma tremenda desgraça, derrama uma superabundante graça e abençoa uma grande multidão.

Seremos felizes se pudermos dizer com Paulo: “Ele nos salvou e nos chamou com uma santa vocação” (2 Tim. 1:9). A oração é maravilhosa quando, pelo Espírito, podemos dizer este amém. “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rom. 10:13). O perfeito louvor é aquele que a fé tributa dizendo: ...minha força e minha canção é o Senhor Deus, que veio a ser minha salvação (Is. 12:2).

Até a morte é prazerosa quando, como Jacó, podemos exclamar: “Tua salvação eu esperei, ó Senhor!” (Gen. 49:18). E, finalmente, a eternidade será gloriosa quando cantada com adoração: “A salvação pertence ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro” (Apoc. 7:10). Alma, tens certeza sobre a tua salvação? Mas ele responde; o Espírito Santo adverte: “Como escaparemos, se negligenciarmos tão grande salvação?” (Heb. 2:3).

Do Evangelho em Gênesis

Design downloaded from free website templates.