A vontade de Deus

Lições básicas sobre a vida cristã prática.

Watchman Nee

"Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração" (Sal. 40:8).

O que agora consideraremos é mostrar que um novo crente pode conhecer a vontade de Deus. Isto é de grande importância, porque a falta de tal conhecimento causa grande dano ao Seu serviço.

Desde O dia em que é salvo, um filho de Deus sofre uma mudança drástica em sua vida. Antes, ele se sentia frustrado quando não podia fazer o que queria, mas era feliz se ele podia agir segundo o seu desejo. Tal felicidade se derivava de sua própria vontade. Mas agora, o seu centro mudou, porque ele tem um Senhor. Se ainda vive segundo a sua própria vontade, como antes, ele não estará satisfeito; ao contrário, se sentirá muito intranquilo.

Depois que foi salvo, você descobre que a causa do seu mal-estar encontra-se em seguir a sua própria vontade. Quanto mais age segundo o seu desejo, menos feliz é. Mas, se em lugar de seguir o seu próprio pensamento aprende a seguir a Deus pela vida nova em ti, terás paz e alegria.

Sem dúvida, esta é uma mudança maravilhosa. É muito gratificante fazer a vontade de Deus. Nunca creias nem por um momento que seguir a sua própria vontade te fará afortunado. O caminho para a felicidade não está em seguir a sua vontade, mas em seguir a vontade de Deus.

A vida que recebemos tem uma demanda básica: devemos caminhar segundo a vontade divina. Quanto mais fazemos a vontade de Deus, mais felizes somos; quanto menos andamos em nosso próprio caminho, mais reto é nosso andar diante de Deus.

Se não vivermos segundo o nosso próprio parecer, teremos uma vida mais ascendente na presença de Deus. Mas se seguirmos a nossa própria vontade, as coisas se tornarão mais difíceis. A felicidade se encontra na obediência, não na vontade própria.

Irmão, tão logo que você se converta em um cristão, deves começar a aceitar o pensamento de Deus. Somente a sua vontade deve governá-lo em tudo. Ninguém deve viver segundo as suas próprias ideias. Será salvo de muitas peregrinações desnecessárias se for suave e terno diante de Deus e aprender desde o começo a submeter-se a sua vontade. A razão pela qual muitos fracassam em sua vida cristã é porque seguem a sua própria vontade.

Lembre-se, caminhar segundo a sua própria vontade só te acarretará dor e pobreza espiritual. No final, Deus te levará a acatar a sua vontade, mas ele terá que obter a sua submissão através de circunstâncias especiais ou entendimentos incomuns. Se não fosse seu filho, ele poderia te deixar ir. Mas, já que é seu filho, ele te levará a sua maneira no caminho da obediência. Toda desobediência só te fará vagar desnecessariamente. No final, terminarás obedecendo.

Como conhecer a vontade de Deus

Como podemos conhecer a vontade de Deus? Frequentemente cometemos erros. Não é fácil para nós, pessoas terrenas, entender a vontade de Deus. Entretanto, temos um consolo diante dele: não é só estar em nós o querer fazer a vontade de Deus, mas também Deus quer que a façamos.

Nós procuramos entender a sua vontade, e ele nos chama para conhecê-la. Visto que ele quer que façamos a sua vontade, certamente ele nos permitirá compreendê-la. Portanto, é um assunto de Deus nos revelar a sua vontade. Nenhum filho de Deus precisa preocupar-se sobre como pode fazer a vontade de Deus quando não tem conhecimento dela. Embora seja difícil saber a vontade de Deus, preocupar-se com isso é desnecessário. De algum jeito, Deus fará que a sua vontade seja conhecida a nós.

De que maneira é possível conhecer a vontade de Deus? Há três coisas às quais devemos prestar atenção. Quando estes três fatores coincidem, pode estar bastante seguro do que é a vontade de Deus. Mas se estes três elementos não se alinham, se um deles não harmoniza com os outros, então você sabe que ainda tem que esperar mais diante de Deus.

1. O acerto das circunstâncias

A Bíblia nos diz: «Não se vendem dois passarinhos por um quarto?» (Mat. 10:29). Em outro lugar, diz: «Não se vendem cinco passarinhos por dois quartos?» (Luc. 12:6). Matematicamente, se um quarto compra dois passarinhos, dois quartos comprariam quatro pardais. Mas o Senhor diz que dois quartos compram cinco passarinhos. Isto demonstra o quão baratos são os pardais. Um quarto por dois, dois quartos por cinco, e um agregado sem custo. Entretanto, nem mesmo este quinto passarinho poderia cair na terra fora da vontade de Deus.

Não quero falar do primeiro pardal ou segundo, mas sim do quinto. A menos que seja a vontade de Deus, este quinto pardal não cairá na terra – embora sendo adquirido sem preço, simplesmente sendo agregado à compra. Assim, a Bíblia nos indica que todos os acertos ambientais, todas as coisas que acontecem em nosso entorno, são expressões da vontade de Deus. Ninguém cairá na terra fora da vontade do Pai celestial. Portanto, se você vir um pardal no chão, isto concorda com a vontade de Deus.

Os novos crentes deveriam aprender a conhecer a vontade de Deus através das circunstâncias. Não há nada em nossas vidas que seja acidental. Os acontecimentos de cada dia são medidos pelo Senhor. Precisamos ver que tudo em nossa vida –eventos, famílias, maridos, esposas, filhos, companheiros, familiares– tudo é favorável a nós pelo Senhor. As coisas que nos ocorrem diariamente estão todas dentro da ordem do Pai. Devemos aprender a conhecer a vontade de Deus em nosso entorno. Este é o primeiro fator.

Muitos novos crentes ainda não aprenderam como serem guiados pelo Espírito Santo; eles podem saber muito pouco do ensino da Bíblia. Entretanto, Deus ainda pode guiá-los, porque eles podem ao menos ver a mão de Deus em tudo o que lhes acontece. Este é o primeiro passo.

2. A direção do Espírito Santo

Vimos como a mão de Deus se manifesta nas circunstâncias que nos rodeiam. Deus não quer que sejamos como o cavalo ou a mula que não têm entendimento. Ele nos dará direção do nosso interior. «Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus» (Rom. 8:14).

Quem pode ser conduzido pelo Espírito de Deus? Os filhos de Deus podem, porque o Espírito Santo nos conduz no nosso interior. Deus não só nos guia através das circunstâncias, mas também nos guiará por sua vida em nosso espírito. Lembrem que somos habitados pelo Espírito Santo; o temos em nós. Por causa disso, Deus pode fazer conhecida a sua vontade para nós no mais profundo do nosso ser.

Novos crentes, vocês têm um novo espírito, e o Espírito de Deus também habita em vocês. Esse Espírito de Deus que mora em vocês lhes dirá qual é a vontade de Deus. A testemunha está dentro de ti. Esta é uma característica do crente de hoje: não só conhece através das circunstâncias, mas também de seu próprio interior. Não só pode ver o acerto do Senhor em seu entorno, mas também o próprio Senhor revela dentro de nós qual é a sua vontade.

Aprenda, pois, a confiar na direção do Espírito Santo dentro de ti, assim como na disposição de Deus em seu entorno. No momento mais apropriado, no tempo de necessidade, o Espírito de Deus dentro de ti não calará, mas te iluminará, te mostrando se o assunto é ou não é de Deus. Logo que alguém crê no Senhor, ele é capaz de ser conduzido pelo Espírito Santo. Ele não precisa esperar um tempo futuro.

Com o fim de conhecer a vontade de Deus, você precisa saber algo deste sentimento interior. Entretanto, não deve superdimensioná-lo, para não cair na análise. O que preisa ver é simplesmente que o Espírito de Deus habita no lugar mais íntimo do homem, quer dizer, em seu espírito. Por isso, a consciência do Espírito Santo não pode ser superficial ou externa; vem da profundeza do seu ser. Não soa como uma voz, e, entretanto, é como uma voz. Não é exatamente como um sentimento, e, entretanto, é como um sentimento.

O Espírito do Senhor dentro de ti te dirá o que é e o que não é a sua vontade. Se você for do Senhor, quando seguir o leito desta vida nova, terá a sensação de estar indo bem. Mas se te rebelares ou resistires um pouco, se sentirá incomodado e intranquilo dentro de ti.

3. O ensino das Escrituras

A vontade de Deus não é manifestada apenas em nosso entorno, e pela habitação do seu Espírito Santo; também nos é dada a conhecer através da Bíblia. A sua vontade foi revelada muitas vezes no passado, e isto está registrado nas Sagradas Escrituras. A vontade de Deus é uma só, não duas ou dez, ou cem, ou mil vontades. A vontade de Deus é única. Ele não muda de um dia para o outro. A sua vontade continua sendo a mesma para sempre. Por esta razão, os filhos de Deus devem conhecer a Bíblia. Nela encontrarão a revelação da vontade de Deus.

A maneira em que Deus vê uma coisa hoje é a mesma que via no passado. Aquilo que ele condenou antes condena agora. Aquilo no qual Deus se deleitava antes segue sendo a sua delícia hoje. A Bíblia é o lugar onde Deus revela a sua mente. Deus manifestou a sua própria vontade com respeito a muitas pessoas e muitas coisas nos dias passados. Todas elas estão registradas na Bíblia.

Por motivo da vontade de Deus ser uniforme, já há um número de exemplos na Bíblia para nos mostrar o que ela é. É absolutamente impossível para Deus condenar hoje algo que ele já aprovou na Bíblia. Além disso, o Espírito Santo hoje nunca nos levará a fazer o que Deus já denunciou na Bíblia. A vontade de Deus é uma só.

A vontade de Deus se conhece na concordância desses três fatores. Esses três fatores juntos manifestam a vontade de Deus – nosso entorno, a direção do Espírito e a palavra de Deus. Pela concordância desses três, aprendemos a conhecer a vontade de Deus. O que devemos fazer se quisermos procurar a vontade de Deus em um assunto em particular? Para estarmos seguros, esses três fatores devem estar em acordo. Não pode ser só um fator, mas o acordo dos três. Então podemos estar claros de Sua vontade.

4. O princípio da igreja

Deus nos mostrou que a sua vontade é manifesta em sua palavra, no espírito do homem e no entorno. Agora vamos acrescentar um fator a mais: a vontade de Deus é manifestada através da igreja. Não há nenhuma direção que possa manter-se de forma independente. Os filhos de Deus hoje em dia são muito diferentes ao povo do Antigo Testamento. Durante aquele tempo, eles se converteram no povo de Deus de forma individual; mas hoje somos o povo de Deus na forma corporativa. Eles se converteram no povo de Deus como uma nação, enquanto que nós somos o povo de Deus como um corpo.

Nenhuma mão pode mover-se sem implicar a outras partes do corpo. Como a mão pode mover-se sem que o corpo se mova? Como podem os olhos ver e o corpo não? Os ouvidos podem escutar e o corpo não? O ouvir dos ouvidos é o ouvir do corpo; o ver dos olhos é o ver do corpo. Embora os pés façam a caminhada, o corpo é que caminhou. Do mesmo modo, toda a direção de Deus é corporativa, não pessoal, envolvendo todo o corpo.

A luz de Deus está no santuário; a glória de Deus também está ali. Sendo a igreja de Deus um santuário, a glória de Deus se manifesta ali, porque a glória de Deus está no santuário. Não é que somos individualmente guiados por Deus, mas todo o corpo –irmãos e irmãs– recebem a orientação do Senhor. Não é uma pessoa quem toma uma decisão; pelo contrário, é o corpo quem decide. Devemos aprender a conhecer a vontade de Deus pelo princípio da comunhão.

Quando esses quatro fatores estão em uma linha reta, tudo estará bem. A vontade de Deus se manifesta em nossas circunstâncias, na direção do Espírito Santo, na Bíblia e através da igreja. Depois que alguém examinou os três primeiros fatores, ainda deve consultar à igreja. Deus manifesta a sua vontade não só a uma pessoa, mas a um corpo, quer dizer, a todos os irmãos e irmãs. Por tal razão, é importante estar claros naquele sentir interior, na palavra de Deus, no entorno e finalmente no consentimento da igreja.

O problema do homem

Por último, embora todos os quatro fatores anteriores pareçam dar uma indicação positiva, isso não necessariamente garante ter encontrado a vontade de Deus, porque se alguém confia nos métodos pode equivocar-se. Ele precisa clamar do fundo do seu coração, «Senhor, eu sou teu servo; quero fazer a tua vontade».

Frequentemente é preocupante o fato de que muitos procuram saber como conhecer a vontade divina sem ter realmente o coração para fazê-lo. Eles querem conhecer o método apropriado. Parecem considerar a vontade de Deus como uma espécie de conhecimento para armazená-lo sem usá-lo. Eles vão a Deus para conhecer a Sua vontade, mas em seguida agem de acordo a seus próprios pensamentos.

Não esqueçam a palavra do Senhor Jesus: «se quiserdes fazer a vontade de Deus, conhecerá se a doutrina é de Deus» (João 7:17). Procuremos realmente conhecer a vontade divina. Tomemos a vontade de Deus como o nosso alimento e a nossa vida, e aprendamos a obedecê-la.

Traduzido do Spiritual Exercise, Chapter 28
Christian Fellowship Publishers

Design downloaded from free website templates.