A escada

Por meio de Jesus, o homem acha a franca passagem para elevar-se de seu estado baixo para as belas alturas de Sião.

Henry Law

“E sonhou: e eis que uma escada que estava apoiada na terra, e seu extremo tocava no céu...” (Gên. 28:12).

A voz que nunca erra diz: «Saiba que o vosso pecado vos alcançará». Portanto, a miséria segue os passos do transgressor, em cumprimento desta lei eterna. Quando os pés se separam da senda do Evangelho, só achará sulcos semeados de dor. A piedade é um remanso de paz; mas o que se separa dela se encontra em um mar de dificuldades.

A experiência de Jacó

O caso de Jacó confirma, dolorosamente, esta verdade. Como um pária vagabundo, ele marcha por um caminho áspero e solitário. A viagem que tem diante dele é longa e perigosa. Lembra com saudade tudo o que deixou para trás. Sobressalta-lhe um tremor ao pensar nos males do futuro. Mas a sua angústia mais profunda provém de uma consciência turvada: se abandonar a sua casa é porque primeiro abandonou a Deus.

Alma, suporte tudo e sofra muito, se for necessário, mas nunca te aventures a andar diante da coluna de fogo e da nuvem. O pecado do homem não pode acelerar os propósitos predeterminados de Deus; ao contrário, detém a mão disposta a abençoar e a arma com o açoite disciplinador.

Possivelmente nunca o sol tenha se posto estando uma pessoa tão sombria como estava Jacó quando se deteve na Luz. Seu teto era o firmamento, seu leito a terra nua, e uma pedra áspera bastou-lhe para apoiar a sua cabeça.

Mas Jacó era, desde a eternidade, herdeiro de uma herança imperecível, que não se pode perder. Por isso ele tinha um amigo que sofria com ele, e cuidava dos seus passos com solicitude. Era o Senhor, cujo amor é sabedoria, e que guia os seus filhos com passos difíceis para o seu bem, não os abandonando na adversidade. Isto é o que ocorreu com Jacó, e o que seguirá ocorrendo enquanto os santos tenham necessidade de serem humilhados, para que depois se levantem com segurança.

Por fim, o sono vence os seus olhos cansados. Mas nas vigílias da noite o olho da fé percebe, com gozo, maravilhosos ensinos. «E eis que uma escada que estava apoiada na terra, e seu extremo tocava no céu». Este era um sinal muito claro daquele que nos reconforta revelando-se a Si mesmo.

A semente da mulher, a bênção da terra e o pacto com o Seu povo, ficam revelados neste significativo símbolo. O Redentor se apresenta em sua pessoa, sua obra e sua graça maravilhosa.

O patriarca descobriu que o estar longe do homem é estar perto de Deus. Levantando-se, exclamou: «Certamente Jehová está neste lugar, e eu não sabia».

Um símbolo do Senhor

Esta imagem, tão cheia de verdade evangélica, não se desvaneceu quando chegou à aurora. Seu poder alcança para ensinar por todas as eras, e para fazer de todo lugar solitário um novo Bet-el para um coração peregrino. Considere bem esta escada. Jamais houve outra semelhante na terra. Sua extensão é tal que chega a unir o mundo da Divindade e o dos homens.

Nossa morada envilecida por aquele pecado fica conectada à mansão do Eterno; apoiando-se no mesmo solo que os nossos pés mancham, ela se eleva, atravessa os céus e chega ao próprio trono de Deus. Portanto é um símbolo do Senhor, que até sendo o Altíssimo, é também aquele que não estimou o ser semelhante a Deus,como coisa a que aferrar-se, antes teve por alto gozo contar-se entre os membros da grande família humana.

Este símbolo mostra a Jesus no milagre de sua pessoa: homem sem deixar de ser Deus; Deus sem recusar ser homem. Boas novas são estas! Devemos nos agarrar a elas como âncora de nossa esperança e luz da nossa salvação.

O Jesus em quem cremos é o Deus Todo-poderoso. Tudo o que a Divindade possui de poder, sabedoria, amor e domínio foi dele, e o será por todas as eras. Nasceu na eternidade. Seu lar é o céu. Seu poder é infinito. Sua vontade sempre se cumpre. Foi coroado de glória, e o brilho de sua coroa é a redenção das almas. Nunca poderemos chegar a compreender sua imensidão. No final desta escada está Jesus reinando como o Deus vivo.

A vitória sobre o pecado

Temos que notar, também, que um Salvador inferior a este não poderia ter salvo uma alma manchada de pecado. Porque o pecado é um mal infinito que ultraja todos os atributos de Deus. Por esta razão vai sempre unido a um castigo eterno. Suas consequências são incalculáveis. Sobe até o céu e desperta a ira divina; desce ao inferno e acende chamas inextinguíveis. É de consequências eternas. Faz-se em um momento, mas não se pode desfazer por todas as eras. E quem pode tirá-lo? Se o homem o tocar se torna mais pecaminoso.

Os esforços dos anjos são inúteis. Mas vem Jesus, e ao derramar o seu sangue desaparece aquele pecado. O sangue de Jesus nos limpa de todo pecado. Daí provém o gozo que ele dá ao coração redimido. O pecador consciente de suas iniquidades encontra nos méritos do Salvador um lugar onde enterrar tudo.

Por que muitos desprezam esta grande salvação, e se contentam com o pobre refúgio que eles mesmos fabricam? Porque não sabem o que é o pecado. Mas quando o Espírito toca a consciência e deixa o pecado descoberto, já não pode mais haver paz senão no refúgio divino: Cristo, e só Cristo.

O símbolo da escada também anuncia que Jesus se revestiu com a nossa natureza. A escada apoiada na terra representa a Jesus como verdadeiro homem, para nos redimir. O homem deve morrer. Jesus, como homem, sobe a cruz para nos representar; e, como Deus, está ali para nos substituir.

Sua divindade dá poder ao ato e sua humanidade o confirma. A uma representa sua absoluta suficiência, e a outra sua perfeita idoneidade. Deste modo Cristo cancela a dívida e sofre todo o castigo. A maldição desaparece. Ele é verdadeiro Deus. Sim, nosso Criador criou uma maravilhosa justiça. Sua esposa, a igreja, sobe com esplendor imaculado até o trono de Sua glória.

Do terreno ao celestial

As utilizações comuns da escada pode nos ensinar muito no ato de irmos a Jesus. Com uma escada nos separamos do chão e nos elevamos para aquilo que está acima. Assim também, por meio de Jesus, nossas almas acham o caminho para elevar-se de seu baixo estado às belas alturas de Sião. O pecado, além de nos deixar prostrados e sem meios para voltarmos, abriu um abismo que o homem, por si só, não podia cruzar. Mas quando Jesus se interpõe, a distância desaparece.

Sei que o desejo do seu coração é que as suas orações e louvores cheguem até Deus. Pois bem, confie-as a Jesus e nada poderá deter a sua ascensão. Anseia que suas lágrimas de penitência e seus sussurros de dor se façam ouvir naquele lugar onde reina a misericórdia. Então, clame unido a Jesus e tocarás o coração do Pai. Se estiveres te esforçando para que as suas palavras e as suas obras glorifiquem o seu nome, faça tudo na presença de Jesus e nada será em vão.

Que belo é ver aparecer todas as esperanças e ações da fé diante do trono de Deus! Sabes, também, que logo hás de morrer. Encomende o teu espírito aos cuidados de Jesus e, quando ficares livre deste vaso de barro, voarás com asas de águia até transpores os portais eternos.

Provisão do alto

Mas a mesma escada também serve para descer. Como poderíamos receber as provisões que necessitamos do alto? Só Jesus oferece um caminho aberto. Através dele, o Espírito é derramado. A luz que dissipa as nossas trevas, as visões do seu amor redentor, a fortaleza para começar e prosseguir a carreira celestial, e o gozo que nos reaviva, desce por esta linha de união.

Quando o crente se situa nesta escadaria, pode ouvir vozes que lhe asseguram que a sua iniquidade foi perdoada, e sua alma salva. Este é o caminho por onde as promessas chegam até a sua mão, e as respostas lhe demonstram que as suas orações foram ouvidas. Bendito seja Jesus que une um povo bendito com um Deus abençoador?

Leitor, este tema é pessoal e prático. Tu aprecias e utilizas diariamente desses degraus vindos do céu? Estás unido, por fé, a Jesus? A fé é o olho que vê essa escada, a mão que a toca e os pés que nos fazem subir. Para saber se o Espírito te revelou o que para Jacó foi nova vida, há uma prova simples: Eres capaz de deixar o mundo com as suas paixões, seus costumes e seus princípios? Os pés que estão na escada já não descansam na terra. O homem que está em Cristo está muito acima do mundo. «Não são do mundo, como tampouco eu sou do mundo».

Uma vida ascendente

Ainda há outra prova: Vive uma vida ascendente? O crente vai subindo, passo a passo, de bênção em bênção. Não pode haver crescimento enquanto nossos afetos nos ligam ao barro. Temos que ser completamente de Cristo.

Essa ascensão requer um esforço. Os cristãos vivem em tensão permanente. Correm uma longa carreira, inesgotáveis. Lutam em oração. Não se cansam de procurar a Verdade, e de espalhar as riquezas que encontram. É como se invadissem o céu com santa violência.

Leitor, se eres um preguiçoso adormecido, temo por ti. Cristo trabalhou na terra, e ele trabalha nos céus. Tal como é a Cabeça, assim hão de serem os membros; tal como é o Senhor, assim serão os servos.

Tende cuidado, também, das falsas escadas. Satanás preparou muitas. Têm uma forma atrativa, parecem alcançar o céu; mas, na realidade, sua extremidade aponta para o inferno. Seus degraus estão podres e se quebram com facilidade. Só há uma escada de salvação: Cristo Jesus.

Crente: tens professado estar nessa escada? Permaneça firme; vigie e ore. Alguns que pareciam estar subindo bem caíram estrepitosamente. O escorregão mais perigoso é aquele que se dá quando quase se chega ao topo. Se souberes que tens caído, te levantes e adore a Deus para que tua vida prossiga. Levanta-te e suplique misericórdia para tornares a ascender.

Pecador: tu não sabes nada deste caminho a Deus. Neste momento te encontras afastado. Como poderás resistir o estar afastado para sempre? Escute: há uma Escada para apartar-se de cada pecado e de cada dor terrena; mas não há escada para escapar do pagamento do pecado. Não havia degraus para que o homem rico se aproximasse do seio de Abraão. Não há saída por onde Judas possa fugir da sua prisão.

Do Evangelho em Gênesis

Design downloaded from free website templates.