Nossa vida

Lições básicas sobre a vida cristã prática.

Watchman Nee

“Já estou crucificado com Cristo, e já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim; e o que agora vivo na carne, vivo na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gál. 2:20).

Muitas pessoas interpretam mal Colossenses 3:4, Filipenses 1:21 e Gálatas 2:20, especialmente os últimos dois. Em Filipenses 1, Paulo nos diz: «Para mim o viver é Cristo». Para ele, isto é um fato.

No entanto, entre os filhos de Deus hoje em dia, há um grande mal-entendido. Pensam que esta declaração é uma meta a alcançar. Eles devem tentar viver assim para poder chegar à meta. É um padrão a alcançar; é sua expectativa.

Recordemos, entretanto, que Paulo não está nos dizendo que «para mim o viver é Cristo» seja o seu objetivo. Não está dizendo que se requer ir através de muitos anos, passar por provas e tratamentos de Deus antes de poder alcançar a meta. O que ele diz é que a razão pela qual ele vive é Cristo. Sem Cristo, ele não pode viver de nenhum modo. Isto descreve a sua atual condição, não o seu objetivo. Este é o segredo de sua vida, não a sua esperança. Sua vida é Cristo; ele vive porque Cristo vive nele.

Gálatas 2:20 é outro versículo familiar entre os cristãos. O engano que muitos têm com este versículo é ainda mais grave do que em Filipenses 1. Uma vez mais, eles tomam este versículo como seu objetivo, como seu padrão. Eles oram e esperam chegar a um ponto onde possam declarar: «Já não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim».

Gálatas 2:20 é uma esperança? É uma meta? É uma norma para alcançar? Muitos agem assim. Esperam que um dia chegue ao lugar onde eles já não vivam mais, mas Cristo viva neles. Este é o seu alvo. Eles não percebem que este é o caminho da vitória de Deus, não uma meta ou um padrão. Não diz o que eu deveria fazer para viver, nem tampouco o que eu posso fazer para viver. Simplesmente diz que Cristo vive em mim.

Gálatas 2:20 não é um padrão ou um objetivo. Não é algo que esteja muito acima do homem, para que ele possa alcançá-lo exercendo todas as suas forças. Pelo contrário, é o segredo da vida.

1. Vitória através de uma vida substitutiva

Qual é o segredo da vida? Significa que o caminho da vitória não é uma meta, mas um processo. Não se deve confundir o processo com o objetivo. Trata-se de uma maravilhosa graça que Deus nos deu. É uma forma em que os derrotados podem vencer, os imundos podem ser limpos, o comum pode chegar a ser santo, o terreno pode ser celestial e o carnal pode chegar a ser espiritual. É um caminho, não uma meta. O caminho se encontra através de uma vida substitutiva. Assim como Cristo é nosso substituto na morte, assim ele é nosso substituto na vida.

No princípio de nossa vida cristã, vimos como o Senhor Jesus levou os nossos pecados na Cruz, para que por sua morte nós fôssemos tirados da morte, nossos pecados fossem perdoados, e já não fôssemos condenados. Hoje, Paulo me diz que, porque Cristo vive em mim, eu sou libertado da vida. O significado aqui é simples: visto que ele vive em mim, eu não preciso viver. Assim como ele morreu na Cruz por mim, assim agora ele vive em mim, no meu lugar.

Este é o segredo da vitória. Este é o segredo de Paulo. Ele não diz: «Eu espero não precisar viver», ou «Espero poder deixar ele viver». Ele apenas diz: «Já não vivo mais eu, porque deixo ele viver. Agora já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim».

Peçamos a Deus que nos ilumine, a fim de ver que o homem não tem necessidade de viver por si mesmo, porque Cristo pode viver nele. O dia em que você ouviu que não precisa morrer sentiu que este era um grande Evangelho. Agora, em outro dia, está ouvindo que você não precisa viver. Este também é um grande Evangelho.

A morte é dolorosa, mas, para nós, tratar de viver diante de Deus também é doloroso. As pessoas como nós, que não sabe nada sobre a santidade de Deus, o amor, o Espírito Santo ou a Cruz, como podemos viver na presença de Deus? É uma carga muito pesada é insuportável. Quanto mais vivemos, mais suspiramos. Quanto mais vivemos, mais frustrados estaremos. O evangelho que hoje te é entregue é que você não precisa viver, Deus tem te eximido da vida. Sem dúvida, este é um grande Evangelho.

2. Não eu, mas Cristo

Assim como é uma boa notícia que não precisamos morrer, também é uma boa nova que não precisamos viver. Para alguém que se esforça em viver como cristão, esta é realmente uma tarefa exaustiva, impossível.

Pedir a uma pessoa impaciente, de mau gênio, orgulhosa, que viva humildemente, logo estará esgotada; ela se desgastará tentando ser humilde. Não é de estranhar que o homem de Romanos 7 estivesse cansado!

«Porque o querer o bem está em mim, mas não o fazê-lo» (V. 18). Querer fazer o bem diariamente, mas diariamente ser incapaz de fazê-lo – quão terrivelmente exaustivo é isto. Então, um dia te pregam o Evangelho, te dizendo que o Senhor não espera que você faça o bem. Oh, este é um grande Evangelho! O Senhor não demanda que faça o bem, nem ele quer que você queira fazer o bem. Ele quer vir e viver em ti. A questão não é se há algum bem, mas quem faz o bem.

É doloroso para ti tratar de viver diante de Deus, porque nunca poderá satisfazer as suas demandas. Tens que confessar: «Senhor, conhecia-te que é homem duro, que ceifas onde não semeastes e recolhes onde não joeirastes» (Mat. 25:24). É totalmente incapaz de responder às exigências de Deus.

Portanto, o caminho de Deus e seu segredo para mim não é me pedir que imite ao Senhor Jesus, nem entregar a mim aquele poder, em resposta a minha petição de ser como Cristo. O caminho de Deus para mim é o que Paulo expressa: «Já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim».

Percebes a diferença? Não é uma vida imitando a Cristo, nenhuma vida de poder dada; pelo contrário, é uma vida substitutiva. Já não é você, porque Deus não te permitirá viver diante dele. É Cristo quem vive em ti e permanece diante da presença de Deus. Portanto, não é imitando a Cristo, nem recebendo aquele poder de Cristo, mas deixando que Cristo viva em mim.

Tem que chegar a este ponto: «Não mais eu, mas Cristo. Esta é a vida do crente. Antes, eu vivia, não Cristo; agora, eu não vivo, mas Cristo. Se alguém não pode dizer: «Não mais eu, mas Cristo», não sabe o que é a fé ou a vida cristã. É evidente que ele está simplesmente esperando viver assim, para que seja Cristo e não ele. Mas Paulo nos diz que esta não é a via: a forma é deixar que Cristo viva.

Crucificado com Cristo

Neste ponto, é muito provável que te perguntes: Como posso sair do caminho para que Cristo possa viver? Este é um grande problema. Como pode ser: «Já não mais eu»? A resposta se encontra na primeira parte de Gálatas 2:20: «Já estou crucificado com Cristo». A menos que esteja crucificado, eu não posso ser removido; a menos que esteja crucificado, ainda sou eu. Já não posso ser eu, se estou crucificado com Cristo.

Por favor, recorde: o problema do seu pecado foi resolvido na Cruz, e na mesma Cruz você mesmo também terminou. Devemos recordar o que diz Romanos 6: «Sabendo isto, que o nosso velho homem foi crucificado juntamente com ele» (V. 6). Não é que o meu velho homem queira ser crucificado com ele, mas este já foi crucificado com ele. Não é desejando ou esperando. A palavra no grego, muito enfática, é «foi», indicando claramente que fui, de uma vez e para sempre, de maneira absoluta e imutável, crucificado com ele. Visto que Deus me pôs em Cristo, eu morri quando ele morreu na Cruz.

Isto é algo que devemos crer. Assim como uma vez os seus olhos foram abertos para ver os seus pecados postos em Cristo, assim também devem ser abertos para ver que a sua pessoa foi escondida em Cristo. Seus pecados foram carregados, a sua pessoa foi crucificada. Este não é o seu problema, mas o de Cristo, porque ele o tem feito por ti. Não olhes dentro de ti mesmo. Seus pecados já não estão em ti, mas na Cruz. Assim que sua pessoa já não está aqui, mas lá na Cruz.

Aqueles que são derrotados, sempre olham dentro de si mesmos; aqueles que creem, olham para a Cruz. Nossos pecados estão ali, na Cruz, não aqui; o interior está também ali, não aqui. Devemos ver que o homem está na Cruz, não aqui em nós. Isto é o que o Senhor tem feito. «Está consumado». Deus nos pôs em Cristo e nos fez morrer com ele. Cristo morreu, nós também morremos.

A vida vitoriosa

Agora declaro que sou uma pessoa crucificada. Se for viver hoje, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Eu estou anulado, mas Cristo veio. Este é o caminho da vitória. Isto é o que Paulo nos mostrou. Assim é como ele vive a vida cristã. O que é a vida cristã? Só isto: que já não sou eu quem vive, mas deixo Cristo viver por mim.

Tenho estado errado todos esses anos: pecador, fraco, orgulhoso, arruinado, irritável. Mas agora venho à presença do Senhor, dizendo: «Senhor, está desfeito. A partir de hoje, lavo minhas mãos dos meus próprios esforços. Por favor, te encarregues». Isto é o que significa: «Já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim». «Tenho vivido o suficiente; estou farto da vida. Agora, Senhor, podes tu tentar, por favor?».

Deixe-me dizer-te, é tão simples como isso. A vida vitoriosa não é outra que esta: tu não precisas viver. Não precisa te esgotar em viver; apenas deve olhar para o alto e dizer: «A partir de agora, não faço nada mais. Viva e te manifeste, Senhor!». E assim será feito.

Daqui em diante, tu tomes um curso positivo. Podes orar dizendo: «Senhor, aceito que tu sejas a minha vida. A partir de agora, reconheço a teu Filho como minha vida. Confesso que para mim aquele viver é Cristo». Esta será a tua vida diária diante de Deus, confiando no Senhor. «Senhor, este é teu negócio, não o meu». Tua tentação não é pecar, mas é agir por conta própria.

«E o que agora vivo na carne, vivo na fé do Filho de Deus». O que significa Cristo vivendo em mim? Simplesmente significa que, de agora em diante, eu vivo na fé do Filho de Deus. Todos os dias, eu creio que o filho de Deus vive em mim. «Senhor, eu creio que tu vives por mim. Senhor, eu creio que tu és a minha vida, e creio que tu vives em mim».

Traduzido do Spiritual Exercise, Chapter 27
Christian Fellowship Publishers

Design downloaded from free website templates.