As reações do crente

Lições básicas sobre a vida cristã prática.

Watchman Nee

“Sede, pois, vós perfeitos, como vosso Pai que está nos céus é perfeito” (Mat. 5:48).

Ao menos durante a metade de nossas vidas, se não mais, funcionamos na base das reações. As pessoas falam e nos sentimos felizes; isto é reação. Se falarem e nos zangamos, isto também é reação. Se uma pessoa fizer algo que consideramos incorreto, é outra reação. Se alguém agir contra nós, nos fazendo perder a nossa paciência, isto também é reação. Irritamo-nos quando nos provocam, defendemo-nos quando somos mal entendidos, resistimos quando somos maltratados; todas estas são reações. Se analisarmos a nossa vida, creio que a maior parte dela vivemos em reações.

Diferença entre o crente e o incrédulo

Os cristãos também experimentam reações, mas as nossas deveriam ser diferentes das reações dos não crentes. Podemos julgar quem é uma pessoa observando como ela reage. Um cristão não deveria reagir como um incrédulo, nem pode um incrédulo ter reações cristãs. Se quisermos conhecer que classe de pessoa é alguém, é só observar o tipo de reações que ele tem.

As reações dos crentes devem diferir das de outras pessoas. O Senhor nos aponta como deveríamos reagir e nos dá aquele poder para fazê-lo de modo apropriado. Ele não quer que reajamos descuidadamente. A vida cristã é uma cadeia de reações. Se o fizermos corretamente, somos bons cristãos; do contrário, somos cristãos pobres.

Depois de crermos no Senhor e sermos salvos, somos cristãos. O Senhor nos deu mandamentos definidos em relação à maneira de reagir quando enfrentamos provações e perseguições. Não nos dá a liberdade de reagir conforme o nosso desejo. As reações dos cristãos, assim como a sua vida, devem ser postas sob o controle de Deus. Se Deus controlar a nossa vida, não reagiremos livremente. Como ele nos manda, assim o faremos. É sua vida dentro de nós, a vida que ele nos deu, que reage.

Ensino no monte

Como reagiam as pessoas do Antigo Testamento sob a dispensação da lei? “Ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente” (Mat. 5:38). Esta passagem é muito simples; fala de reações. Se alguém ferir o meu olho, eu machucarei o teu olho; se alguém me quebrar um dente, farei o mesmo a ele. Eu faço algo porque você tem feito algo – isto é reação. O Antigo Testamento, sob a lei, produz este tipo de reação.

Os crentes do Novo Testamento têm, entretanto, outra forma de reagir. O Senhor diz: “Mas eu vos digo: Não resistais ao perverso” (V. 39). Tua reação deve ser diferente; você não deve resistir às pessoas malvadas. Antes de sermos cristãos tínhamos nossas reações; mas agora não devemos atuar como naqueles dias passados. Devemos reagir como cristãos.

“A quem te pedir, dá-lhe; e ao que queira tomar de ti emprestado, não o recuses” (V. 42). Todas estas são reações. Se alguém te pedir, lhe dê. Se alguém quer pedir emprestado de ti, não o negue, a menos que não tenha o que te pede.

“Ouviram o que foi dito: Amarás ao teu próximo, e aborrecerás a teu inimigo” (V. 43). Assim deviam reagir as pessoas que estavam sob a lei. Se você era meu vizinho, a minha reação era de amor; mas se foi meu inimigo, minha reação era de ódio.

“Mas eu vos digo: Amai aos vossos inimigos” (V. 44). A ação cristã é diferente. Ele é teu inimigo, mas você o ama. “E oreis pelos que vos perseguem”. Se ele tenta te perseguir, tua reação será orar por ele.

“...para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus, que faz sair o seu sol sobre maus e bons, e que faz chover sobre justos e injustos” (V. 45). Estas são as reações de Deus. Deus faz que seu sol brilhe sobre maus e bons; ele envia chuva sobre os injustos assim como sobre os justos. Suas reações se mantêm constantes. Ele não tem nenhuma má reação contra os homens.

“Porque se amais aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazeis também o mesmo os publicanos?” (V. 46). Que recompensa terá se reage amando aqueles que te amam? Os publicanos (coletores de impostos) fazem o mesmo. Você não é diferente dos publicanos. Tal reação é muito fácil, muito corrente, muito baixa.

“E se saudais somente aos vossos irmãos, o que fazeis de mais? Não fazem também assim os gentios?” (V. 47). Ele e eu somos irmãos, então eu o cumprimento; mas se houver algo entre nós, nem sequer falo com ele. Então sou diferente dos gentios? Tal reação é muito baixa, similar a dos gentios.

“Sede, pois, vós perfeitos, como teu Pai que está nos céus é perfeito” (V. 48). Isto significa que, em matéria de reação, devemos ser como Deus.

Princípio básico

Depois de examinar esta passagem em Mateus, podemos ver o que é o princípio básico da reação cristã. As reações humanas em assuntos normais podem dividir-se em três níveis: primeiro, o nível da razão; em segundo lugar, o nível de boa conduta; e terceiro, o nível da vida de Deus.

Aquele que vive no nível da razão reagirá na forma temperamental e irada; aquele que vive no nível de boa conduta reagirá com paciência; mas quem vive na vida santa de Deus reagirá de maneira transcendental, além do que pede o homem.

Se alguém bater na sua face direita, você dirá: “por que me bate?”. Seu coração está cheio de raciocínio. Foi esbofeteado, está zangado e então raciocina com quem te fez. Encontra-se no nível da razão, e sua reação é de ira e mau humor.

Ou talvez esteja consciente do fato de que os cristãos deveriam comportar-se bem, e que é impróprio que te zangues. Então reage como alguém cuja capa foi arrancada por outro; suporta-o com paciência; deixa que ele a tome sem dizer uma palavra. Sente que, como cristão, não pode dizer nada, mas deve ser paciente. Tal reação parece ser melhor que perder a calma.

Mas o Senhor nos diz que há ainda outro tipo de reação, uma reação que ele espera de nós. Esta reação não é que nos zanguemos quando as pessoas batem em nossa face, nem tentar ser pacientes quando alguém toma a nossa capa. Ele diz, ao contrário, ofereça a tua face esquerda. Se alguém quiser a tua capa, lhe dê também a sua túnica; ou, em termos modernos, se quiser a tua camisa, lhe dê também o teu casaco. Se alguém te obrigar a caminhar uma milha, anda a segunda milha com ele.

Tal reação não se chama paciência, mas transcendência. Eleva-se acima das exigências do homem. O homem só exige o muito, mas, porque nós andamos diante de Deus, damos muito mais que a sua exigência. Não é apenas sermos pacientes, mas transcendendo, indo além da exigência do homem.

Irmãos e irmãs é necessário que, desde o primeiro dia de sua fé em Cristo, vocês saibam o que é a vida do crente. O Senhor nos mostra que os cristãos devem ter apenas uma reação. Essa reação não é nem raciocinar nem suportar, mas transcender. Lembrem, se não for transcendente, não é cristão. Ser paciente é insuficiente para um cristão.

O Senhor já não diz: “Olho por olho: Se alguém ferir o meu olho, eu ferirei o teu”. Diz ao contrário: “lhe dê o outro olho”. Se alguém me ferir um olho, eu lhe dou o outro. Veja que a reação cristã não é nem a vingança em resposta à ofensa, nem a paciência em suportar? É dar o outro olho.

Qual é, então, a reação cristã? A reação cristã não é fazer o correto nem o bom, mas fazer aquilo que é transcendente. Quanto mais um filho de Deus é açoitado, oprimido e frustrado, mais alto sobe. Quão lamentável é cair no momento do apuro! É realmente lamentável perder as estribeiras, discutir ou inclusive suportar. O tempo em que está fortemente pressionado contra o muro é o momento para que te levantes. Deixe-me te dizer que assim é como deve ser um cristão.

Duas coisas com respeito à reação de vida cristã

Por último, em relação a esta vida reativa, há duas coisas dignas de especial menção.

1. ORAR DIARIAMENTE PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO

Em primeiro lugar, precisamos rogar diariamente que o Senhor não nos deixe cair em tentação e nos livre do mal. Segundo os padrões do mundo, tendo um princípio de vida como este, seremos incapazes de viver absolutamente. A reação que o Senhor nos mostra é algo impossível na terra. Depois de algumas tentativas por nossa conta, todos os nossos recursos terá desaparecido.

Por tal razão, o Senhor insere este rogo no ensino do Monte. “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mat. 6:13). Só pela proteção divina somos capazes de viver neste mundo. Não poderíamos passar um só dia sem o Seu amparo. Portanto, esta oração é uma imperiosa necessidade. Não nos importaria se não vivêssemos tal qualidade de vida, nem tivéssemos tal forma de reação. Mas se vivermos pela vida de Deus, então temos que fazer esta oração diariamente.

2. MANTER A REAÇÃO CRISTÃ APROPRIADA

Nós não procuramos problemas. Entretanto, se, debaixo da sua permissão, segundo o controle do Espírito Santo de Deus, somos enfrentados com tais situações, se vier de incrédulos ou de crentes, não podemos retroceder. Devemos manter uma reação adequada.

Creio que estas palavras são suficientes. A vida cristã é surpreendente. Quanto mais for açoitado, aflito ou maltratado, mais feliz será diante de Deus. Só este é o caminho da felicidade. Quer prová-lo? Se ferir uma pessoa, se sentirá cômodo ou incomodado? É melhor se você é ferido. Se eu bater em um irmão e ele me voltasse a sua outra face, me sentiria mal durante um mês inteiro.

Como cristão, não viva esta vida terrena tentando obter proveito das pessoas. Se agir desta maneira, perderá também diante de Deus, porque não poderá crescer espiritualmente. Buscar o nosso proveito na terra não vale a pena. É melhor ser maltratado; porque ficará melhor. Nem sequer pense que tomar vantagem é realmente proveitoso. Confio que, se reagirmos apropriadamente, caminharemos de modo justo. Este é um princípio de vida básica que não podemos passar por cima.

Traduzido do Spiritual Exercise, Chapter 25.
Christian Fellowship Publishers.

Design downloaded from free website templates.