O louvor

Lições básicas sobre a vida cristã prática.

Watchman Nee

"Assim que, ofereçamos sempre a Deus, por meio dele, sacrifício de louvor, quer dizer, fruto de lábios que confessam o seu nome" (Hebreus 13:15).

O louvor é a maior obra que os filhos de Deus podem fazer; a mais sublime expressão que os santos podem mostrar. A manifestação mais alta de vida espiritual se vê nos homens louvando a Deus.

Ainda que o trono de Deus seja o coração do universo, entretanto, ele se estabelece sobre o louvor dos seus filhos. O nome de Deus é exaltado através do louvor. Não há nada que um cristão possa oferecer que ultrapasse ao louvor.

O sacrifício é muito importante para Deus; entretanto, «o sacrifício dos ímpios é abominação» (Prov. 21:27). Contudo, nunca ouvimos a respeito do louvor como sendo abominável; há sacrifício abominável, mas nunca louvor abominável.

A oração ocupa também um lugar muito elevado na Bíblia, mas nos diz que «o que aparta o seu ouvido para não ouvir a lei, a sua oração também é abominável» (Prov. 28:9). Não se lê, entretanto, que algum louvor seja abominável. Isto não é maravilhoso?

Davi, em seus Salmos, diz: «Tarde e manhã e ao meio-dia orarei e clamarei, e ele ouvirá a minha voz» (Sal. 55:17). Também: «Sete vezes ao dia te louvo por causa dos seus justos juízos» (Sal. 119:164). Ele ora três vezes ao dia, mas louva sete vezes ao dia. Movido pelo Espírito Santo, ele reconhece a importância do louvor.

O louvor é acrescentado às funções sacerdotais

Todos os assuntos relacionados com o serviço no tabernáculo, os sacrifícios e o sacerdócio, são detalhados no livro de Êxodo. O modelo mostrado a Moisés no monte não podia sofrer aumento nem diminuição. Todos os que conhecem a Deus sabem que a Moisés não era permitido introduzir as suas próprias ideias na construção do tabernáculo no deserto.

Visto que todo o projeto era divino, ninguém podia alterar o padrão. Tudo foi feito exatamente segundo o mandato de Deus. Não obstante, anos mais tarde, Davi e Salomão fizeram mudanças no sacerdócio, quando acrescentaram algo às funções dos sacerdotes. Eles designaram a um grande número de pessoas para o serviço de louvar a Deus. Esta mudança, entretanto, não foi rejeitada, mas aceito, por Deus.

A natureza do louvor

Em sua natureza, o louvor é um sacrifício. Se o sofrimento fosse casual, então não seria parte da natureza do louvor. Mas sabemos que o sofrimento não é acidental, mas planejado por Deus. Isto significa que o louvor tem a sua origem no sofrimento. Daí que o escritor de Hebreus diz: «Assim que, ofereçamos sempre a Deus, por meio dele, sacrifício de louvor, quer dizer, fruto de lábios que confessam o seu nome» (Heb. 13:15).

Irmãos, o que é um sacrifício? O sacrifício implica em morte e perda. Quem sacrifica incorre em perda. O bezerro ou o cordeiro era teu, era tua possessão e tua propriedade. Hoje tu o traz diante de Deus como um sacrifício, e sofre a sua perda. Deus quer que os homens ofereçam os seus louvores hoje como se estivessem oferecendo um sacrifício.

Em outras palavras, ele te capacita para lhe oferecer louvor, e para isto, ele precisa te ferir, te moer e te cortar profundamente. O trono de Deus é estabelecido sobre louvores. Como ele obterá estes louvores? Fazendo que os seus filhos se acheguem a ele, trazendo cada um o seu sacrifício de louvor.

O caminho para a vitória

Primeiro, precisamos compreender que o louvor é um sacrifício. Em seguida veremos que também é um caminho para a vitória. É uma estratégia muito comum de Satanás atacar os filhos de Deus na área da oração. Muitos irmãos e irmãs se queixam de que são atacados com tal frequência, que se veem impedidos de orar.

Frequentemente dizem que, aquilo que Satanás mais teme, é aos filhos de Deus quando eles se dedicam à oração, e que foge quando os santos estão sobre os seus joelhos. Isto é muito familiar para nós. Queria dizer, entretanto, que o que Satanás ataca com mais fúria não é a oração, mas o louvor.

Não digo que Satanás não ataque a oração. Quando um cristão começa a orar, Satanás começa a atacar. Na verdade, é relativamente fácil falar com as pessoas, mas é bastante difícil orar. Sem dúvida, Satanás ataca a oração. Entretanto, também assalta o louvor dos filhos de Deus. Se ele pudesse evitar que todas as palavras de louvor fossem elevadas a Deus, com prazer usaria toda a sua força para fazê-lo.

Recordem: toda vez que os filhos de Deus estão louvando, Satanás tem que fugir. Com frequência, a oração é uma batalha, mas o louvor é vitória. A oração é guerra espiritual; o louvor é o grito de triunfo. Por esta razão, o louvor é aquilo que Satanás mais aborrece. Sempre que for possível, ele exercerá todo o seu poder para extingui-la.

Os filhos de Deus agirão nesciamente se olharem para as suas circunstâncias ou considerarem os seus sentimentos, e em seguida deixam de louvar ao Senhor. Se realmente conhecerem a Deus, verão que, até na prisão em Filipos, havia um lugar para cantar. Quando Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, todas as portas da prisão se abriram (Atos 16:25-26). A oração nem sempre pode abrir as portas da prisão, mas o louvor pode fazê-lo!

Por que o louvor é também triunfo? Porque, quando você ora, ainda está envolvido em suas circunstâncias; mas quando louva, eleva-te por sobre elas. Quando está orando e suplicando, está envolvido naquilo que pede. Quanto mais suplica, mais preso está nessa situação, pois ela está presente todo o tempo. Mas, se és conduzido por Deus além da prisão, além dos troncos, além da vergonha e do sofrimento, então poderás elevar a sua voz e cantar louvores no nome de Deus.

Aquilo que a oração talvez não alcance, o louvor pode obter. Este é um princípio básico para recordar. Se você não pode orar, por que não louva? O Senhor não nos deu somente a oração, mas também o louvor, para que através dela possamos reclamar a vitória. «Mas a Deus graças, o qual nos leva sempre em triunfo em Cristo Jesus» (2 Cor. 2:14).

Quando o seu espírito estiver muito oprimido, ao ponto em que dificilmente possa respirar, e muito menos orar, por que não tenta louvar a Deus? Ore quando fores capaz de orar, mas louve quando se sentir incapaz de orar.

A substância básica do louvor

O Salmo 106, que descreve a situação dos israelitas no deserto, contém uma palavra muito preciosa: «Então creram em suas palavras e cantaram os seus louvores» (V. 12). Creram, portanto, cantaram; creram, portanto, louvaram. No louvor está o conteúdo básico da fé.

Ninguém deve louvar ligeiramente, ou dizer casualmente: «Eu dou graças ao Senhor; eu louvo ao Senhor». Não, essas meras palavras não podem contar-se como louvor, porque o louvor deve ser corroborado pela fé. Em tempos de angústia, tu oras; quando tem tristeza, oras. Oras e oras até que possas crer em teu coração. Então abra a boca para louvar.

O louvor, por consequência, é vivo. Não é algo que possa ser pronunciado descuidadamente. Quando estás preocupado, deves orar; mas, uma vez que se levanta dentro de ti um pouco de fé, que te permite crer em Deus, em seu poder, grandeza, misericórdia e glória, então deves começar a louvar.

Recordem, se alguém tiver fé e não louva, essa fé, cedo ou tarde, se desvanecerá. Faço esta declaração sobre a base da experiência. Permitam-me dizer enfaticamente: Se encontrares fé em ti, tu deves louvar; do contrário, logo perderás a fé.

Glorifica a Deus

Por último, vejamos uma passagem no Salmo 50. «Aquele que sacrifica com louvor me honrará» (V. 23). O Senhor está procurando nossos louvores. Nada glorifica a Deus mais que o louvor.

Sabemos que um dia toda oração será coisa do passado, todas as obras acabarão. A profecia desaparecerá, os trabalhos cessarão. Mas, naquele dia, o louvor excederá em muito ao louvor de hoje. Ele continuará perpetuamente. No céu, nosso lar celestial, louvaremos mais e mais, e o louvor será perfeito. Por isso, é melhor começar a aprender tão excelente lição, aqui mesmo, na terra.

Traduzido do Spiritual Excercise, Chapter 20.
Christian Fellowship Publishers

Design downloaded from free website templates.