A pessoa do Espírito Santo

Só pelo Espírito a igreja pode transformar-se em uma expressão do Senhor Jesus.

Lance Lambert

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre: o Espírito de verdade, ao qual o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; virei a vós" (João 14:16-18).

O tema desta conferência é «Conhecendo o Espírito Santo». Em minha opinião, devido aos tempos nos quais vivemos, não há tema mais importante que este. O mundo está em uma encruzilhada. As chamadas «nações cristãs» estão desprezando a palavra de Deus e este fato só pode trazer juízo. Estamos entrando em dias de muita confusão, como um mar agitado por um tufão, dali virá o anticristo. Entretanto, há uma notícia maravilhosa: virá também o Senhor, e por tal razão nós precisamos conhecer o Espírito Santo.

O Espírito Santo é o agente de todas as coisas. Ele é o supervisor de todas as coisas de Deus, como um diretor gerente. Ele toma a vontade, o propósito e o conselho de Deus e vigia o seu cumprimento. Nisso consiste a necessidade indispensável de conhecer o Espírito Santo.

Minha parte nesta conferência é falar a respeito da pessoa do Espírito Santo, mas é difícil falar sobre o Espírito Santo sem falar da obra e a manifestação do Espírito.

Conhecer ao Espírito

Entretanto, meu encargo é falar a respeito de conhecer o Espírito Santo. A ignorância em relação ao Espírito Santo, o desconhecimento de sua Pessoa, sempre conduziu à recaída, a infrutuosidade, à esterilidade, à falta de vida, crendo coisas tremendas, mas, na prática, as contradizendo, e chegando até a apostasia. É coisa terrível e destruidora descuidar de alguma forma da Pessoa do Espírito Santo; inclusive, muitas vezes, fala-se do Espírito Santo como de ‘algo’.

Ele é tratado como se fosse um mero instrumento, um meio ou um veículo, uma espécie de canal impessoal para Deus o Pai e o Filho. Ele é tratado como se não tivesse sentimentos nem personalidade. Frequentemente é tratado como se fosse uma mercadoria, uma coisa a ser experimentada ou um poder, uma forma de superar-se. Raramente é tratado pelos cristãos como uma pessoa.

O versículo 13 de João 16, na versão King James, foi utilizado para justificar a ignorância e até o menosprezo da pessoa e obra do Espírito Santo. Esta versão diz: «Não falará de si mesmo», enquanto o original grego diz simplesmente: «Não falará por si mesmo».

A versão New American Standard de 1901 o traduz corretamente e assim também o faz Darby. A New American Standard Bible o expressa assim: «Não falará por sua própria iniciativa». A versão Nova King James diz: «Não falará por sua conta», e em seguida, entre parêntesis, «autoridade».

Em outras palavras, o significado disto não é que o Espírito Santo nunca fala de si mesmo, mas não falará, por assim dizer, fora de si mesmo. Ele não fala por iniciativa própria.

Se te disser que não vou falar de mim mesmo, significa que não direi nada sobre mim. Mas todo este livro é a obra do Espírito Santo. Pelo menos duzentas vezes diz: «O Espírito Santo disse... O Espírito Santo deu a entender... O Espírito Santo fez isto ou aquilo». É a obra do Espírito Santo para nos revelar o Senhor Jesus. Sua obra é fixar o nosso olhar não em si mesmo, mas no Senhor Jesus. Sua tarefa é que o Pai e o Filho possam vir morar em nós em realidade. Portanto, ele está sempre fazendo com que coloquemos nossos olhos sobre o Pai e o Filho.

Um grave risco

Mas se desprezarmos ao Espírito Santo, se ignorarmos ao Espírito Santo, corremos um grave risco. Provavelmente a mais bem-sucedida tática ou estratégia de Satanás para paralisar o crente e à igreja é ter utilizado esta tradução no mundo de fala inglesa, para que o povo de Deus não compreenda a pessoa essencial do Espírito Santo.

Consideremos por um momento a história da igreja; cada movimento do Espírito Santo foi, dentro de um par de gerações, frustrado. O que ocorreu? Tem sido o ignorar, desprezar ou apagar o Espírito Santo.

Se a obra do Espírito Santo é revelar o Messias entronizado e glorificado, quando ele é ignorado e desvalorizado, então, como crentes, nós vivemos vidas derrotadas. Então, como igreja de Deus, temos derrota após derrota. Vemos a deterioração da autoridade e a vida espiritual, e somos incapazes de fazer nada a respeito.

Vemos que a igreja está como em uma camisa de força: tem uma tremenda convicção e fé em Deus; crê nas Escrituras, mas está absolutamente aprisionada, em escravidão. Perdeu a sua liberdade de ação, é incapaz de exercer autoridade, incapaz de usar as chaves do Reino e incapaz de vencer.

Uma Pessoa

Nada é mais importante que esta necessidade de conhecer o Espírito Santo. O Espírito Santo é uma Pessoa. Por esta razão, devemos conhecê-lo. Da mesma maneira como conhecem o Pai e o Filho, também devemos conhecer o Espírito Santo.

Efésios 4:30: «E não entristeçai o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção». Ele pode ser entristecido. Não podemos entristecer um instrumento ou um produto impessoal, a não ser que for uma pessoa.

Em Atos 5:3-4, Pedro diz a Ananias: «Por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo?». Só podemos mentir para uma pessoa. Não podemos mentir a um instrumento.

Vamos considerar outra coisa. No Evangelho de João capítulo 14 versículo 16, Jesus diz: «E eu rogarei ao Pai, e vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre». O Espírito Santo tem te revelado esta assombrosa declaração? Pai, Filho e Espírito Santo. «Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador». Da mesma maneira que o Senhor Jesus já é o Consolador, há outro Consolador, «para que esteja convosco para sempre».

O Senhor Jesus está à mão direita de Deus. Como Deus, ele está em todas as partes; mas fisicamente está à mão direita de Deus, e retornará à partir daquele lugar. Ainda tem as marcas em suas mãos, em seus pés e em seu flanco. Este é o outro Consolador quem está conosco para sempre.

A palavra grega «Parakletos» (consolador) é traduzida de várias maneiras: alguém que está ao lado, advogado, ajudador, intercessor. «Eu rogarei ao Pai, e vos dará outro Advogado». Tem um defensor à mão direita do Pai – o Senhor Jesus. Mas também tem um advogado contigo: o Espírito Santo. Tem um ajudador à mão direita de Deus, um intercessor. Mas também tem um ajudante contigo, um intercessor. Ele intercede pelos santos dentro do seu espírito.

Não sei se estou progredindo, mas isto me parece algo tremendo. Quando o Senhor Jesus disse: «Ide, e fazei discípulos de todas as nações ... e eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo» (Mat. 28:19-20). Como está conosco todos os dias? Pelo Espírito Santo.

«Toda poder me é dada no céu e na terra» (Mat. 28:18). Toda autoridade, todo aquele poder, está nas mãos do Senhor Jesus à mão direita de Deus. Como isto se torna real para nós? Na pessoa do Espírito Santo. Se não conhecermos a pessoa do Espírito Santo, não teremos autoridade nem poder.

Amados irmãos e irmãs, reitero o que disse, penso que não há nada mais importante que isto: de conhecer a pessoa do Espírito Santo. Quando alguém conhece a pessoa do Espírito Santo, este ser humano, redimido pela obra consumada de nosso Senhor Jesus, converte-se em alguém que ama ao Senhor Jesus. Esse filho de Deus se torna alguém centrado na pessoa do Senhor Jesus. Eles seguem a Ele.

Líder e Mestre

Pensemos em alguns dos termos que é utilizado para referir-se ao Espírito Santo. Ele é destacado como um líder. Um produto não pode te guiar. Mas apenas uma Pessoa. «Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus» (Rom. 8:14).

Pensem novamente. «Mas quando vier o Espírito de verdade, ele vos guiará a toda verdade» (João 16:13). O Espírito Santo é mencionado não apenas como um líder, mas como um mestre. «Ele vos ensinará todas as coisas» (João 14:26).

E o apóstolo João escreve em uma de suas cartas: «Mas a unção que vós recebestes dele... vos ensina todas as coisas» (1 João 2:27). Isso não significa que não necessitamos de mestres na casa de Deus, ou de ensino. Significa que não necessitamos de alguém que te diga: «Isto está mau e isto está bem; isto é uma seita e este outro é de Deus», porque tem uma unção dentro de ti, o Espírito de Deus. Ele é testemunha.

Mas estamos falando da pessoa do Espírito Santo. Ele é um líder, é um mestre. Que coisa tão tremenda é quando os novos crentes passam a conhecer a sua Bíblia. Geralmente, as pessoas leem livros sobre a Bíblia, em lugar de ler a Bíblia. Leia a Bíblia e o Espírito Santo é capaz de te revelar coisas, e em seguida pode voltar-se para os livros.

De toda maneira, esta é a forma como sempre entendo; do contrário, tudo é de segunda mão. O Espírito Santo é um mestre maravilhoso.

Um comandante

O Espírito Santo é um comandante (administrador). Um agente (vontade - médio), ou um instrumento, não pode ser um comandante. Se considerarmos Atos 13:2: «estes ministrando ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado», na realidade é o Senhor Jesus, a Cabeça da igreja, quem dá apóstolos, profetas, pastores e mestres.

Versículo 4: «Eles, então, enviados pelo Espírito Santo...». Verás que o Espírito Santo é um comandante (administrador), ele é o diretor. Ele está a cargo da obra.

Um comunicador

Outra vez. O Espírito Santo é um comunicador. É uma pessoa. Escute o que o Senhor Jesus diz a João: «Escreve em um livro o que vês e envia-o às sete igrejas» (Apoc. 1:11). É o Senhor Jesus quem fala, porque diz que João se voltou e ali estava o Senhor Jesus.

Então o Senhor Jesus diz: «quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas». O Espírito Santo é um comunicador.

«Mas quando vier o Espírito de verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por sua própria conta, mas falará tudo o que ouvir, e vos fará saber as coisas que haverão de vir. Ele me glorificará; porque tomará do que é meu, e vos fará saber» (João 16:13-14). É uma coisa maravilhosa quando o Espírito Santo tira das coisas do Senhor Jesus e as revela a nós. Ele as revela, ele nos ilumina. De uma forma ou de outra, o que está no Senhor Jesus se converte em nosso.

Um intercessor

Romanos 8:26-27: «E de igual maneira o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza; pois o que temos de pedir como convém, não sabemos, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Mas aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito, porque conforme à vontade de Deus intercede pelos santos».

Oh, é maravilhosa a pessoa do Espírito Santo. Ele intercede no crente. É uma obra que ele faz, que de alguma maneira não podemos expressar em palavras. É como um parto; é concebido pelo Espírito Santo. A palavra grega se refere às dores de parto.

Há algo no interior que não pode sair até o momento adequado. Mas o crente sabe algo em seu interior, concebido pelo Espírito Santo. E quando usamos palavras na oração, sentimos alívio, mas apenas por um breve tempo, até que se cumpra esta carga.

A pessoa do Espírito Santo é um intercessor. O Senhor Jesus Cristo está à mão direita de Deus, e este intercessor está dentro de nós. Verás que é o Senhor Jesus pelo Espírito Santo dentro dos crentes.

Um construtor

O Espírito Santo é um construtor (edificador). É muito interessante quando vamos a Zacarias capítulo 4 e temos um castiçal de ouro. É o candelabro do tabernáculo e do templo. O surpreendente é que este castiçal representa o programa de criação (construção - edificação) divina. E Zacarias não pode entender a visão. «O que é isto?», ele pergunta ao anjo. E o anjo pergunta a ele: «Não sabe o que é isto?».

Esta é a palavra de Jehová a Zorobabel o construtor. «Não com exército, nem com força, mas com o meu Espírito, tem dito Jehová dos exércitos. Quem és tu, Oh grande monte? diante de Zorobabel será reduzido a planície; ele tirará a primeira pedra com aclamações de: Graça, graça a ela». É um programa de construção.

Quando chegamos aos três primeiros capítulos de Apocalipse, há algo surpreendente. Em lugar de começar com o Leão de Judá ou o Cordeiro imolado, no trono, Deus escolhe a sete igrejas e no meio delas, o Messias ressuscitado e glorificado. E estas igrejas são qualquer coisa, menos perfeitas.

Há uma Jezabel em uma delas, ou as coisas de Satanás; em outra, a doutrina dos nicolaítas; alguém diz que vive, mas está morto. Outra perdeu o seu primeiro amor, e uma delas crê ser maravilhosa. Tem estudos bíblicos, reuniões de oração, a mesa do Senhor. É uma igreja do Novo Testamento apoiada nos fundamentos corretos, e diz ser rica e não tem necessidade de nada. Mas o Senhor lhe diz: «Tu és cego, pobre, nu, miserável». E o mais assombroso é que ele está chamando. «Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta...».

O Senhor está fora da igreja que ele salvou. A Cabeça da igreja está fora de sua própria igreja. Quão incrivelmente comovedora é a palavra do Senhor Jesus, «Se alguém ouvir a minha voz». Que tremendo, uma igreja do Novo Testamento, e ninguém estava ouvindo a voz do Senhor. Eles estavam envolvidos em sua rotina, e realmente criam ser algo.

Agora, cada uma dessas sete igrejas está representada por um castiçal de ouro. Em outras palavras, isto é um programa de construção divina. Quem é o edificador da igreja? O Senhor Jesus. Ele diz: «Sobre esta rocha edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela» (Mat. 16:18). Quem é o capataz da obra? O Espírito Santo. É o construtor. Isso não é assombroso?

Produtor

E em seguida outra coisa. O Espírito Santo é –não sei como explicá-lo; se alguém tiver uma melhor palavra para isso ficaria muito feliz, porque não soa muito bem– o Espírito Santo é o produtor. Escute: «E o Espírito e a Esposa dizem: Vêm» (Apoc. 22:17). Que interessante. Não diz: «E o Cordeiro e a Noiva», mas o Espírito e a Esposa. Desde o começo, o Espírito Santo foi quem tratou de «produzir» a noiva.

É fundamental conhecer a pessoa do Espírito Santo. Temos que reconhecê-lo e conhece-lo como pessoa. Ele deve ser amado, honrado, compreendido, obedecido. Não podemos conhecer a obra do Espírito Santo, nem a sua manifestação, a menos que conheçamos e honremos a pessoa do Espírito Santo. Se não ouvirmos o que o Espírito diz às igrejas, não ouvimos o Senhor Jesus.

Isso fundamenta toda a importância desta tremenda batalha. Sabemos que às vezes o Espírito Santo foi muito mal interpretado. Há comunidades, assembleias ou grupos de cristãos que nunca mencionam o Espírito Santo e outras que só falam do Espírito Santo. Precisamos conhecer o Espírito Santo em verdade, em realidade.

Uma expressão do Senhor

Depois de tudo, o único requisito que a igreja primitiva procurava eram homens e mulheres que fossem cheios do Espírito Santo. Não é interessante? Por que não procuravam pessoas cheias com o Senhor Jesus? Muito simples. Ser cheios do Espírito Santo era ser cheios com o Senhor Jesus. Era a sua plenitude, seu poder, sua beleza, sua graça.

Quando estás cheio do Espírito Santo, te enches do Senhor Jesus. Te converte, por assim dizer, em uma expressão do Senhor Jesus. Mas a Escritura diz: «Sede cheios do Espírito» (Ef. 5:18). Porque não podemos ignorar o Espírito Santo. Se o fizermos, o nosso conhecimento do Senhor Jesus será teórico. Será um estudo bíblico. Só pela pessoa do Espírito Santo um homem ou uma mulher pode converter-se em uma expressão viva do Senhor Jesus.

Somente pelo Espírito a igreja se tornará em uma expressão de Cristo. Então, quando as pessoas vierem até nós, verá a ele. Verão o Senhor, e serão convencidos. É a verdadeira obra do Espírito Santo. Convence às pessoas; persuade às pessoas.

Pergunto: Estás cheio do Espírito Santo? E se não, te renderás ao Senhor Jesus? Ninguém pode lhe chamar Senhor a não ser pelo Espírito Santo, embora muitas pessoas digam: «Senhor, Senhor». Significa que tu (por ti mesmo) não podes lhe chamar Senhor com sinceridade. Só pelo Espírito Santo podes te render ao seu senhorio e liderança.

Transcrição de uma mensagem oral, primeiro de uma série de três,
ministrada na West Coast Christian Conference em Richmond (USA), em Julho de 2004.

* Lance Lambert (1931-2015), britânico-israelense, erudito da Bíblia e conferencista internacional, partiu para a presença do Senhor em 10 de maio de 2015, em Jerusalém. Conheceu ao Senhor aos doze anos de idade. Estudou cultura africana e oriental na Universidade de Londres, a fim de preparar-se para o trabalho missionário na China. Estudou chinês clássico e mandarim, filosofia oriental e história do Extremo Oriente. Entretanto, a revolução chinesa fechou as portas da sua entrada a esse país.

No início dos anos 50, serviu na Força Aérea britânica no Egito. Nessa época, aprendeu muitos princípios da oração intercessora. Mais tarde, estabeleceu a assembleia cristã Halford House em Richmond (Inglaterra). Tendo descoberto a sua ascendência judia, converteu-se em cidadão israelense em 1980, e se estabeleceu perto da Cidade Velha de Jerusalém. Seu pai e alguns membros de sua família foram vítimas do Holocausto.

Escreveu muitos livros, entre eles A Importância da Cobertura, Casa de Oração e A Singularidade de Israel. Além disso, produzia um periódico trimestral chamado Middle East Update, que transmite a sua visão única sobre os atuais acontecimentos no Oriente Médio à luz da palavra de Deus. Suas mensagens refletem a sua profunda vida de oração intercessora e serviço aos santos no meio da batalha, incentivando a muitos na busca de uma vida espiritual mais profunda. A equipe das Águas Vivas traduziu e publicou vários artigos do irmão Lance Lambert, em diferentes edições entre 2000 e 2015.

Design downloaded from free website templates.