Aquele que fere a cabeça da serpente

O Senhor Jesus Cristo vence o inimigo e dá liberdade e salvação a todos os que acolhem a sua vitória.

Henry Law (1707-1884)

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a semente dela; esta te ferirá na cabeça, e tu lhe ferirás no calcanhar» (Gên. 3:15).

Olhamos ao nosso redor e vemos um mundo cheio de pecado. Olhamos dentro de nós mesmos e vemos corações cheios da mesma praga. É um fato terrível. Como o mal pôde adquirir tal domínio? Apenas a palavra de Deus pode nos dar a resposta: alguém, em forma de serpente, enganou os nossos primeiros pais e, cativando-os, mudou a sua natureza.

Mas, quem é esta serpente? Mais adiante aprendemos que se trata do diabo, disfarçado dessa maneira para poder enganar. A Bíblia não encerra sem antes deixar esta verdade longe de dúvidas. Duas vezes é dito: «A antiga serpente, que é o diabo e Satanás» (Apoc. 12:9; 20:2). A causa, pois, porque nascemos e vivemos em pecado, é o diabo. Ele obteve primeiro o poder sobre a nossa raça mediante o engano, e continua este domínio ainda enganando.

Há quem ouve falar do diabo, e até possivelmente eles mesmos falem dele, mas o fazem como se tratasse de um nome vão, e não de um poder maligno e terrivelmente eficaz. Leitor, se este for o seu caso, considere estas palavras. Humildemente, te insto a que prossigas a leitura que, pela graça de Deus, pode iluminar a sua escuridão e pode livrar a tua alma cativa.

A natureza do diabo

Considere a natureza do diabo. É o príncipe deste mundo (João 12:31). O seu império é mundial. Todos os milhões nascidos da nossa raça humana, sem exceção, vieram ao mundo como seus escravos. Podem obter liberdade por si mesmos? Não. Seus guardiões são muitos, e seus grilhões muito fortes.

É o deus deste mundo (2ª Cor. 4:4). Levanta os ídolos da fama, o prazer ou o dinheiro, e os homens se inclinam e os adoram. É o dirigente de inumeráveis exércitos. Não há um só lugar no mundo que ele não tenha visitado. Se quisermos fugir? Ele nos encurrala. Se buscarmos a solidão? Ele nos segue.

Em um certo sentido podemos dizer que a onipresença lhe pertence, já que não há lugar em que não se ache algum emissário dele. Também podemos dizer que tem onisciência, porque nada ocorre sem que algum ouvido seu se inteire. Observa todas as nossas ações; ouve todas as nossas palavras.

É espírito (Ef. 2:2). Como tal, tem acesso aos lugares secretos do coração. Pode semear a semente de toda maldade em nossa mente. Mesmo que fechemos as portas de nossos sentidos, ele achará uma entrada para sujar os nossos pensamentos tornando até a própria imaginação tão vil como ele.

É tão engenhoso como forte. Poucas vezes são descobertos os seus verdadeiros propósitos, até que tenha apanhado as suas presas. As suas armadilhas são apenas advertidas, até que caímos em sua rede. Esteve ocupado nas mesmas coisas há milhares de anos; sabe como manejar as suas armas. Estuda cuidadosamente os nossos temperamentos. E assim como nós sabemos muito pouco a respeito de nós mesmos, ele nos conhece perfeitamente bem. Vê nosso ponto fraco, espera a hora oportuna e estende a rede. Leitor, vigie sempre, ore sempre, se quiser escapar da sua tentação.

Boas novas

Este é um quadro muito sombrio. No entanto, há boas novas que precisamos proclamar. Embora o diabo seja forte, há Alguém que é mais forte do que ele. Embora seja grande, há Alguém ainda maior que ele. Embora seja o escravizador, ele mesmo foi acorrentado; pois o bendito Senhor Jesus Cristo venceu o diabo, e ele nos dá liberdade, redenção, salvação a todos os filhos dos homens que acolhem o estandarte da sua vitória.

Leitor, possivelmente você tenha um espírito ansioso e não desconhece o temor ao pensar na sorte que te espera se cair nas mãos do maligno, e pede provas de que Jesus tenha esmagado o poder deste tirano. Graças a Deus, e a sua graça, porque as provas são abundantes.

Escute a voz de Deus no Éden: «Esta –a Semente da Mulher, o Senhor Jesus– te ferirá na cabeça». Porventura Deus falará e não se cumprirão as suas palavras? Impossível. Este fato é certo: a cabeça da serpente foi ferida por Jesus. Logo depois que o homem foi arruinado, aquele que lhe arruinou foi condenado a perpétua ruína. Fugiu do jardim, depois de ter afastado o seu pé do pescoço do homem, com o constante eco da voz de Deus em seus ouvidos: «Te ferirá na cabeça». Tal foi a segura sentença de Deus.

O testemunho de Abel e de Enoque

Tomemos agora um exemplo que demonstra como o poder de Satanás está na realidade por debaixo de outro poder. Já conheces a história de Abel. Veio ao mundo como um ser caído, igual a nós. Odiado por Satanás e exposto a todas as suas maquinações, como nós. Mas confiou na Semente prometida para a sua salvação. Satanás não pôde nada contra ele. Foi levado pelas mãos de um assassino a uma precoce morte, não ao reino das trevas, mas ao reino de Deus. De modo que a primeira alma que deixou o seu corpo mortal na terra, demonstrou que Jesus podia arrebatar do diabo as suas presas.

Conheça também a história de Enoque. Era um homem igual a nós, nascido em corrupção. Não cabe a nós duvidar que o inimigo lançou sobre ele as suas flechas. Mas a sua alma não recebeu a ferida fatal. Foi guardado pela fé no Salvador que haveria de vir. Por sua fé na promessa divina, andou com Deus. E do mesmo modo, todos os santos homens do mundo antigo acharam amparo e segurança sob as asas do prometido Conquistador. Bastou uma promessa para lhes convencer, e a ela entregaram as suas vidas. Quantos e quão belos testemunhos de libertação! Que seus ensinos legados a nós não sejam em vão!

A vitória de Jesus

Mas, na plenitude dos tempos, aparece o Conquistador em forma humana. Satanás o conhece muito bem. Ouviu a voz do céu: «Este é meu Filho amado, em quem tenho todo o meu prazer». Tenta desesperadamente fazer-se dono da situação, mas o Salvador sabe fazer frente ao conflito. O adversário prepara os seus melhores dardos. O inferno faz quanto pode, mas tudo é em vão. Cada ataque se torna impotente diante da palavra do Senhor. O diabo deve abandonar o campo de batalha humilhado e abatido, atado pela cadeia de palavras que ressonam em seus ouvidos: «Te ferirá na cabeça».

Faz ainda um esforço final. Incita a homens ímpios a que cravem na cruz o Salvador. Quando Aquele que é a profetizada Semente da mulher inclina a sua cabeça e expira sobre o Gólgota, o inimigo parece ter triunfado. Mas o final do combate mostra de que lado está realmente a vitória. Jesus se levanta dentre os mortos, mostra-se vivo, e ascende triunfante aos céus.

A vitória é ganha para sempre. O destruidor fica destruído sob os pés de Jesus. E quando o Senhor mesmo desce outra vez dos céus com poder e grande glória, o diabo será lançado no lago de fogo e enxofre e será atormentado dia e noite para sempre (Apoc. 20:10). Há um fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos (Mat. 25:41). Estava profetizado: «Te ferirá na cabeça». Tudo está claro. Deus é verdadeiro. Jesus é o Vencedor.

Nossa vitória em Cristo

Leitor, esta batalha foi batalhada e foi ganha esta vitória para que os pobres pecadores possam ser salvos. Que o Espírito Santo te ajude a procurar a tua torre de segurança e achar refúgio nela. Satanás o diabo quer te manter em suas garras; mas, se és achado em Jesus, está muito além do seu alcance. Atacará, lutará, causará intrigas; mas Jesus será o seu escudo.

Estude as narrações da palavra de Deus. É a história da larga guerra entre os filhos da luz e o poder das trevas. Verás como Satanás tentou trabalhar com todas as armas do arsenal do inferno, mas todas falharam. Não pode ferir mais que o calcanhar, a planta dos pés; a cabeça está a salvo, com Cristo, em Deus.

Considera, também, como o próprio reino satânico é o que se torna prejudicado dos ataques malignos. Persegue os primeiros cristãos, e a verdade se estende por todo o mundo. Lança a Paulo no calabouço de Filipos, e o carcereiro se converte junto com toda a sua casa. O envia prisioneiro a Roma, e suas cartas parece que tem asas para ensinar e confortar a todas as eras da igreja.

Não tema, crente. A maldição pesa sobre o seu adversário; o pó é o seu alimento. Ele não pode arrebatar as joias da coroa de Cristo. Poderá te tentar com muitas coisas atrativas para os sentidos; mas, se você olhar para a Cruz, tudo se desvanecerá. Te levantará pavor com rugidos como de um leão, mas encare a ele e lhe mostre as feridas do Cordeiro e fugirá. Diante do trono do juízo se apresentará para te acusar, mas se tiver sido lavado com o sangue de Jesus, não poderá achar nada contra ti, nem poderá exigir nada de ti, pois não lhe pertence.

Esta é a sua segurança: se estás unido a Cristo pela fé, o triunfo completo é teu e «o Deus de paz esmagará em breve a Satanás debaixo dos teus pés».

Design downloaded from free website templates.