A salvação da casa

Lições básicas sobre a vida cristã prática.

Watchman Nee

«Crê no Senhor Jesus Cristo, e será salvo, tu e a tua casa» (Atos 16:31).

A maioria das coisas possui uma unidade fundamental; no caso da salvação, a unidade básica é a casa. Na Bíblia, vemos que Deus faz muitas promessas com respeito aos seus tratamentos com os homens. Se conhecermos estas promessas, seremos beneficiados em grande medida; se não for assim, sofreremos perda. A promessa que Deus dá com respeito à salvação tem como unidade básica à família, não a um indivíduo. Devemos recordar isto aos novos crentes, porque resolverá muitos problemas e lhes trará grande proveito.

A unidade de salvação

Quando a Bíblia fala da vida eterna, toma sempre o indivíduo como a unidade; nunca toma uma casa como a unidade. Mas, quando trata da salvação, considera na realidade a casa em lugar do indivíduo. Devemos ver que a unidade da salvação é a casa, enquanto que, para a vida eterna, é o indivíduo.

O princípio básico da Bíblia é que a salvação de Deus é para a família. Agora examinemos as provas no Antigo e no Novo Testamento.

Exemplos do Antigo Testamento

1. A casa inteira entrou na arca

«Disse em seguida o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca» (Gên. 7:1). «…nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucas pessoas, quer dizer, oito, foram salvas por água» (1ª Ped. 3.20b).

A arca não era para uma pessoa, mas para toda a casa. A Bíblia afirma que aquele homem chamado Noé era justo diante de Deus, mas em nenhum lugar se registra que os filhos e as noras de Noé eram justos. Somente se refere a Noé como um homem justo. No entanto, quando Deus preparou a sua salvação para Noé, ele ordenou a toda a sua família que entrasse na arca. A arca utilizou a casa em lugar do indivíduo como a sua unidade.

Um novo crente deve trazer toda a sua casa para a arca. Você pode orar: «Senhor, eu confiei em ti. Agora te peço que receba toda a minha família, porque tu tens dito que toda a minha casa pode entrar». Deus considerará a sua fé e dará entrada a toda a tua casa.

2. Um cordeiro pascal para cada casa

«Falem com toda a congregação de Israel, dizendo: No dia dez deste mês tome-se cada um um cordeiro segundo as famílias dos pais, um cordeiro por família ... E tirarão do sangue, e a porão em ambos os umbrais e verga das portas das casas em que hão de comer» (Êx. 12:3, 7).

Sem dúvida alguma, o cordeiro pascal era para a casa, não para um indivíduo. Isto nos mostra quão importante é a casa aos olhos de Deus. O cordeiro era imolado não só a favor de uma pessoa, mas da família inteira, e seu sangue era posto na porta para que aquele lar fosse preservado. O anjo, o destruidor, passaria por cima da casa que tinha o sangue na porta.

Quão maravilhoso é que a salvação que o Senhor Jesus Cristo preparou é como o cordeiro pascal para a casa inteira. É para que a família coma o cordeiro e aplique o sangue. Toda a família junta recebe a salvação do Senhor.

3. Um lar guardado por um cordão de fio

«Qualquer que sair fora das portas de sua casa, o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós sem culpa. Mas qualquer que estiver em casa contigo, o seu sangue será sobre a nossa cabeça, se uma mão lhe tocar» (Jos. 2:19).

«E será a cidade anátema a Jehová, com todas as coisas que estão nela; somente Raabe a rameira viverá, com todos os que estejam em casa com ela, porquanto escondeu aos mensageiros que enviamos» (Jos. 6:17).

No caso de Raabe a prostituta, a casa inteira também foi preservada. Por quê? Porque ela ocultou os mensageiros. Deus lhe deu um sinal – ela devia amarrar o cordão escarlate em sua janela, e todos aqueles que estivessem no interior da casa seriam tirados da matança. O resto dos habitantes de Jericó foram todos executados. A salvação estava no cordão escarlate, mas este libertou não só a Raabe, mas também a sua casa.

O alcance da salvação é bastante claro – é toda a casa. No capítulo 2 de Josué, vemos a promessa; no capítulo 6, o cumprimento prático. Assim como foi a promessa, foi a realidade. Portanto, toda a casa de Raabe foi salva.

Exemplos do Novo Testamento

1. A casa de Zaqueu

E, o que dizer de Zaqueu? «Jesus lhe disse: Hoje chegou a salvação a esta casa; porquanto ele também é filho de Abraão» (Luc. 19:9).

Quão maravilhoso é que o Novo Testamento proclame o mesmo princípio! Pensamos geralmente na salvação como vindo ao indivíduo. Talvez muitos tenham pregado dessa forma. Mas o Senhor declara que «a salvação veio a esta casa».

Quando você pregar o evangelho, preste atenção à salvação da casa. Não espere que apenas sejam salvos os indivíduos. Se realmente crês e esperas mais, o teu trabalho experimentará uma grande mudança.

Deseje que famílias inteiras sejam convertidas. Muito depende da tua fé e expectativa. Se você esperar que os incrédulos venham ao Senhor um a um, virão um a um. Mas se creres em sua vinda casa por casa, você obterá casa por casa. O alcance da salvação de Deus é a casa; não reduzamos esse âmbito.

2. A casa de Cornélio

«...um homem piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo, e orava sempre a Deus» (Atos. 10:2). «Ele te falará palavras pelas quais serás salvo tu, e toda a tua casa» (Atos. 11:14).

Cornélio convidou os seus parentes e amigos para que ouvissem a Pedro. Enquanto Pedro falava, o Espírito Santo desceu sobre eles, e todos os que estavam reunidos em sua casa foram salvos.

Esta é uma tremenda demonstração de que Deus trata com as famílias e não só com os indivíduos.

3. A casa de Lídia

«E quando foi batizada, e sua família, rogou-nos dizendo: Se julgastes que eu seja fiel ao Senhor, entrem em minha casa, e pousem. E nos obrigou a ficar » (Atos 16:15).

Os apóstolos pregaram o evangelho à família de Lídia e eles creram e foram batizados.

4. A casa do carcereiro filipense

«Eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa» (Atos 16:31).

Este é um dos versículos bíblicos mais famosos na cristandade. Crê no Senhor Jesus e serão salvos, tu e a tua família. Não creio que possamos objetar esta declaração. A palavra de Deus não diz: «Crê no Senhor Jesus Cristo e terás vida eterna, tu e a tua casa», mas: «Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa».

5. A promessa é para ti e para os teus filhos

Já vimos como foi aberta a porta do evangelho para os gentios na salvação da casa de Cornélio. Voltemos um pouco atrás, para examinar agora a situação no Pentecostes.

«Porque para vós é a promessa, e para os vossos filhos, e para todos os que estão longe; para quantos o Senhor nosso Deus chamar» (Atos 2:39).

A promessa dada no Pentecostes é que o pecado do homem pode ser perdoado e ele pode receber o Espírito Santo. Esta promessa é para os teus filhos assim como para ti. Portanto, é de especial importância para os pais de família de hoje apropriar-se desta promessa, dizendo: «Esta promessa foi dada para nós e para os nossos filhos. Não é para nós de modo exclusivo, porque os nossos filhos podem possuí-la junto conosco».

Se na verdade cremos, o Senhor operará. O caminho é claro: Deus nos abençoa como família. A salvação da casa é um enorme princípio – se alguém crê, toda a sua casa será salva. Permaneça firme diante de Deus, para que toda a tua casa possa ser transformada.

Traduzido do Spiritual Exercise (Christian Fellowship Publishers, 2007).

Design downloaded from free website templates.