Madrugar

Lições básicas sobre a vida cristã prática.

Watchman Nee

«Deus, Deus meu eres tu; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti, a minha carne te deseja, em terra seca e árida onde não há água» (Sal. 63:1).

Por que devemos madrugar?

O que agora desejamos expor diante dos novos crentes é muito simples: devemos nos levantar cedo de nossa cama todos os dias.

Permita-me citar as palavras da Sra. Groves, uma colaboradora da Sra. Margaret Barber, que nos ajudou grandemente. Ela dizia que a primeira escolha que dá evidências do nosso amor ao Senhor é a escolha entre a nossa cama e o Senhor. Se você decide amar mais a sua cama, dormirá quanto quiser; mas se escolher amar mais ao seu Senhor, levantará mais cedo. Ela me falou estas palavras em 1921, mas ainda hoje em dia sinto o frescor delas. Sim, um homem tem que escolher entre a cama e o Senhor. Se você amar mais a sua cama, dormirá como uma pedra; mas se amares mais ao Senhor, deverá se levantar de madrugada.

Muitos dos servos de Deus na Bíblia tinham o hábito de despertarem cedo. O maná deve ser colhido antes que se levante o sol. Todo aquele que quiser comer o alimento que Deus lhe prometeu deverá madrugar. Quando o sol esquenta, o maná se derrete, e então não ficará nada.

Todo novo crente precisa saber que, para receber o alimento espiritual da parte de Deus, para obter o sustento espiritual, para crescer espiritualmente e para desfrutar da comunhão espiritual, ele tem que despertar um pouco antes. Se levantar tarde, perderá o seu sustento. A vida cristã frágil que prevalece entre os filhos de Deus hoje se deve menos a algum problema espiritual sério do que ao fato de levantar-se muito tarde. Portanto, não consideremos isto como uma questão pequena. O problema espiritual de muitos reside realmente em sua negligência em levantar-se cedo pela manhã.

É como se, pela manhã cedo, antes da alvorada ou logo que comece a amanhecer, Deus dispensasse a sua provisão de alimento espiritual e santa comunhão aos seus filhos. Quem se levanta tarde, perde aquilo. Muitos dos filhos de Deus não têm problemas na consagração, o zelo e o amor, e, no entanto não podem ser bons cristãos pelo fato de levantar-se tarde. O madrugar tem muito haver com a vida espiritual. Nunca encontrei um guerreiro de oração que se levante tarde, nem conheci a uma pessoa próxima ao Senhor que se levante tarde. Todos aqueles que conhecem a Deus pelo menos se apresentam diante dele ao romper da alvorada.

«Como a porta gira sobre os seus gonzos, assim o preguiçoso em sua cama» (Prov. 26:14). Em sua cama, o preguiçoso é como uma porta que gira sobre as suas dobradiças. Ele dará voltas em seu leito, mas nunca o deixará. Ele girará de um lado para o outro, mas, contudo, permanecerá deitado. Muitas pessoas simplesmente se agarram as suas camas. Voltados para um lado, eles encontram a cama encantadora; dando volta ao outro lado, ainda a acham deliciosa! Gostam de dormir, dormir um pouco mais e ficar mais na cama. No entanto, irmãos e irmãs, se alguém deseja servir a Deus, deve levantar-se cedo a cada dia.

Quem se propõe diante de Deus de se levantar de madrugada, logo experimentará um múltiplo benefício espiritual. Sua oração em outro momento do dia não se pode comparar com a sua oração à alvorada. Seu estudo da Bíblia em outras horas não se pode igualar ao daquela hora; e sua comunhão com o Senhor em outro momento nunca é tão doce como ao amanhecer. Recorde bem que a alvorada é o melhor tempo do dia. Deveríamos apresentar nosso melhor tempo a Deus, não aos homens ou aos assuntos do mundo. É um néscio aquele que gasta a sua jornada completa no mundo e depois, ao anoitecer, quando está esgotado, ajoelha-se para orar e para ler a Bíblia antes de se deitar. Quem pode assombrar-se de que sua oração, seu estudo da Bíblia e sua comunhão com o Senhor sejam defeituosos? Seu problema é o fato de levantar-se muito tarde pela manhã.

O que fazer depois de se levantar cedo

Nosso objetivo não é apenas que as pessoas se levantem cedo. Estamos procurando o valor espiritual e o conteúdo espiritual. Então, aqui há algumas coisas que as pessoas devem fazer depois de se levantar:

1. Ter comunhão com Deus

Os homens se levantam cedo pela manhã com o fim de ter comunhão com o Senhor. «Levantemo-nos de manhã às vinhas ... Ali te darei os meus amores» (Cant. 7:12). Sendo a melhor hora do dia, deveria ser ocupada em ter companheirismo com Deus, em esperar tranquilamente diante dele, em meditar em sua presença, em receber a direção de Deus, e em permitir que ele nos fale, e nossos espíritos estejam abertos para ele.

A comunhão significa ter o nosso espírito aberto para Deus. Quando o espírito humano se abre para Deus, então a mente será aberta. Isto dá a Deus oportunidade para dar luz, para prover uma palavra, para dar um toque de vida; também dá à alma o privilégio de aprender a tocar a Deus, meditar e contemplar, e para elevar o coração a Deus. Isto é, em poucas palavras, a comunhão com Deus.

2. Cantar e louvar

A hora matinal é a melhor hora para cantar louvores ao Senhor. Podemos elevar nossas bênçãos mais altas pela manhã.

3. Procurar o sustento diante de Deus

Este é o tempo de recolher o nosso maná. Qual é o nosso maná? É obvio, o maná revela a Cristo, mas este não é a nossa ênfase aqui. É a palavra de Deus da qual desfrutamos diariamente e através da qual recebemos forças para caminhar no deserto. O maná é o alimento no deserto e tem que ser recolhido cedo pela manhã. Como pode alguém estar satisfeito e nutrido se ele passar esse primeiro tempo do dia em atender outros assuntos?

O amanhecer é a hora para a comunhão, o louvor, o maná e a oração. «Deus, Deus meu eres tu; de madrugada te buscarei» (Sal. 63:1). «…então de madrugada buscavam a Deus… se tornavam solícitos na sua busca» (Sal. 78:34). No original, em ambos os salmos encontramos a palavra «cedo». Cedo pela manhã é o tempo para a oração. Depois de ter comunhão com Deus e ser alimentado com o maná, o crente se fortalece para pôr todas as coisas diante de Deus e para orar cuidadosamente sobre elas. Orar requer força; o fraco não pode orar. Com a nova força tirada da comunhão e da alimentação com o maná, pode orar – por ti, pela igreja e pelo mundo inteiro.

Desta maneira, cada novo crente precisa conhecer as quatro coisas que ele deveria estar atento para fazer diante de Deus cada manhã: comunhão, louvor, leitura da Bíblia e oração. Se ele as descuidar, o dia o declarará. Inclusive uma pessoa como George Muller confessava que se ele se alimentasse diante de Deus pela manhã ou não o fazia totalmente, isso determinava a sua condição espiritual para a jornada completa. Suas ações pela manhã cedo indicavam o seu dia.

Muitos cristãos encontram os seus dias difíceis porque as suas horas matinais são deficientes. (Reconheço que uma pessoa não se veria facilmente afetada por circunstâncias exteriores se conhecesse a separação do espírito e da alma, e deste modo o quebrantamento do homem exterior. Isto, no entanto, é um aspecto totalmente diferente). Para os novos crentes, a exortação se deve dirigir em torno do fato de levantar-se cedo, porque uma vez que eles se tornam negligentes nisto, serão descuidados em quase tudo. A diferença que faz no dia, se alguém tomou o alimento na manhã ou ficou faminto, é extremamente grande.

 Traduzido do Spiritual Exercise (Christian Fellowship Publishers, 2007).

Design downloaded from free website templates.