A oração

Lições básicas sobre a vida cristã prática.

Watchman Nee

“Pedi, e recebereis; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mat. 7:7).

O aprender a orar segue o estudo da Bíblia. A oração é o mais profundo e o mais simples de todos os exercícios cristãos. Uma pessoa recém-salva pode orar. No entanto, muitos filhos de Deus –inclusive em seu leito de morte– confessam que ainda não dominaram a arte da oração.

A oração respondida é um dos privilégios ou direitos básicos de um cristão. Deus dá ao crente o direito a que suas orações sejam ouvidas. Se alguém foi um cristão durante três a cinco anos e não teve uma oração respondida, sua vida cristã é absolutamente questionável. Para um filho de Deus, não ter resposta a suas orações é incorreto. As orações de um cristão deveriam ser respondidas.

«Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo» (João 16:24). Aquele que ora frequentemente, e recebeu resposta de suas orações, será sempre um cristão feliz. Esta é uma experiência fundamental que deve ter todo crente. Poderá ser descuidado em outros assuntos espirituais, mas nesta matéria da oração respondida um cristão não pode permitir-se enganar a si mesmo. É sim ou não. Ele deve procurar que suas orações sejam respondidas.

Condicione para a oração respondida

Na Bíblia podemos achar uma infinidade de condições para a oração respondida, mas selecionaremos algumas que creio são absolutamente suficientes para os principiantes. Estas poucas podem cobrir quase a metade dos requisitos aprendidos pelos cristãos mais antigos.

1. Pedir

Ao orar, alguém realmente deve pedir. «Não tendes o que desejais, porque não pedis» (Tg. 4:2). «E eu vos digo: Pedi, e se vos dará; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, acha; e ao que bate, se lhe abrirá» (Luc. 11:9-10).

Logo quando fui salvo, eu confessava que orava diariamente. Um dia, uma irmã no Senhor me perguntou: «As suas orações foram respondidas por Deus?» Fiquei surpreso, porque para mim a oração era simplesmente pedir, e nada mais. Eu orava, mas nunca pensava se era ouvido ou não. No entanto, desde esse dia, passei a orar para ser ouvido.

Depois daquela pergunta, examinei minhas orações para ver quantas tinham sido respondidas por Deus, e descobri que não tinha feito muitas orações do tipo que requer respostas. Minhas orações eram sobre tudo em geral, por isso que as respostas realmente não importavam muito. Era como pedir a Deus que o sol se levante pela manhã. Claro, isso ocorreria se você orasse ou não! Depois de ter sido um cristão durante um ano inteiro, eu não podia recordar um só caso de oração respondida. Sim, tinha-me ajoelhado diante de Deus e tinha pronunciado muitas palavras, mas na realidade não tinha pedido coisa alguma.

2. Não pedir de forma inadequada

Os homens devem pedir a Deus. No entanto, a Escritura põe uma segunda condição: não pedir de forma inadequada. «Pedi, e não recebeis, porque pedis mal» (Tg. 4:3a). Você pode pedir a Deus por suas necessidades, mas isto implica que não deva pedir de forma irracional ou fora de medida. Requer alguns anos de aprendizagem antes que alguém possa fazer «grandes orações» diante de Deus.

No princípio da nossa vida espiritual, é algo difícil que distingamos entre as grandes orações e a petição inoportuna. É melhor para nós no princípio não pedir segundo os nossos desejos ou prazeres nem pedir cobiçosamente aquilo que não necessitamos (Tg. 4:3b). Deus suprirá as nossa necessidade e nos dará apenas o que é necessário. Muitas vezes, no entanto, Deus nos dá de maneira que lhe superabundem tudo o que pedimos. Mas se os jovens pedem de forma incorreta, eles não serão ouvidos.

O que significa pedir de forma incorreta? É pedir além de sua medida, além de sua real necessidade. Por exemplo, se eu tiver certa necessidade e peço a Deus que a proveja, o farei segundo o montante de minha necessidade. Se pedir além do necessário, estarei orando inoportunamente. Se minha necessidade for grande, posso orar a Deus por essa grande necessidade, mas não deveria pedir mais, porque Deus não se agrada em ouvir uma oração impertinente. A oração deve ser medida pela necessidade; não deve ser apresentada de maneira imprudente.

3. O pecado deve ser tratado

É possível que alguém tenha pedido de forma correta e, apesar disso, ainda não ser ouvido. Por quê? Possivelmente porque há um obstáculo básico – o pecado interposto entre Deus e o homem.

«Se em meu coração houvesse eu atendido à iniquidade, o Senhor não me teria escutado» (Sal. 66:18). Se alguém souber que tem um pecado oculto em seu coração, mas se agarra a ele, não será escutado. O que significa olhar para a iniquidade no coração? Significa simplesmente que em seu coração há um pecado que você não despreza. Embora uma pessoa possa ter grandes fraquezas, Deus as perdoará; mas se tiver um pecado do qual está consciente, e ainda lhe dá lugar em seu coração, então é mais que uma fraqueza de conduta exterior; estás olhando a iniquidade em seu coração.

«Aquele que encobre os seus pecados não prosperará; mas o que os confessa e se aparta alcançará misericórdia» (Prov. 28:13). O pecado deve ser confessado. Depois de ser confessado, o Senhor perdoará e esquecerá. Deveria ir ao Senhor dizendo: «Aqui há um pecado que meu coração conhece e encontra dificuldade em renunciar, mas agora peço o seu perdão. Estou disposto a abandoná-lo. Rogo-te que me liberte dele, para que não permaneça em mim. Eu não o quero, e resisto». O Senhor passará por sobre o seu pecado se você o confessar em sua presença. Então a sua oração será ouvida. Esta é uma questão que não deve ser olhada com desprezo.

4. Crer

No entanto, há uma condição positiva que deve cumprir-se, e esta é que você deve crer. Do contrário, a oração não será eficaz. O incidente em Marcos 11:12-24 nos mostra claramente a necessidade da fé na oração. O Senhor saía com os seus discípulos de Betânia. No caminho, ele teve fome. Vendo de longe uma figueira, ele se aproximou esperando achar algum fruto nela, mas não encontrou nada a não ser folhas. Então, ele amaldiçoou a árvore, dizendo: «Nunca jamais coma ninguém fruto de ti».

Na manhã seguinte, eles passaram perto e viram que a figueira tinha secado desde as suas raízes. Os discípulos ficaram assombrados. E o Senhor respondeu: «Tendes fé em Deus. Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: atira-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que será feito o que diz, o que disser lhe será feito. Portanto, digo-lhes que tudo o que pedires orando, crendo que o recebereis, e te-lô-eis» (Mar. 11:22-24).

Você deve crer quando está orando, porque se crer, então o receberá. O que é a fé? A fé é crer que já recebeu o pedido.

5. Perseverar na oração

Há outra face da oração que pode parecer contraditória ao que acabamos de dizer, mas que é igualmente real; esta é, que os homens devem «orar sempre, e não desanimar» (Luc. 18:1). O Senhor nos mostra que algumas orações requerem perseverança. Devemos seguir orando até que o Senhor esteja esgotado, por assim dizer, com nosso contínuo vir. Este não é um sinal de incredulidade, outro tipo melhor de fé: «Mas quando vier o Filho do Homem, achará fé na terra?», diz o Senhor (Luc. 18:8b). Esta é um tipo de fé que crê que, ao orar com insistência, Deus finalmente responderá, com ou sem uma promessa anterior.

A oração tem dois extremos

A oração tem dois extremos: em um extremo está a pessoa que pede e no outro lado está o objeto ou a pessoa pela qual se ora. Frequentemente o primeiro extremo precisa experimentar uma transformação antes de que a outra parte possa ser mudada. É inútil esperar que apenas o outro extremo mude. Devemos aprender a orar: «Oh, Senhor, em que coisa necessito uma mudança? Há ainda um pecado que não foi tratado? Há um desejo egoísta que requer ser purificado? Há alguma lição prática da fé que devo aprender? Ou há alguma coisa que preciso abandonar?». Se houver uma necessidade de mudança de sua parte, então deverá ocorrer primeira essa mudança. Muitos filhos de Deus esperam que a oração seja cumprida no outro extremo, enquanto eles mesmos rejeitam ser transformados.

Se os irmãos e as irmãs jovens aprendem a lição da oração desde o começo, assim como aprenderam a lição de estudar a Bíblia, a igreja será grandemente fortalecida. Deus nos concederá um futuro glorioso que ultrapassará com acréscimo o nosso passado.

Traduzido do Spiritual Exercise,
(Christian Fellowship Publishers, 2007).

Design downloaded from free website templates.