Estudando a Bíblia

Lições básicas sobre a vida cristã prática.

Watchman Nee

“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, inteiramente preparado para toda boa obra” (2ª Tim. 3:16-17).

Nenhum bom cristão deve ser ignorante da palavra de Deus, porque a forma com que Deus fala com os homens hoje é reiterando as palavras que ele já falou. É extremamente raro que Deus fale com alguma pessoa com palavras que não se encontram na Bíblia.

Mesmo que em ocasiões Deus fale diretamente com alguns que vão longe com o Senhor, contudo, até estas expressões são em grande parte as palavras que ele já tem exposto nas Escrituras. O falar de Deus, então, é a reiteração daquilo que ele disse com antecedência. Os crentes jovens, se não estiverem familiarizados com aquilo que Deus já expressou, criam um problema para Deus ao carecer da base para que Deus lhes fale.

A Bíblia é a palavra de Deus. Ela nos revela tudo o que Deus tem feito por nós no passado. Também nos mostra em que formas Deus guiou os homens para lhe conhecer em outras épocas. Para conhecer as riquezas e a plenitude da provisão de Deus para nós, devemos estudar a Bíblia. E para compreender os passos através dos quais Deus conduzirá a si mesmo, também precisamos estudar a Bíblia.

Do mesmo modo, quando Deus deseja nos utilizar para falar por ele, ele usa geralmente as palavras que já tem dito. Se formos ignorantes destas palavras, é difícil que Deus fale através de nós. Então seremos pessoas inúteis diante dele. De tal maneira que nós precisamos armazenar a palavra de Cristo ricamente em nossos corações, para que possamos ouvir aquilo que Deus deseja nos falar agora e também para que possamos saber como Deus caminhou no passado.

A Bíblia é um livro grande e sério. Se dedicássemos a totalidade de nossa vida ao estudo dela, apenas tocaríamos as suas margens. Como poderia alguém conhecer a palavra sem ocupar tempo nela? É absolutamente impossível. Em especial, a pessoa jovem deveria ser diligente em estudar a palavra de Deus, de modo que ao alcançar a idade madura eles tenham uma rica fonte da palavra para as necessidades de si mesma e de outros.

Todo aquele que deseja conhecer a Deus deve estudar muito bem a Sua Palavra. Cada novo crente precisa reconhecer a importância de estudar a palavra de Deus desde o começo de sua vida cristã.

Como estudar a Bíblia

Como, então, devemos estudar a Bíblia? Há quatro princípios básicos:

a) Encontre ou descubra os fatos
b) Memorize a palavra
c) Analise, deduza e compare
d) Receba a luz de Deus

Não obstante por mais variados que possam ser os métodos externos, os princípios básicos para o estudo da palavra permanecem imutáveis. E a ordem dada acima deve também ser guardada: primeiro explorar os fatos, depois memorizar, em seguida analisar, e finalmente receber iluminação.

A Bíblia contém muitos fatos espirituais que permanecem ocultos para aqueles que padecem cegueira espiritual. Se alguém descobrir qualquer fato na Bíblia, tem já a metade da luz e, portanto cumpriu a metade dos fins do estudo. Portanto, é imprescindível achar os fatos; se não, não poderemos receber a luz de Deus, porque a luz de Deus resplandece apenas sobre os fatos da sua palavra.

Por que Deus fala desta ou daquela maneira? Através da análise, a comparação e a dedução, nós estamos abertos à luz. Assim seremos nutridos e assim poderemos alimentar a outros. Se estudarmos a Bíblia negligentemente, a palavra de Deus nos escapará e não saberemos o que ela contém.

É uma questão de grande importância poder descobrir os fatos cardeais na Bíblia. Por exemplo, o que a Bíblia diz e o que ela não diz é profundamente significativo. Por que ela diz coisas diferentes em diversos lugares? Deus proíbe que uma só palavra da Bíblia original seja trocada. Por que, então, em algumas ocasiões é utilizado o número singular enquanto que em outros casos é o plural? Por que às vezes os anos são mencionados claramente e em outras épocas muitos anos são omitidos? Todos estes são fatos dignos de serem destacados.

Pelas razões mencionadas, quem estuda a Bíblia deve ser uma pessoa cuidadosa diante de Deus. Ele não pode permitir-se estar desatento. Deve ser um indivíduo resolvido, porque a palavra de Deus é pura. Logo que ele ouve a palavra de Deus, deve saber onde se encontra a ênfase. Mas muitos cristãos leem a palavra sem captar nada, e não encontram nem os fatos nem as suas chaves.

Sugestões práticas

Finalmente, a Bíblia deve ser lida diariamente e de forma consecutiva. É melhor se o Antigo e o Novo Testamento são lidos juntos. A leitura não deve ser rápida, mas de forma diária e sistemática.

Antes de sua morte, George Muller agradeceu a Deus por lhe permitir ler a Bíblia cem vezes. Os crentes jovens deveriam recordar o número de vezes que têm lido toda a Bíblia. Comece com Mateus no Novo Testamento e Gênesis no Antigo Testamento, e leia através de ambos os Testamentos. Anote o número de vezes em sua Bíblia. Esperamos que cada crente possa lê-la completa cem vezes. Se uma pessoa viver como cristão durante cinquenta anos, ele deveria ter lido sua Bíblia pelo menos duas vezes cada ano para chegar a esta meta.

Para estudar a Bíblia, é necessário dedicar dois momentos diferentes –manhã e tarde– e se devem utilizar duas Bíblias. A leitura matinal deve ser acompanhada de oração. A finalidade deste tempo é a edificação de sua própria vida espiritual. Só três ou quatro versículos são suficientes cada manhã. As orações e a meditação deveriam ir combinadas com a leitura.

O tempo da tarde deve ser dedicado a conhecer mais da palavra de Deus; portanto, a leitura ocupará um momento mais longo. Esta é também a ocasião de descobrir os fatos na Bíblia. Se for possível, utilize duas Bíblias: uma para a manhã e outra para a tarde. No exemplar da manhã não se deve anotar nada em seu interior, salvo um registro das datas nas quais se obteve entendimentos especiais com Deus ao ler alguma passagem em particular. A Bíblia da tarde deve registrar a luz recebida na leitura; portanto, deve-se escrever ali tudo o que se considere de valor, e podem efetuar marcas em suas páginas, mediante círculos, sublinhados ou linhas coloridas.

Ao ler a palavra uma e outra vez, nosso conhecimento da Bíblia irá aumentando gradualmente. Se for possível, tente memorizar um ou dois versículos cada dia. No princípio, isto pode ser difícil, mas mais adiante será uma grande ajuda.

Traduzido do Spiritual Exercise,
(Christian Fellowship Publishers, 2007).

Design downloaded from free website templates.