Santificação pelo Espírito

A santificação pela fé deve ser seguida da santificação pelo Espírito.

Rubén Chacón

Vamos percorrer alguns versículos na carta de Paulo aos Gálatas. Quero transmitir a verdade essencial desta epístola de Paulo, que creio que também é do Senhor para nós.

O espanto de Paulo

Em primeiro lugar, Paulo está muito preocupado quando escreve esta carta. As igrejas da Galácia estavam se desviando do evangelho. No capítulo 1 versículo 6, diz-lhes: «Estou maravilhado de que tão depressa vos haveis apartado daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para seguir um evangelho diferente». Paulo está assombrado de que os irmãos das igrejas na Galácia, depois que ele tinha lhes anunciado o verdadeiro evangelho, tão logo, tão rápido, estejam se afastando do evangelho de Cristo, para seguir um evangelho diferente.

E esclarece: «Não que haja outro –não é que haja dois ou três ou quatro evangelhos–, mas há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo». E Paulo está assombrado, porque os irmãos da Galácia estão se desviando do verdadeiro evangelho.

Quando alguém não lê a carta, pode dizer: De que coisa Paulo está falando? Em que coisa os Gálatas estão caindo, o que Paulo quer dizer quando diz que eles estão se afastando do evangelho verdadeiro? Que coisas começaram a crer? Que heresias, que coisas do mundo ou satânicas foram introduzidas na igreja?

No capítulo 3 versículo 1, aqui Paulo já mostra a sua irritação; não só o seu assombro, mas também a sua irritação. E lhes diz: «Oh insensatos Gálatas!». É como dizer: «Oh Gálatas néscios!». E lhes pergunta : «Quem vos fascinou para não obedecer à verdade, a vós ante cujos olhos Jesus Cristo foi já apresentado claramente diante de vós como crucificado?». Quem enfeitiçou a vocês?

Que linda expressão que Paulo diz aí: «...a vós ante cujos olhos Jesus Cristo já foi apresentado claramente...». Não diz: «...ante cujo entendimento Cristo foi apresentado». Não diz: «...ante cuja mente eu vos preguei», mas Jesus Cristo é apresentado ante nossos olhos, porque Jesus Cristo deve ser visto. Não entendido com a mente, mas visto com os olhos. Quando o Pai revela a seu Filho, então nós o vemos. Não só entendemos, mas também o vemos.

E Paulo diz: «Eu, aos seus olhos, apresentei claramente a Jesus Cristo, e a este como crucificado. Quem enganou vocês? O que aconteceu?». No capítulo 5 versículo 7, diz-lhes: «Vós corríeis bem...». Os Gálatas tinham começado bem; mas não tem que apenas começar bem, mas também terminar bem. Porque começar bem e terminar mal, não serve de nada. Seria melhor começar mal e terminar bem; mas melhor ainda é começar bem e terminar bem.

«Vós corríeis bem; quem vos estorvou para não obedecer à verdade? Esta persuasão –este convencimento diferente que veio a vocês, Oh Gálatas– não procede daquele que vos chama». Não vem de Deus. «um pouco de fermento leveda toda a massa. Eu confio a respeito de vós no Senhor, que não pensareis de outro modo; mas aquele que vos perturba –porque tinham chegado outros pregadores a estas igrejas, os judaizantes, que tinham chegado para perverter o evangelho de Cristo–, que vos perturba sofrerá a sentença, qualquer que seja».

E o 12, expressando já a irritação em seu grau máximo, diz: «Oxalá se mutilassem os que vos perturbam!». E outra versão diz: «Oxalá se castrassem». Porque estes judaizantes pregavam a circuncisão. E diz Paulo: ‘Bom, já que gostam de andar cortando coisas, oxalá não só o prepúcio fosse cortado, mas também o que está ao redor’. Ele está zangado.

De que coisa está falando? O que de tão terrível estava acontecendo nestas igrejas da Galácia? O que era essa separação tão grande? Alguém, com todos estes versículos, pode fazer um panorama, uma imagem, de que era algo extremamente terrível. Mas não. Era algo bem sutil. Por isso é que temos que estar atentos, porque é algo que pode acontecer a todos nós.

A perfeição é alcançada por esforços humanos?

O texto chave, para mim, está no capítulo 3 versículo 3. Creio que é o versículo que melhor esclarece, embora infelizmente em nossa versão Reina-valera não fique tão claro. Diz: «Sois tão néscios? Tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?». Aí está a medula da questão; aí está o ponto fundamental do que Paulo quer corrigir com esta epístola.

Já lhes havia dito que tinham começado bem – tinham começado pelo Espírito. O problema é que agora querem acabar pela carne. E esta frase é a que não fica tão clara aqui em nossa versão Reina-valera 1960; mas se você o lê em outras versões, a idéia é a seguinte: «Vocês, que começaram pelo Espírito, pensam que a perfeição é alcançada agora por esforços humanos?». E essa é a idéia que ele quer corrigir: que a perfeição cristã é alcançada por esforços humanos; que a perfeição cristã, ou a santificação, alcança-se por obras.

Então, o engano dos Gálatas era: ‘A salvação é por graça, a salvação é por fé, a salvação é pelo Espírito; mas o aperfeiçoamento, a santificação, é por esforços humanos. Deus dá em nós o pontapé inicial, mas depois disso, você tem que se empenhar, irmão. Deus faz uma parte, e você tem que fazer a outra’. Essa era a mensagem destes pregadores que chegaram à igreja, e que o parecer de Paulo é que estavam pervertendo o evangelho. ‘A justificação é pela fé, mas não a santificação; a santificação é por seu esforço; a santificação é algo que você tem que obter’. Isso é o que eles pregavam.

Hoje em dia, não está tão claro isto, ao ponto de alguém poder dizer «Amém» ao que acabo de dizer o que diziam estes pregadores. Porque as próprias pessoas se confundem; as pessoas dizem: ‘Bem, parece que tem sentido; parece que está certo que Deus faça uma parte e que nós temos que fazer a outra. Como assim, que Deus vai fazer tudo?’.

E a mensagem de Paulo é –e esta é a boa notícia para todos nós– que não só o começo é por fé. Também todo o caminhar, todo o transcurso, é por fé. E o final, também é por fé. Não só o começo é pelo Espírito, mas também todo o caminho é pelo Espírito; não é por obras nem no princípio, nem no méio, nem no final.

A boa notícia de Paulo e a correção de Paulo são: «Não se deixem enganar; não é só a justificação que é por fé. A santificação também é por fé». Aleluia! Essa é a boa notícia. Paulo quer que o evangelho de Cristo, o evangelho da graça de Cristo, conserve-se puro. Não há lugar para a carne, não há lugar para o esforço humano, não há lugar para as obras do homem em nenhum ponto da vida cristã.

O que fizemos para ser salvos, exceto crer? Por isso, Paulo lhes diz no versículo 2 do capítulo 3: «Apenas isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé?». O que fizeram para serem salvos? Como é que receberam o Espírito no começo? Algum de vocês teve que pagar algo, teve que fazer uma preparação, ficar em quarentena, entrar em um processo de santificação especial? Teve que pagar algum mandamento, teve que fazer algum voto? Recebestes o Espírito pelas obras, por algum esforço humano, ou simplesmente por ter escutado a mensagem e haver crido?

Que precioso é que todos nós que estamos aqui, por apenas ouvir a mensagem de Cristo e crer nele, somos salvos, e o Espírito Santo passa a ser a dádiva de Deus para nós. Bendito é o Senhor!

Irmãos, mas dizer que a santificação é por fé, não é suficiente. É uma boa notícia dizer que tudo é por fé; do começo ao final, tudo é por fé. É uma boa notícia dizer que nossas obras não servem nem antes, nem agora, nem nunca. Portanto, não só a justificação é por fé, mas também a santificação, ou o aperfeiçoamento da vida cristã, também são por fé.

A santificação é pelo Espírito

Mas não é suficiente dizer isso. Porque, quando dizemos que a santificação é por fé, o que estamos dizendo? Estamos dizendo que não é por obras, estamos dizendo que não é com esforço humano. Então, a pergunta é: Então, o que faço? Se, para ser justificado, somente tive que crer, e agora você me diz que para ser santo, para alcançar a santidade, ou para experimentar a santificação, não tenho que fazer esforços humanos; em outras palavras, não é algo que eu posso conseguir ou obter, ‘então, o que tenho que fazer? Fico sentado, vendo televisão? Vou dormir?

Então, não fica completo o quadro quando a gente diz: A santificação é por fé. Não é suficiente afirmar que é por fé. E de fato, Paulo não fica aí. Se passarmos ao capítulo 5 da carta, ele dá um passo a mais e faz uma elucidação a mais, que é extremamente importante ser feita.

O que significa dizer que a santificação é por fé? Que não apenas a justificação é por fé, mas a santificação também é por fé? Mas, o que significa dizer isso? Em última análise, significa dizer que a santificação é pelo Espírito. E aí se enche o vazio; porque quando a gente diz que é por fé, parece que é para alguém ficar em uma atitude passiva, e que isso produz uma quietude, e que alguém não sabe então qual é a participação do homem nisto.

Mas, quando Paulo diz que a santificação por fé significa que, em definitivo, a santificação é pelo Espírito, então diz em Gálatas 5:16, em tom imperativo, ou seja, é algo que temos que fazer, algo no qual nós temos que andar: «Digo, pois: Andai no Espírito, e não satisfareis –essa é a tradução correta–, não satisfareis os desejos da carne».

Então, se alguém perguntar: ‘Irmãos, mas o que significa a santificação ser por fé? Significa que eu não posso alcançar a santidade com meus próprios esforços?’. Bom, significa algo bem concreto – que tem que viver no Espírito, que tem que viver pelo Espírito. Por fé, significa pelo Espírito; por fé, significa que não faço eu, mas que o Espírito Santo faz em mim.

A obra santificadora é a função especial, predileta, do Espírito Santo. Precisamente, chama-se Espírito Santo, porque uma de suas funções principais é santificar o seu povo. A obra santificadora é obra do Espírito Santo em nós. Não vem por esforços humanos, mas vem por obra e graça do Espírito Santo. O que temos que fazer, nós os que cremos que a santificação é por fé? O que temos que fazer? Paulo diz: «Vivam no Espírito, andem pelo Espírito, e então não vão satisfazer os desejos da carne».

Versículos 17-18: «Porque o desejo da carne é contra o Espírito, e o do Espírito é contra a carne; e estes se opõem entre si, para que não façais o que quereis. Mas se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei». Podem notar? O único que pode derrotar a nossa carne, não sou eu, mas o Espírito Santo em mim; porque o Espírito é contra a carne. Deus tem feito morar um poderoso gigante em nós, que, quando se levanta, ele pode derrotar a nossa carne. Mas você não, nem eu.

Eu não posso derrotar a minha carne, nem você pode derrotar a sua carne. Por isso diz que o desejo da carne é contra o Espírito; mas o do Espírito é contra a carne. Tudo o que tenho que fazer é andar no Espírito; tudo o que tenho que fazer é ser guiado pelo Espírito.

Entendo que o Senhor vem compartilhando esta palavra sobre o Espírito entre vocês nestes últimos tempos. Eu me adiciono a essa palavra que o Senhor tem falado. A santificação é por fé, porque é pelo Espírito Santo. E, sem o Espírito Santo, amados irmãos, não há experiência de santidade. Claro, a verdade objetiva é que Cristo nos santificou nele, e nele somos santos. Mas a verdade subjetiva, a verdade da experiência, da prática dessa verdade, só é possível pelo Espírito Santo de Deus.

Não temos outra alternativa. Se é que na experiência e na prática vamos chegar a ser uma igreja verdadeiramente santa, então não temos outra alternativa, a não ser, sermos guiados pelo Espírito de Deus. Não há maneira de experimentar o evangelho, a não ser andando no Espírito.

«As obras da carne são manifestas» (v.19). Ou seja, se procurarmos nos santificar com esforços humanos, isto será terrível, por isso é que Paulo está zangado, e por isso diz: ‘Por favor, não vão por aí, não vão pelos esforços humanos’, porque Paulo sabe que o único resultado não é a santidade, mas o pecado. ‘Se vocês forem por esse caminho, a única coisa que vão se encher é de mais pecados, não de santidade’. Porque «...as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, imundície, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, disputas, ciúmes, iras, contendas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, orgias, e coisas semelhantes a estas; a respeito das quais vos admoesto, como já vos tenho dito antes, que os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus» (vv.19-21).

Esse é o único fruto que se obtém quando alguém busca agradar a Deus por meio da carne, por meio das obras, por meio dos esforços humanos. Olhe que contraditório! Alguém vai atrás da santidade, e do único que se enche é destas imundícies, destes pecados. Por isso Paulo está horrorizado, e diz: ‘Não, por favor, irmãos da Galácia, não vão por aí! O caminho para a santidade é a fé, é o Espírito’.

E o versículo 22 diz: «Mas o fruto do Espírito –não as obras da carne–, mas o fruto do Espírito é gozo, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança; contra tais coisas não há lei». Aleluia! Uma igreja santa, uma igreja que manifesta estas virtudes, mas estas virtudes são só fruto do Espírito. Ou seja, eu tenho que ter o Espírito, tenho que estar cheio do Espírito, tenho que andar no Espírito, tenho que viver pelo Espírito, e então o Espírito manifestará os seus frutos.

É necessário unir a fé ao Espírito

Parece que, no passado, nós enfatizamos muito a fé; mas é necessário unir a fé ao Espírito. Precisamos fazer este elo; porque quando só o explicamos com a fé, repito, parece que ficamos em uma quietude, em uma atitude de passividade; ficamos como anulados. Mas quando unimos a fé com o Espírito, então se esclarece tudo, nos abre um caminho novo.

Então Paulo conclui no versículo 25 do capítulo 5, que me parece que é uma conclusão perfeita. Diz: «Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito». Se você tem a vida pelo Espírito, se quando foi salvo recebeu o Espírito, se tudo começou em ti pelo Espírito, bom, tudo o que terá que fazer é seguir pelo Espírito.

Se você recebeu a vida pelo Espírito, tudo o que tem que fazer é continuar com o Espírito, andar pelo Espírito. É por fé, do principio ao fim, e é pelo Espírito, do principio ao fim. A carne nunca teve lugar, e nunca o terá. Os esforços humanos não servem nem para o começo, nem para o meio, nem para o final; os esforços humanos só fazem que o pecado abunde; os esforços humanos só fazem que o pecado se multiplique. Só o Espírito produz ou reproduz o caráter de Cristo em nós. Só o poderoso Espírito Santo pode levantar-se no meio da igreja e derrotar a nossa carne.

É nisto que você se firma? Aparentemente não era uma grande heresia, era uma coisa muito sutil; mas Paulo sabe que pode ter conseqüências horrendas. Porque, irmãos, nós somos as únicas pessoas neste mundo que vai atrás da santidade. Somos os únicos loucos que estamos falando que é bom sermos santos, e que todo homem deveria aspirar à santidade.

O que há fora é libertinagem. ‘Se comporte mal, para que você fique bem’, é a mensagem lá de fora. Mas que importante é que, somos o único povo da terra que caminha –como disse Paulo a Timóteo: «Segue a justiça, a fé, o amor e a paz»–, que corre atrás destas coisas, tenhamos o caminho correto para fazê-lo, para que o fruto não vá se tornar pior que o intento inicial.

É por fé, mas dizer que é por fé quer dizer que é pelo Espírito. E não dissociemos a fé do Espírito Santo; sempre entendamos que uma coisa significa a outra. Se algo for por fé, então é pelo Espírito. E não há alternativa: Se eu não me relacionar com o Espírito Santo, se eu não tiver comunhão com o Espírito Santo, então não ganho nada dizendo que é por fé, porque quer dizer que o estou fazendo por meio dos esforços humanos.

Síntese de uma mensagem ministrada em Temuco, em julho de 2009.

Design downloaded from free website templates.