Semeando no Espírito

Potencialmente, os cristãos têm a capacidade de semear na carne ou no Espírito.

Gonzalo Sepúlveda

“Não vos enganeis; Deus não pode ser enganado: pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará vida eterna” (Gál. 6:7-8).

Mediante a graça do Senhor, nós, os irmãos que se reúnem neste lugar, temos feito uma semeadura no Espírito. Na palavra citada está presente a carne e a corrupção. «aquele que semeia na sua carne, da carne ceifará corrupção». Você e eu temos potencialmente a capacidade de semear na carne ou no Espírito; dia após dia, estamos fazendo uma destas duas coisas. Durante a semana que passou, todos nós semeamos, quer seja na carne ou no Espírito.

Nós não necessitamos de grande instrução para conhecer quais são os frutos da carne. Quando semeamos na nossa carne, para nós mesmos, o nosso egoísmo, soberba e individualismo se exacerbam e, como resultado, temos obtido uma nefasta colheita. Disso, todos sabemos. Duvido que haja alguém nesta assembléia que não tenha tido, alguma vez, uma má colheita. E na hora da sinceridade, muitas vezes exclamamos: ‘Não estamos colhendo senão o que nós mesmos temos semeado!’.

Mas, hoje, estamos fazendo uma semeadura no Espírito. Já sabemos que não somos apenas corpo e alma; somos também espírito, e que pelo milagre da regeneração, unindo o Espírito de Deus com «o nosso espírito», desfrutamos da sua nova vida em Cristo Jesus.

Deus formou o espírito no homem (Zac. 12:1). «O espírito do homem é a lâmpada do Senhor» (Pv. 20:27) «O mesmo Espírito dá testemunho ao nosso espírito, de que somos filhos de Deus» (Rom. 8:16). O nosso espírito está funcionando agora. No tempo passado, Deus despertou o espírito dos seus servos, despertou o espírito do seu povo, e se levantaram para edificar a casa de Deus (Ag. 1:14). Da mesma maneira, nós estamos hoje crendo; o nosso espírito está vivo, porque o Senhor nos vivificou. Esse é o trabalho do Senhor. Ele faz viver o espírito dos humildes e vivifica o coração dos quebrantados (Is. 57:15).

Estamos semeando no Espírito. O nosso espírito se regozija, como o espírito de Maria: «A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se regozija em Deus meu Salvador» (Luc. 1:46-47). A sua alma engrandece ao Senhor, mas o espírito vai mais longe: regozija-se em Deus seu Salvador! Assim também hoje, o nosso Espírito se regozija. O Senhor nos salvou, o Senhor nos amou. Não podemos entender quão grande é o seu amor. Como o nosso espírito se regozija!

No entanto irmãos, devemos ser também muito sinceros. Estamos trabalhando..., mas também estamos semeando. Não pensemos que, porque este lugar está cheio de irmãos, e porque há uma obra da que fazemos parte, que a colheita já está preparada. Não; ainda estamos em uma etapa de semeadura. Precisamos seguir semeando. O Senhor regará com o seu Espírito esta semeadura, e a seu tempo chegará a bendita colheita.

O propósito eterno de Deus

O Senhor tem um propósito grande, e queremos falar das coisas grandes do Senhor, das coisas eternas. E, com a ajuda do Espírito, depois queremos falar das coisas pequenas; e em seguida, do pequeno, voltaremos ao grande, com a ajuda do Senhor.

Efésios 1:9-10. «…dando-nos a conhecer o mistério da sua vontade…». OH, irmãos, o Deus eterno e todo-poderoso, criador do céu e da terra, propôs algo em si mesmo. Ele tem um propósito, e nós devemos nos interessar muito por tal propósito. O que é o que Deus quer? Por que ele nos criou? Por que estamos aqui? Para que temos as capacidades que temos? Deus tem o propósito «…de reunir todas as coisas em Cristo, na dispensação do cumprimento dos tempos, tanto as que estão nos céus, como as que estão na terra».

Alguém poderia dizer: E o que eu tenho que ver com isso, com os meus problemas, com a minha família, com a minha situação? O que tenho que ver com esse propósito eterno de Deus, com esses mistérios divinos? Deus vai reunir todas as coisas que estão nos céus e na terra. Bom, mas, onde eu entro nisso?

Vejamos Apocalipse 5. Este é um capítulo dedicado ao Cordeiro, ao nosso Senhor Jesus Cristo, quem derramou o seu sangue na cruz e nos redimiu, e que agora está exaltado no meio do trono. Os redimidos já cantaram: «Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos… tu nos redimiste para Deus». E em seguida diz João: «E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos seres viventes, e dos anciões; e o seu número era milhões de milhões, que diziam em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi imolado de tomar poder, as riquezas, a sabedoria, a fortaleza, a honra, a glória e o louvor».

Recordem o versículo que lemos em Efésios: Deus propôs «reunir todas as coisas em Cristo… tanto as que estão nos céus, como as que estão na terra». E Apocalipse 5:13-14 é uma visão antecipada do propósito de Deus completado: «E a toda criatura que está no céu, e sobre a terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, ouvi dizer: Ao que está assentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, a honra, a glória e o poder, pelos séculos dos séculos. Os quatro seres viventes diziam: Amém; e os vinte e quatro anciões se prostraram sobre os seus rostos e adoraram ao que vive pelos séculos dos séculos».

O que o apóstolo Paulo escreveu, inspirado pelo Espírito Santo, em Efésios 1, tem um tom profético, e João em Apocalipse nos relata o cumprimento do que Deus se propôs. Pois o nosso Deus não apenas promete, mas ele cumpre a sua promessa!  Isto alimenta a nossa fé.

Céu, terra e mar, diante do Senhor. E o que dizem? «Ao que está assentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, a honra, a glória e o poder, pelos séculos dos séculos». Que precioso isto soa proclamado pelos santos! A igreja está viva, irmãos! Nosso espírito está vivo, e nosso espírito se regozija em Deus nosso Salvador. A igreja é terrestre e celestial ao mesmo tempo. Terrestre, porque estamos aqui, neste lugar, e neste corpo físico; mas celestial, porque o que acabamos de dizer está dirigido ao trono de Deus nos céus.

Mas, ainda há algo que falta em nós. Há outra profecia de Paulo em Efésios 5:25-27. «… Cristo amou a igreja, e se entregou a si mesmo por ela, para santificá-la, havendo-a purificado no lavamento da água pela palavra, a fim de apresentar a si mesmo, uma igreja gloriosa, que não tivesse mancha nem ruga nem coisa semelhante, mas que seja santa e sem mancha».

Se nós olharmos para a igreja com os olhos humanos, desalentamo-nos; se olharmos a história da igreja, nos frustramos, pois vemos que mais são os seus fracassos que os seus triunfos. Mas a infidelidade do homem não anulará as Escrituras, nem porá em dúvida a fidelidade do nosso Deus.

Cristo amou a igreja,  e nós somos parte dela, os redimidos pelo sangue do Cordeiro. Obrigado, Senhor! «Cristo amou a igreja, e se entregou a si mesmo por ela». Isto diz o Espírito Santo, para que também nos enamoremos do Senhor, para que o apreciemos e nos maravilhemos em seu amor.

«…a fim de apresentar a si mesmo, uma igreja gloriosa…». Os anos têm passado, e os nossos olhos não conseguem ainda ver. E é possível que, enquanto estejamos na terra, não vejamos muito. Quantos irmãos partiram sem ver isto! Fecharam os seus olhos, e já não estão conosco. Não sabemos quanto desta glória chegaremos a ver aqui embaixo.

Retornemos a Apocalipse. Recordem que no capítulo 5 diz que os vinte e quatro anciões se prostraram sobre os seus rostos e disseram: «Amém». Prestem atenção agora em Apocalipse 19:4-8. «E os vinte e quatro anciões e os quatro seres viventes se prostraram em terra e adoraram a Deus, que estava sentado no trono, e diziam: Amém! Aleluia! E saiu do trono uma voz que dizia: Louvai a nosso Deus todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. E ouvi como a voz de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas, e como a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia, porque o Senhor nosso Deus todo-poderoso reina! Regozijemo-nos e alegremo-nos e lhe demos glória; porque é chegada as bodas do Cordeiro, e a sua esposa se preparou. E a ela lhe foi concedido que se vestisse de linho fino, limpo e resplandecente; porque o linho fino são as ações justas dos santos».

Glórias ao Senhor! No propósito eterno de Deus, no mistério de sua vontade –de reunir tudo em Cristo– aparece em Apocalipse que toda a criação adora ao que está assentado no trono e ao Cordeiro. Mas em Apocalipse 5 ‘parece que falta algo’ (ou ‘Alguém’), que se completa em Apocalipse 19, porque o Cordeiro, que é exaltado e glorificado por toda criatura, e em torno de quem tudo se reúne, agora tem umas bodas! Aí aparece agora a igreja gloriosa, que o Senhor apresenta a si mesmo!

Bendito seja o nome do Senhor! Irmão, isto não lhe parece uma boa notícia? Você, que se vê fraco, em seus fracassos, cheio de problemas; você, foi escolhido desde antes da fundação do mundo; foi objeto do amor do Senhor Jesus Cristo crucificado para o lavamento de todos os seus pecados, e você foi ungido pelo Espírito Santo, que agora nos conduz até essa glória onde estaremos com o Senhor para sempre.

Não estaremos ‘em um cantinho do céu’, como se diz às vezes com uma humildade afetada, mas onde o Senhor está, estaremos com ele, e veremos a sua glória. Cremos nisto. Somos crentes! Sim, irmãos, e estamos fundamentados sobre uma Rocha firme, uma Rocha inabalável. Sobre esta Rocha está fundada a igreja, a esposa do Cordeiro, a que se veste de linho fino, limpo e resplandecente, que acompanhará o Cordeiro pela eternidade. Glória ao nome do Senhor!

Você me dirá: ‘Irmão, regozijo-me na palavra, mas é tão celestial! Tenho que esperar morrer e ressuscitar para chegar ao cumprimento da palavra. E eu tenho problemas em minha casa hoje, tenho conflitos comigo mesmo hoje, tenho dívidas hoje; eu venho a esta reunião porque necessito socorro para hoje. Esta semana tenho que enfrentar mil problemas’.

Bom, aqui nos mostra o caminho, e nos mostra a meta. Cristo e a igreja, a consumação. Para lá é que o Senhor nos leva. Mas, daqui para lá, no caminho que temos que andar, como vamos caminhar? O que o Senhor tem dito irmãos? O que o Espírito de Deus falou aos nossos corações nestes dias? «Não vos deixarei órfãos; virei a vós» (Jo. 14:18). «Convém-lhes que eu vá; porque se eu não for, o Consolador não viria a vós» (Jo. 16:7).

Quando o Senhor Jesus estava em seu corpo de carne, na terra, ele estava com os discípulos, mas não podia estar nos discípulos. Hoje em dia, nós somos o templo do Espírito Santo, e temos ao Senhor dentro de nós. O Espírito de Deus veio; e ficou conosco para sempre.

A história está quase se fechando, e a história não se fechará com uma igreja moribunda – se fechará com uma igreja gloriosa. Quanto mais nos aproximamos das bodas, estamos mais bem vestidos, porque não estamos sozinhos. Se você e eu tivéssemos sido deixados a nossa sorte, já não estaríamos aqui. Mas o Senhor foi fiel; ele nos guardou, e nos perdoou uma e outra vez. Teve paciência e misericórdia de nós; nos acompanhou. Entristecemo-lo uma e outra vez; não fomos gentis com ele, não fomos amáveis; muitas vezes lhe causamos dores, mas o Senhor foi tão fiel! Por isso, devemos semear no Espírito, para que o Espírito não siga sendo entristecido; porque o Espírito quer nos levar até esse encontro maravilhoso naquelas bodas final.

Isto nos recorda uma figura bíblica, em Gênesis. É a história de Isaque. Abraão mandou o seu servo Eliezer procurar uma esposa entre os seus parentes, para o seu filho Isaque. E Eliezer, que é figura do Espírito Santo, foi, e não se equivocou em nenhum dos passos que deu. Porque assim é o Espírito Santo, certeiro no que faz. Encontrou a jovem que buscava. Era uma mulher diligente. Encontrou-a e a conduziu por todo o caminho de retorno até o seu amo Isaque. Não lhe disse: ‘Vai; estão te esperando’. Não. Trouxe-lhe vestidos e presentes, e a acompanhou por todo o caminho, até que, chegando, aparece à distância um homem, e lhe diz: «Quem é esse homem que vem para nós?». E Eliezer responde: «Esse é o meu senhor». Então Rebeca cobriu o seu rosto (Gên. 24).

Que cena mais maravilhosa! O Espírito Santo está ali, tipificado nesse servo que se preocupou que Rebeca percorresse todo o caminho, até apresentá-la ao amado que a esperava. Assim o Senhor está esperando por nós. E está confiando plenamente, não em suas forças nem nas minhas; mas naquele que enviou do céu, o qual temos hoje de Deus, enviado pelo Pai e pelo Filho, e que está dentro de nós, contigo e comigo, para nos guiar. Aleluia!

O que Deus nos concedeu

Ninguém pode chamar Jesus de Senhor, a não ser pelo Espírito Santo. Por isso hoje declaramos: «Jesus Cristo é o Senhor». O Espírito Santo trabalhou contigo e comigo; por isso permanecemos até o dia de hoje.

E o que é que o Espírito quer hoje irmãos? 1ª Coríntios 2:12: «E nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que saibamos o que Deus nos tem concedido». Este versículo toda a igreja deve saber. Seria indesculpável se você não soubesse disto. Se você tiver um depósito em um banco, você estaria muito bem informado do que tem, porque é uma riqueza imensa; você não pode descuidá-la. Nós recebemos o Espírito que provém de Deus, «para que saibamos o que Deus nos tem concedido».

Irmão, seria uma tremenda perda; você teria uma pobreza muito grande, seria um ‘mendigo rico’. Se você conhecer histórias de pessoas que mendigam nas ruas, vai descobrir que muitas delas eram milionárias. Muitos cristãos são assim. Acaso não diz a Escritura, entre parênteses: «Mas tu és rico» (Ap. 2:9)? Acaso não diz que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo Jesus (Rom. 8:17)?

Nós somos riquíssimos! E como pode um rico se vestir tão mal? Recordem que as vestimentas da igreja são as ações justas dos santos. Porque a fé sem obras é morta. Temos dito que temos fé; mas a Escritura diz claramente que a fé deve ter obras. Então, como é que, sendo tão ricos, vestimo-nos tão mal? Porque não sabemos o que Deus nos concedeu.

Irmãos, recebemos «o Espírito que provém de Deus, para que saibamos o que Deus nos tem concedido». OH, irmãos, nós somos tão ignorantes a respeito da nossa herança; conhecemos muito pouco desta tremenda riqueza que ele nos tem dado. Aquele que habita em nós é o mesmo Espírito que na criação de Gênesis 1 se movia sobre a face das águas, como preparando o cenário para uma magnífica criação; aquele que habita em nós é o mesmo Espírito que encheu de poder o Senhor Jesus; é o mesmo Espírito que ressuscitou ao Senhor dentre os mortos, é Deus, irmãos!

Se você e eu somos pessoas que temos a Deus dentro de nós, que o contemos, que o levamos, e caso as nossas obras forem más, e os nossos frutos não sejam agradáveis ao Senhor, e que a nossa fé seja teórica, e sejam palavras e não poder, então estamos negando o que temos, estamos ignorando o potencial que temos.

Os cientistas dizem que ocupamos um mínimo dos neurônios do nosso cérebro, que desenvolvemos umas poucas habilidades, e nos conformamos com isso. Isso é parte da queda de Adão. Quando alguém desenvolve o seu intelecto, nós dizemos: ‘Que inteligente é este homem!’. Essa inteligência está em todos nós, de uma ou de outra maneira, e ocupamos uma mínima parte do que ele nos concedeu. Nós, irmãos, por causa da queda, nos conformamos (em sentido figurado) de saber ler e escrever, somar e subtrair; desenvolvemos muito pouco as habilidades com que Deus nos dotou.

E esse mesmo tratamento damos ao Espírito Santo, ou pior ainda. Nós não sabemos a capacidade que ele tem, que alcance ele tem, que poder se pode expressar pelo Espírito Santo que habita no coração do crente.

Amado irmão, «nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus». Há Alguém que está aqui, dentro do nosso coração; e o nosso clamor neste tempo é: ‘Senhor, nos ajude a ser sensíveis ao trabalho do Espírito, à voz do Espírito, aos movimentos do Espírito Santo dentro do nosso coração. Que o meu ouvido não se torne pesado; que seja sensível quando o Espírito está me falando; que a minha vontade esteja inclinada, que a minha alma se sujeite’.

Que preciosa deve ser uma alma sujeita ao Espírito, governada pelo Espírito, inspirada pelo Espírito de Deus! OH, irmãos, impressiona-me a Escritura que diz: «Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder» (1ª Cor. 4:20). O Senhor não quer que tenhamos somente uma teoria aqui na reunião, mas tenhamos poder cada dia, para enfrentar as fraquezas da carne. Não estamos pensando no poder para coisas espetaculares. O Senhor é poderoso para fazê-las; não vamos restringi-lo. Mas o Espírito do Senhor é tão sábio, irmãos. Inclinemos-nos diante dessa sabedoria.

Muitos servos de Deus foram homens poderosamente usados, mas que depois fracassaram penosamente em sua vida moral; porque o seu coração não estava tratado. Não conheceram a cruz, não conheceram a vida de corpo, não conheceram profundamente o Senhor. Provaram os atos milagrosos, mas não foram aprovados quanto ao seu caráter. Cristo não foi formado neles.

O Senhor quer fruto em nós. Quer que a fé vá acompanhada de ação, de obra. E para isso, quem é suficiente? Não eu, mas Aquele que habita dentro de mim. O Senhor é poderoso, para que você e eu sejamos homens santos; o Senhor que está em nós é poderoso, para que sejamos sábios, para que sejamos pessoas equilibradas.

Admiramos o poder de Deus no livro de Atos; mas entendemos claramente que, nestes tempos, o Espírito Santo não está procurando chamar a atenção dos homens somente com atos milagrosos. Deus está reunindo a sua igreja, para apresentar-lhe gloriosa. Isso está de acordo com o propósito de Deus.

Uma das piores falta que caracteriza o cristianismo dos nossos dias é a falta de temor de Deus. Muitos cristãos atuam como o mundo, como se não houvesse Deus. Quão triste está o Espírito! Mas o Senhor está semeando esta palavra em nós. Imaginem vocês centenas, ou milhares de crentes com sabedoria, com inteligência, com conselho, com poder, com conhecimento e com temor de Deus? (Isaías 11:2-3).

Damos graças ao Senhor pelo que está acontecendo. Mas tem que ocorrer muito mais ainda. Não sejamos estreitos em nossa maneira de pensar. Temos Alguém dentro de nós! E na medida que o atendemos, mais desta vida poderosa, mais este caráter se manifestará.

Pedro e João foram orar no templo. Havia alguém na entrada, mendigando – um coxo. Quantos coxos, quantos doentes não deveria ter ali? Muitos, certamente. Mas tinha que ser aquele homem, nesse dia, nesse exato momento.

Essa pessoa ficou olhando, esperando receber uma esmola. Pedro o olha nos seus olhos, e lhe diz: «Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, te dou» (At. 3:6). «O que tenho». Como nós gostamos dessa expressão! O que a igreja tem; o que você tem. OH, se todos nós fôssemos inspirados assim pelo Espírito, socorridos pelo Espírito, e que houvesse frutos de fé, pelo Espírito, todos diríamos: «O que tenho». Porque você não pode dar o que não tem.

«…o que tenho te dou; no nome de Jesus Cristo de Nazaré, levanta-te e anda». A cidade se comoveu, todos olharam atônitos para Pedro e para João. E eles, com equilíbrio santo, não se envaideceram nem um milímetro. Se você ler o livro de Atos, encontrará estas palavras: «Varões israelitas… por que põem os olhos em nós, como se por nosso poder ou piedade tivéssemos feito andar a este?» (Atos 3:12).

Que equilíbrio emocional, que caráter santo! Provaram o poder, curaram ao coxo; mas eles se puseram de lado, e disseram: «Não é por nosso poder, não é por nossa piedade, não é por nossa justiça. O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó glorificou o seu Filho Jesus, a quem vocês crucificaram, e pelo nome dele e por seu poder, este homem está são». Ele é quem deve receber a honra e o louvor. E não houve alarde, nenhuma palavra estranha.

Assim é que o Espírito do Senhor tem que nos conduzir. Mas o que agora estamos enfatizando é o que temos, o que recebemos. Porque há um objetivo glorioso no final da história: o Senhor apresentará a si mesmo uma igreja gloriosa, vestida de linho fino, limpo e resplandecente; porque o linho fino são as ações justas dos santos. Não a palavrório dos santos, mas o fruto dos santos.

E ninguém pode dar fruto, a menos que primeiro haja uma semeadura. Hoje estamos apenas semeando. Não nos entusiasmemos muito. Estamos semeando. Mas, ao mesmo tempo, sonhando; porque se semearmos no Espírito, do Espírito ceifaremos vida eterna, poder, graça, sabedoria, conselho, equilíbrio. Bendito seja o nome do Senhor!

Que coisas o Senhor fará? Até aqui não nos deixou sozinhos, e não nos abandonará, até que cheguemos ao final desta bendita carreira. Obrigado, Senhor! Mas Deus ainda não está conformado. Sejamos inconformistas, irmãos. Ele está trabalhando dentro de ti e dentro de mim; está soprando, está avivando a chama, para que a chama esteja acesa, para que este mundo chegue a conhecer outro tipo de cristianismo – cristãos que não têm apenas palavras, mas também poder; que não têm apenas doutrina, mas também fruto, e que o que crêem se transforma em obra, e em uma conduta que agrada ao Senhor, para que haja frutos visíveis diante do mundo que nos rodeia.

Que o Senhor nos socorra.

Síntese de uma mensagem ministrada em Temuco, em abril do 2009.

Design downloaded from free website templates.