Evangelizando a igreja

O evangelho de João foi escrito para a igreja.

Juvenal Santos de Moura

"E elevando eles os seus olhos, a ninguém viram a não ser a Jesus somente" (Mateus 17:8).

O livro de João foi escrito para a igreja, foi escrito para nos mostrar o caminho dos últimos tempos. Os outros evangelhos coincidem entre si, mas o de João é específico. Penso que João foi usado pelo Espírito Santo para nos fazer estar atentos ao tempo do fim.

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (e vimos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai), cheio de graça e de verdade" (João 1:14). João viu a glória do Senhor, "cheio de graça e de verdade". E ele diz que essa glória habitou entre nós, porque Cristo é a glória de Deus. Cristo não só contém a glória de Deus: Cristo é a glória de Deus. Ele é a absoluta glória de toda a criação e a absoluta glória da igreja.

Não há nenhuma glória para nós, nem em nós mesmos. A única glória da igreja é Cristo. Nós temos que ver essa glória, ser motivados por essa glória. É por essa glória que temos que nos servir uns aos outros. É Cristo quem trabalhará em nós.

Ele já veio a nós. A religião tenta ir para Deus, mas João diz que o Senhor veio e habitou entre nós. Ele fez um tabernáculo em nós; não somente entre nós, mas em nós. Ele fez de nós um tabernáculo.

Segundo Hebreus capítulo 3, nós somos a casa de Deus. Ali há adoração, há um serviço de adoração, ali há contrição, ali sempre diminui o homem e a glória sempre é para o Senhor, porque ele é a glória e ele habita conosco. Maravilhoso! Eu creio que o Senhor habita em mim. Temos que confessar isto também e ser submersos nesta realidade. Glória ao Senhor! Ele habita em nós.

Graças ao Senhor que se fez carne e habitou entre nós. Ele recebeu um tabernáculo de Deus, um corpo, para ir para a cruz. Indo para a cruz, ele é o nosso redentor, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Graças a Deus, os nossos pecados passados foram apagados, e todos os pecados presentes também podem ser apagados. Basta crer no poder do sangue de Jesus, o sangue da sua cruz que foi derramada por nós. Devemos dar graças a Deus sempre que olhamos para o Cordeiro.

Recordemos o versículo de Mateus 17:8 "E elevando eles os seus olhos, a ninguém viram a não ser a Jesus somente". Unicamente a Jesus.

Vejamos João capítulo 2 versículo 11. Quando o Senhor transforma a água em vinho, João nos diz: "Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória". Aqui João está mostrando a glória do Senhor. "E os seus discípulos creram nele". Quem são os seus discípulos? São crentes ou incrédulos? São crentes, são pessoas que estão seguindo o Senhor. O livro de João desperta a nossa consciência para continuar seguindo o Senhor, crendo nele.

A Palavra diz que, quando o povo de Israel saiu do Egito, muitos caíram no deserto, porque não creram. Eles não conseguiram concluir a sua jornada, mas nós temos que concluir a nossa. Devemos estar firmes até o dia de Jesus Cristo. Precisamos nos santificar em espírito, alma e corpo até o dia de Jesus Cristo, porque estamos esperando a vinda do Senhor.

O nosso corpo é templo do Espírito Santo. O irmão Watchman Nee dizia que certa vez em um trem, quando viajava para outra cidade, um grupo de pessoas jogava cartas e, faltando-lhes um jogador, disseram-lhe: 'Você poderia nos ajudar a formar o grupo?'. Respondendo-lhes, disse: 'Infelizmente, não posso'. Então lhe disseram: 'E por que não pode?'. O irmão Nee disse: 'Porque eu não tenho mãos'. Disseram-lhe: 'E para que são então essas duas mãos aí?'. Ele lhes respondeu: 'Estas mãos não são minhas, são do Senhor; já não me pertencem '. As nossas mãos e os nossos pés, tudo é do Senhor. Cristo é tudo em todos. Tudo pertence a Ele. Não somos mais de nós mesmos. Precisamos reconhecer isso; então a igreja realmente vai ter a glória do Senhor.

Certo irmão diz que o Senhor não usa a nossa maneira de ver, nem a nossa maneira de falar, nem a nossa maneira de pregar, nem a nossa maneira de andar. Ele usa os nossos olhos, a nossa boca, os nossos pés e mãos. Porque é o Senhor quem tem que falar e usar os nossos membros como ele quiser. Apresenteis os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça. Isso diz Romanos.

Vejamos outro texto em João 11:49-52: "Então Caifás, um deles, sumo sacerdote naquele ano, disse-lhes: Vós nada sabeis; nem pensais que nos convém que um homem morra pelo povo, e nem que toda a nação pereça. Isto não o disse de si mesmo, mas porque era sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus haveria de morrer pela nação; e não somente pela nação, mas também para congregar em um corpo os filhos de Deus que estavam dispersos".

Irmãos, isto que está aqui é uma palavra para evangelizar a alguém do mundo ou para evangelizar a alguém da igreja? Dizer: 'Jesus morreu por nós, para que nós sejamos um corpo', é uma palavra de evangelização para nós. O Senhor está trazendo a evangelização para a sua igreja. Qual mensagem de evangelização? A mesma mensagem do evangelho, que Cristo nos fez um corpo, nos reunindo em si mesmo.

Aquele que está em Cristo é um comigo - diz o Senhor - e eu sou um com ele. Então podemos cantar: "Somos um, somos irmãos...". Esta canção é uma mensagem de evangelização para toda a América Latina, porque estamos sendo evangelizados quando cantamos. Não podemos ser como alguns irmãos, que antigamente cantavam assim: 'Não posso viver sem ti, meu irmão'. Mas depois desapareciam. Creio que eles se esqueceram de dizer: 'Eu não posso viver contigo, meu irmão'. Cantávamos e dançávamos, e agora estamos separados.

Que nunca mais saia da nossa boca nenhuma palavra leviana que não seja produto de uma realidade. Que seja o fruto do poder de Cristo em nós. Se não o estamos vivendo, vamos render o nosso coração ao Senhor, para que Cristo opere em nós.

Os oito "Eu sou"

Então, esta palavra é para que a igreja alcance o caminho da glória do Senhor. João é o único livro onde o Senhor diz oito vezes que Ele é. Então, se nós chegarmos à conclusão de que na igreja ninguém É, só Cristo É, então realmente vamos corresponder ao propósito de Deus.

Em João 6:35, o Senhor diz: "Eu sou o pão da vida". O sustento e o alimento da igreja é Cristo. Ainda que encontremos bons pregadores, tudo o que deve vir por eles deve ser o pão da vida. O pão da vida é Cristo. Os servos do Senhor são como uma bandeja. O pão da vida é colocado nessa bandeja. Você não comerá a bandeja, você comerá o pão. Cristo é o pão da vida. Se quiser ter vida, coma a Cristo. Quer viver, viva por Cristo. Ele é o Senhor. Devemos nos alimentar dele para crescer.

João 8:12: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida". Nós andamos pela luz do Senhor, a qual está na igreja. Essa luz não pode ser substituída. A luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus. Podemos ver que em outro tempo Moisés teve essa glória em seu rosto; mas foi posto um véu sobre a sua cabeça para não ver o fim da glória daquele ministério.

Aquele ministério foi chamado ministério da morte, segundo 2ª Coríntios 3:13: "...e não como Moisés, que punha um véu sobre o seu rosto, para que os filhos de Israel não fixassem os olhos no fim daquilo que tinha que ser abolido". Em outra versão diz assim: "para que não olhassem firmemente"; porque se eles tivessem olhado firmemente, não teriam tido esperança, porque aquilo tinha um fim.

Mas quando olhamos o rosto de Jesus, vemos a glória eterna de Deus, uma glória que não se desvanece, uma glória que o Senhor quer trazer até nós. Por isso diz no verso 17 e 18: "Porque o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. Portanto, nós todos, olhando o rosto descoberto como em um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor". Aqui sim podemos olhar firmemente, podemos olhar com liberdade. "Olhar", em português, quer dizer, "apontar para frente, para um alvo".

Quando olhamos para a glória do Senhor sem nada diante do nosso rosto, nada que possa nos distrair, vamos ser transformados de glória em glória, na mesma imagem. Então quando olhamos a igreja, quando vemos o rosto dos irmãos, o nosso serviço vai ser um serviço de amor, porque veremos Cristo em todos os irmãos.

João 10:9: "Eu sou a porta; quem entrar por mim será salvo; e entrará, e sairá, e achará pastagens". O Senhor Jesus é a porta. Mas sabemos que através de todos estes séculos a religião se levantou e muitas portas foram abertas. Então as pessoas dizem: 'Todas as religiões levam a Deus'. Inclusive muitos crentes assimilaram isto e levantaram muitas portas, por falta de conhecimento de quem é a porta.

Os crentes hoje devem retornar e entrar pela porta. O Senhor está chamando os crentes para voltar para o princípio e entrar pela porta verdadeira, porque ali encontrarão pastagens, porque ali há um só rebanho e um só pastor que guiará o seu povo. Não dará prioridade a nada mais, haverá um só rebanho e um só pastor. E o Senhor será glorificado. Porque a verdade para a igreja é uma só; não duas nem três. Não esta bandeira, nem aquela outra. Só uma igreja, aquela que o Senhor Jesus levantou. Ele não levantou dez ou vinte igrejas em cada cidade.

Uma vez um pregador muito conhecido dizia assim: 'vou ler a carta escrita à segunda igreja de Corinto'. Onde está a segunda igreja de Corinto? Paulo não falou isso em suas cartas. Se houvesse uma terceira carta aos coríntios este irmão pensaria que havia uma terceira igreja em Corinto. Não irmãos, só uma. Nós somos um, porque há um só pastor e só uma porta. E quando entramos por essa porta, encontramo-nos com o Pastor.

João 10:11. Já falamos da porta e do Pastor; portanto esta passagem não requer muito mais comentário. "Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas". Então vemos aqui que o Senhor Jesus deu a sua vida por aqueles que entram pela porta. Eles entram pela porta, e quando entram e estão de frente para o pastor, o pastor lhes dá vida. Irmão, não é a religião que te dá vida, o Pastor é quem dá vida. Mas temos que entrar pela porta.

Vejamos João 11:25. Estamos lendo todas estas passagens para mostrar quem é o que é. Esta é a majestade da glória do Senhor Jesus. O Senhor nunca vai dar testemunho de algum outro, nem o Pai dará testemunho de outro. O Pai vai dizer: "Este é o meu Filho amado, em quem está todo o meu prazer", o Senhor Jesus. A igreja tem que conhecer o grande EU SOU da igreja.

João 11:25 também nos diz: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá". Aqui, o Senhor Jesus não está dizendo que ele ressuscita. Não está dizendo: 'Eu posso te ressuscitar; eu posso fazer o milagre da ressurreição'. Não fique esperando o milagre da ressurreição. Viva nele, que É a ressurreição. Ele diz: "Eu sou a ressurreição"; "Eu sou a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá".

Ao anjo da igreja em Sardes, que está em Apocalipse, o Senhor lhe diz: "...Tens nome de que vives, e estais morto". Ele precisa conhecer a ressurreição. Quem é a ressurreição? Há muitos pastores que estão pregando como se estivessem vivos, mas estão mortos. Eles precisam conhecer a ressurreição. Quem é a ressurreição? Jesus é a ressurreição e a vida. Se você crer nele, agora mesmo serás vivificado. Basta crer no Senhor.

Hoje em dia há muitos 'crentes incrédulos' na igreja. Eles crêem em milagres, eles crêem em muitas coisas. Mas não crê no Senhor Jesus. Assim como os discípulos que caminhavam com o Senhor e viam os seus milagres, mas não criam nele. Felipe chegou a dizer: "mostra-nos o Pai, e isto nos basta". Jesus lhe diz: "Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces Felipe? Quem me viu a mim , viu o Pai". Felipe cria que o Senhor fazia milagres, mas não cria no Senhor. Ele não cria que o Senhor era a revelação do Pai, a glória do Pai, a própria imagem da sua substância.

Essa é a grandeza do Senhor, ser a imagem exata da pessoa de Deus. Nós devemos crer nele, ainda que não faça nenhum milagre para nós. A sua grandeza não será diminuída para nós, se continuarmos vendo a sua grandeza, a sua glória. Então nada será mais importante para nós.

João 14:6: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". Aqui temos o Senhor mostrando-se como o caminho, e a verdade, e a vida.

Só pode conhecer a verdade aquele que está no caminho, e só pode experimentar a vida aquele que conhece a verdade. Porque o Senhor Jesus estabeleceu um princípio: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Se não fôssemos livres, não poderíamos experimentar maiores coisas de Deus, não poderíamos experimentar a revelação de Deus. E do que mais temos necessidade é de sermos livres de nós mesmos. Foi mais fácil para Deus libertar o povo de Israel da terra do Egito, do que libertar o povo de si mesmo. O povo não foi livre de si mesmo e não alcançou o propósito de Deus. Então, precisamos conhecer a verdade.

Um irmão dizia que cada vez que Cristo se revelava a Pedro, o Senhor dava um tratamento na vida de Pedro. Esse tratamento era uma manifestação da verdade para Pedro, caso contrário, o Senhor não poderia lhe revelar outra fase da sua glória. Se não recebermos o tratamento da parte do Senhor, não podemos receber a transformação.

Às vezes pensamos que a cruz é um sofrimento muito grande. E podemos dizer: 'Sim, o meu marido é a minha cruz', ou 'A minha esposa é a minha cruz', ou 'Aquele irmão é uma cruz para mim', ou 'Esse obreiro é a minha cruz'. Não, irmãos, a cruz é a manifestação da verdade de Deus para a nossa vida, e quando abrimos o nosso coração para a verdade do Senhor, nós não gostamos de ouvir a verdade. Mas quando abrimos o nosso coração à verdade do Senhor, então somos libertados, e quando somos livres, somos transformados de glória em glória na mesma imagem do Senhor pelo Espírito do Senhor. Aleluia! Aí nós podemos manifestar a vida do Senhor.

João 15:1 diz: "Eu sou a videira verdadeira, e meu pai é o lavrador". Só leremos esta passagem. Não faremos comentário.

Mas em João 18:5-6, concentram-se as outras 7 vezes em que Jesus disse: "Eu sou". Diz assim: "Responderam-lhe: A Jesus, o nazareno. Jesus lhes disse: Sou eu. E estava também com eles Judas, que o entregava. Quando lhes disse: Sou eu, retrocederam, e caíram por terra".

Irmão, você já caiu por terra? Já descobriu quem é o que é? Quando você descobre quem é o que é, você cai por terra. Diante do Senhor ninguém vai ficar em pé. Nós caímos para dar toda a glória ao Senhor.

Síntese de uma mensagem ministrada em Callejones, em janeiro de 2008.

Design downloaded from free website templates.