Graça, tribulação e glória

O corredor da tribulação nos leva da habitação da graça à habitação da glória.

Dana Congdon

Leituras: João 1:14-18, Romanos 5:1-5.

Uma visão profética dos últimos anos

Aqueles que têm um sentido profético da história podem notar que a quarenta anos atrás, em meados dos anos 60, foi como se o inimigo se levantasse do abismo para atacar à igreja. Quando isso aconteceu, começaram a ocorrer muitas coisas tremendamente malignas. Israel foi atacado e houve uma tentativa de destruí-lo, e também a igreja foi perseguida em muitos lugares.

Sabemos também que nessa época começou a Revolução Cultural na China. Milhões de cristãos foram perseguidos e assassinados. Houve uma erosão em nações que até então tinham sido piedosas. Os valores e a vida familiar tiveram uma quebra e começaram a acontecer muitos divórcios. Nos Estados Unidos, os 'hippies' introduziram o 'amor livre' e uma nova concepção da sexualidade. Do mesmo modo, começou a manifestar uma grande rebeldia contra as autoridades estabelecidas, e também nessa época surgiram impérios malignos.

Mas Deus reagiu contra esse ataque maligno. A Bíblia nos diz que quando o inimigo vem como um rio, o Espírito do Senhor levanta uma bandeira contra ele. Houve uma reação da parte de Deus, e começamos a ouvir a respeito de algo novo: o movimento carismático. Nos Estados Unidos, iniciou-se o chamado 'Movimento de Jesus', e milhares de jovens foram salvos. E na China, como no Chile e nos Estados Unidos, Deus derramou a sua graça, como uma reação ao mal que estava se levantando.

A Bíblia nos diz que quando abundou o pecado superabundou a graça. Alguns cristãos estudiosos do movimento missionário revisaram algumas estatísticas, e ficaram surpreendidos com o que ali descobriram. Eles reuniram dados de todas as missões ao redor do mundo, e comprovaram que houve um momento específico no tempo em que os números diferiam totalmente da história das missões cristãs.

Particularmente nas três décadas desde 1970 a 2000, descobriram estatísticas assombrosas. As denominações tradicionais continuaram com a sua taxa habitual de crescimento dos anos 40 ou 50. Mas quando os missionários vinculados a uma denominação voltavam para as suas sedes e davam a notícia do que acontecia nos lugares de onde vinham, contavam algo extraordinário. 'Parece que nestes últimos trinta anos, há mais de quinhentos milhões de pessoas nascidas de novo'. O que estava acontecendo?

Eles olhavam as estatísticas das suas próprias denominações, e não viam nenhum crescimento superior ao normal. Mas então começaram a conhecer informações de alguns movimentos 'não oficiais': igrejas que se reuniam em casas, igrejas que não tinham pastores com um treinamento formal, igrejas que não tinham edifícios.

Na China, nas igrejas pelas casas, registrou-se 71 milhões de cristãos nos últimos trinta anos. O sangue dos mártires cristãos que padeceram na época da Revolução Cultural foi a semente de muitos outros que vieram para o Reino.

Então os estudiosos das missões tiveram que inventar uma nova categoria, e chamaram estas pessoas de 'os cristãos da Grande Comissão'. Não sabem como catalogá-los. 'São evangélicos, sim, mas não exatamente evangélicos; são carismáticos, mas não exatamente carismáticos, porque não põem a ênfase só nos dons. São como pentecostais, mas não exatamente isso. Então, quem são? Não podemos dizer exatamente quem são eles'. É uma nova categoria, mas aí é onde está crescendo o reino de Deus. Louvado seja Deus!

Há uma obra oculta levantando-se em todo o mundo. Pela graça de Deus, muitos estão vindo para o seu Reino. Ele diz: "Vão para as encruzilhadas dos caminhos, e que se encha a minha casa". E ele está fazendo isto nos últimos dias. Há uma colheita que está ocorrendo agora.

Deus está se movendo na Rússia

Quero lhes contar um exemplo muito breve. Nos últimos anos, tive o privilégio de viajar para a Rússia. Como sabem, a Cortina de Ferro foi retirada em 1991. Nos últimos anos pude visitar duas igrejas na Sibéria. Em 1991, dois irmãos foram para a Ucrânia, um de 23 anos e outro de 21. E quando visitei essa área em 2001, as igrejas nessas duas cidades tinham 6.000 membros. Deus abriu a porta do Reino, e esses irmãos são servos ali.

Deus se move tão rapidamente que eles não têm tempo de construir edifícios. E isto é o que acontece: Uma irmã vem para a reunião e é salva, mas ela vive em uma aldeia a quinze quilômetros dali. Ela diz aos irmãos: 'Bem, eu fui salva, mas estou sozinha nessa aldeia'. E eles lhe dizem: 'Está bem, enviaremos uma irmã que irá fazer um estudo bíblico com você'. E vai lá uma irmã de 24 anos de idade que foi salva a apenas seis meses, e simplesmente lêem a Bíblia. As pessoas da aldeia ouvem que vai vir alguém para ler a Bíblia, e vão a casa dela. Eles vivem em cabanas com um só quarto, e ali se aglomeram cinqüenta pessoas.

Ela abre a sua Bíblia e começa a ler: "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo...". E alguém pergunta: 'Ei, o que é um apóstolo?'. 'Me diga, quem é esse Jesus Cristo?'. 'O que quer dizer justificação?'. Ela explica, ou diz: 'Não sei, eu sou salva a apenas seis meses'. Então, lê um capítulo, há consultas, e em seguida pergunta-lhes: 'Quem quer ser salvo?'. Cinco pessoas são salvas.

Em dois meses há ali uma igreja de cinqüenta pessoas, e enviam-lhes um ancião - um irmão que já é cristão por mais de um ano. É um ancião! E esse irmão vai e batiza-os. Mas há outro problema: uma irmã que foi salva é de outra aldeia. E então enviam essa irmã que acaba de ser salva e ela vai a essa outra aldeia e começa a ler Romanos, e em seis meses há uma nova igreja nessa outra aldeia. Então, nesses dois lugares, eles têm como uma igreja central que é como se fosse Temuco. Nos dias de domingo têm uma reunião evangelística, e comparecem três mil pessoas. Mas, além disso, têm trezentas igrejas nas casas. Isso foi a última vez que eu pude ver. Certamente, há mais hoje.

Deus está reunindo às pessoas por sua graça. O seu Reino está sendo edificado por sua graça. Na Rússia as pessoas têm fome pelo evangelho. Minha esposa e eu fomos lá no último Natal. Na noite de Natal fizeram uma reunião evangelística em uma quadra de esportes de hóquei sobre o gelo. Puseram uma espécie de carpete sobre o gelo. Sentamo-nos ali. Estava gelado. Os irmãos e irmãs começaram a cantar e a adorar a Deus.

Eu me levantei e preguei o evangelho em Lucas capítulo 2, sobre o nascimento de Jesus. Disse às pessoas que Deus nos deu muitas coisas: vida, inteligência, um lugar para viver; mas o dom de sua graça foi o seu Filho, e ele o enviou a este mundo para morrer na cruz pelos nossos pecados. Os russos não resistiram essas boas novas e mais de quatrocentas e cinqüenta pessoas foram salvas essa noite. Em todo lugar aonde íamos, as pessoas eram salvas. O evangelho agora está chegando a áreas mais longínquas, onde há atividade demoníaca muito intensa. Deus está libertando eles do seu cativeiro. As pessoas estão sendo salvas. Esta é a graça maravilhosa de Deus.

A habitação da graça

Olhem o que diz a Escritura em Romanos 5:1-2. "Justificados, pois, pela fé, temos paz para com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por quem também temos entrada pela fé a esta graça na qual estamos firmes...". Quão maravilhoso é estar firmes em Sua graça!

Onde você está? Qual é o seu lugar? Onde vive? Quando os jovens nos Estados Unidos vão estudar na universidade, devem preencher uns formulários onde lhes perguntam onde vivem. Eu lhes digo: Escreve: 'Em Cristo', porque essa é a sua habitação. Você vive em Cristo? Sim? Então, está na habitação da graça.

Pela fé entramos na habitação da graça, onde estamos firmes. Quão maravilhosa é a habitação da graça! Ah, é como as 'churrascarias' no Brasil. Ah, aquelas mesas cheias de carnes! E temos paz com Deus. Então pode provar um pouco dessa paz. Fomos justificados pela fé. Ah, delicioso! Oramos, e ele nos responde. Ah, que delicioso!

Encanta-me ir para a Rússia e visitar os irmãos, porque para eles tudo é novo. Você diz para eles: 'Deus é amor', e eles dizem: 'Ah, nunca escutamos isso, é delicioso!'. Os russos estão acrescentando novas palavras ao seu vocabulário: 'Redimidos... O sangue de Jesus... Reconciliados...'. Todas essas maravilhosas palavras da graça. Eles estão 'gordos' pela graça de Deus.

Quão maravilhoso é estar nessa habitação da graça! Nos últimos trinta anos, milhões de pessoas foram conduzidas à habitação da graça. E o que fazemos quando estamos ali? Gostamos e vemos que o Senhor é bom. Quando nos reunimos diante da mesa do Senhor o mínimo que podemos fazer é degustar e ver quão bom é o Senhor. Às vezes, a semana transcorre e cometemos erros, iramo-nos com nossas esposas, mas vamos para a mesa do Senhor, tomamos o pão e começamos tudo de novo. Somos salvos por sua graça, e porque Jesus nos amou primeiro, podemos amar-nos um ao outro.

Quão maravilhosa é a graça de Deus! Não contei todas as delícias que há sobre essa mesa. Você já foi a uma 'churrascaria' no Brasil? Ali te trazem carne continuamente. Há carne e mais carne. A minha esposa gosta demais. Mas também há uma enorme mesa de saladas, com todo tipo de frutas muito estranhas. Minha esposa prova de tudo, e eu lhe digo: 'Não faça isso, porque quando chegar a carne, você vai estar satisfeita. É por isso que lhe dão tanta salada'. (Como vocês podem imaginar, eu espero a carne).

Todos nós estamos juntos na habitação da graça, felizes por permanecer aqui. Mas, quem é digno de estar na habitação da graça? Ah, todos nós temos uma necessidade espiritual. E apesar de sermos pobres, hoje nos alimentamos da mesa do Rei, e parece que podemos comer, comer e comer nessa habitação da graça. Mas nunca devemos nos esquecer de pregar o evangelho da graça aos que estão perdidos. Nestes últimos dias, as pessoas estão muito famintas. Então, não há necessidade de discutir com elas sobre a salvação. Você simplesmente vai a alguém que está quebrantado, e pode lhe dizer: 'Venha e prove que o Senhor é bom'. Muitas pessoas estão sendo salvas pela graça.

Para a glória através da tribulação

Mas esta passagem da Escritura que lemos em Romanos 5 nos diz que algo acontece. Um dia, enquanto estivermos comendo na habitação da graça, nos regozijando na graça de Deus, eu olho pela janela da esperança, e através dela vejo outra habitação. É a habitação da glória.

Nós vivemos na habitação da graça, mas vamos em direção à glória. Hoje desfrutamos de todos os benefícios da graça de Deus, mas um dia você olha pela janela, e vê a Jesus em glória, vê o amado de sua alma, o vê em toda a sua formosura, e começa a desejar ir para ele. A esperança de glória se fortalece em nós. O versículo 2 diz que não só estamos firmes na graça, mas também nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Quanto alimento de sua graça nos dá o Senhor antes que olhemos para o seu Filho? Todas estas bênçãos, por mais maravilhosas que sejam, não são comparáveis ao conhecimento dele. Já olhou por essa janela?

Para muitas pessoas, ser cristão é simplesmente receber bênçãos. E na verdade, como cristãos, temos muitas bênçãos. Mas assim como quando Jesus caminhou sobre a terra e alimentou às multidões, muitos comeram o pão, mas poucos olharam pela janela e viram a Jesus, o pão vivo que desceu do céu.

Por trás de toda esta graça, temos que ver o Eu Sou. Vemos a Jesus e o desejamos. E começamos então a viver a vida cristã, não pelo que ele faz, mas sim pelo que ele é. Então Jesus nos diz: "Vinde a mim", porque ele quer nos transportar da graça para a glória. E João nos diz que quando olhamos para Jesus, todos recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. Esse é o olhar da graça. Mas quando o olhamos pela segunda vez, e vemos a sua glória, ele começa a nos transformar da graça para a glória.

Como ele faz isto? Como nos conduz da habitação da graça para a glória? Nesta passagem, Paulo nos revela isso. Há um caminho da habitação da graça até a habitação da glória, e é através do corredor da tribulação. Nós recebemos a sua graça, e esta nos fazem agradecidos e ditosos. Mas a graça não nos muda. Se tivermos que ser transformados para a sua glória, então a cruz tem que começar a sua obra em nossas vidas, e começamos a ir para Jesus através do corredor da tribulação. Você já experimentou isso?

Há milhões de pessoas que foram trazidas para o Reino, mas você e eu sabemos que este é só o princípio da obra de Deus no mundo. Ele tem que trazê-los para o seu Reino, e dali para a sua cidade. O que significa isso? Que não têm que ser trazidos somente para o seu Reino, mas também levados diante do seu trono, onde ele governa. Então, Jesus diz a esses novos cristãos em seu Reino: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me".

E começamos a experimentar a obra da cruz, que nos leva aos pés do trono de Jesus como o nosso Senhor e Amo.

Quando isso começa a ocorrer, o trabalho ainda não está terminado. Ele não só quer nos levar para a cidade, mas também para casa. E para isso, a cruz tem que fazer a sua obra completa em nós. O Senhor tem que eliminar de nós aquelas coisas da nossa carne, de nossa vida natural, que são um obstáculo para que estejamos em sua casa.

A sua casa é preciosa. Ele não pode permitir que nela haja ladrões, não pode permitir que ali haja ambição, não pode permitir que ali haja irritação. A obra final na casa de Deus é nos trazer para um lugar de amor. Este é o início, pela graça, mas há uma habitação final. Deus deseja uma casa onde haja esse primeiro amor, e quando ele tiver essa casa, então o Senhor descerá e nos tomará para si mesmo. Ele está aguardando que a noiva se prepare, que a casa seja edificada. Por isso não devemos nos surpreender se nos encontrarmos no corredor da tribulação. O Senhor começou a trabalhar em sua vida.

Em minha própria experiência, eu estive na habitação da graça por mais de dez anos. Servíamos na igreja, pregávamos o evangelho, tentávamos ajudar os nossos irmãos e irmãs, mas então, um dia, eu vi o Senhor. Vi ele como a Igreja. E descobri que eu teria que passar o caminho da cruz para chegar a ser parte dessa igreja. Dessa forma, o Senhor tem que tratar com cada um de nós.

Muitos de nós vivemos por nossa própria força, pela força da nossa mente ou da nossa personalidade. Mas o Senhor nos leva pelo corredor tortuoso da tribulação, para quebrantar a nossa força natural, e muitas das coisas em que púnhamos a nossa confiança são removidas, porque ele quer que aprendamos a confiar nele.

Esse corredor da tribulação pode ser um tempo muito difícil. Mas, o que acontece quando passamos por ele? Às vezes o corredor é difícil, mas ao passar por ele nos encontramos com o Senhor Jesus, e começamos a aprender dele na comunhão dos seus sofrimentos.

O que diz Paulo que ocorre à medida que passamos por esse corredor? Quando vivemos esses momentos difíceis, Deus está realizando a sua obra. O versículo 3 diz: "E não só isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência".

No momento de ser salvo, ninguém tem muita paciência. Amamos ao Senhor, mas somos muito impacientes. Oramos por algo e queremos agora. Então o Senhor começa a nos ensinar a paciência. E depois de aprender a paciência, aprendemos o caráter. E embora o corredor seja difícil, ali se forma o caráter de Cristo em nós. Por isso a obra da cruz é tão importante.

E à medida que passamos pelo corredor, ele nos dá esperança. E por que essa esperança não envergonha? Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. Nós conhecemos o amor de Deus quando fomos salvos. Mas ao transitar por esse corredor, somos cativados por seu amor, porque quando chegas ao fim de ti mesmo, aí ele te abraça e te sustenta. Quando nós somos infiéis, ele permanece fiel, e quando confessamos os nossos fracassos, ele nos trata como a seus próprios filhos.

Paulo sabia o que significava passar pelo corredor da tribulação, mas também ele encontrou ali o Senhor Jesus, e foi cativado por ele. Paulo sabia que tinha cometido muitos enganos. Mas ele diz: "Por sua misericórdia não desanimamos".

O Senhor está te levando por um corredor, porque ele quer produzir algo precioso em ti. Se formos passar da habitação da graça para a habitação da glória, temos que passar por esse corredor. Não há alternativa. É nesse corredor que Deus realiza uma subtração espiritual.

Muitos sabem que o irmão Christian Chen é um matemático, mas João Batista foi o primeiro matemático, nosso professor de matemática espiritual. João Batista disse: "É necessário que ele cresça e que nós diminuamos". Isso quer dizer que há uma subtração para você e para mim. E algo que é subtraído de nossa vida, é substituída por Cristo. Então somos cheios da vida de Cristo, até mesmo no corredor da tribulação.

Tribulações nas assembléias

Esse corredor nem sempre se refere a uma experiência individual. Nossas assembléias passam também por tempos de tribulação.

Há muitas formas nas quais a tribulação vem à assembléia. O inimigo emprega muitas táticas para arruinar o testemunho. Eu conheci assembléias na costa oeste dos Estados Unidos, e havia uma delas que se reunia com um testemunho muito precioso. Mas veio uma obra do inimigo que produziu divisão entre os irmãos, causando grande sofrimento. Os irmãos, que se amavam uns aos outros, repentinamente se separaram. Alguns deles foram acusados injustamente, e permaneceram em silêncio suportando a vergonha e a crítica, enquanto viam como a assembléia era reduzida à metade de seu tamanho original. Foi um tempo de grande tribulação. Tudo o que podiam fazer era permanecer no corredor da tribulação. O Senhor ouviu o seu clamor; de repente a porta se abriu e veio um novo grupo de pessoas. E alguns irmãos simples assumiram responsabilidades espirituais na assembléia.

Através desses tempos de tribulação, aprendemos a humildade. O inimigo tem os pés muito fortes, e ele pode nos pisotear e nos destruir num momento, a não ser que Deus nos cubra, nos guarde e nos mantenha juntos. Mas sempre que se manifesta o orgulho, ou quando o homem se faz muito forte, ou os homens entram em disputa uns contra os outros, sempre que o primeiro amor se vai, o Senhor permite que o inimigo entre e nos leve para a tribulação.

Nós estamos juntos pela misericórdia de Deus. Há uma obra preciosa que o Senhor está realizando em todo o mundo, mas temos que permanecer juntos, agarrados ao Senhor. E ainda que o tempo passe e tudo seja bênção sobre nós, não sabemos se talvez estejamos muito próximos à tribulação. Temos que prestar atenção seriamente à palavra do nosso Senhor às igrejas em Apocalipse, porque há muitas formas nas quais podemos ser distraídos.

Qual é o nosso primeiro amor? O primeiro amor não é um tipo de amor; o primeiro amor é uma Pessoa. Amamos a Jesus acima de todas as coisas? E embora esteja passando por problemas, ele é suficiente para você? O Senhor dá e o Senhor tira. Jesus é suficiente? Se o adorarmos em tempos de prosperidade, não devemos adorá-lo em tempos de dificuldades?

Muitas vezes, o Senhor nos abençoa, nos abençoa e nos abençoa. E quando nos vemos em tribulações começamos a murmurar contra ele. Não devemos fazer isso. Porque até na tribulação encontramos o Senhor.

Qual é a grande lição que aprendemos no corredor da tribulação? Mesmo que esse caminho seja tão cheio de curvas, ou quando estamos em um lugar sem saída, ou nas tragédias que experimentamos, o que aprendemos disso? Se você estiver ali, você saberá. Aprendemos a sua glória, como ele está nos levando de gloria em glória. Você está sendo levado de gloria em glória? Já fostes promovidos da graça para a glória? Já tiveste a visão da formosura do Senhor que te levou a dizer: 'Sim, Senhor, irei a qualquer lugar que vá'? Então, não te surpreendas se descobrires que estás passando por tribulações.

Às vezes olhamos ao nosso redor e vemos alguns cristãos aos quais parece que tudo lhes vai bem. Quase todo mundo conhece alguém de quem poderia dizer: 'Eu gostaria de ser como este, que tem muito dinheiro, uma família feliz, uma boa casa, uma esposa muito simpática'. Mas o Senhor nos diz: 'Não se preocupe com o seu amigo. Eu tratarei com cada um da maneira como eu quiser. Mas você, siga-me'.

Dois conselhos práticos

Há duas coisas que necessitamos neste corredor. Primeiro, temos que respeitar a cada irmão ou irmã que está passando por ele. Deus está tratando com eles, porque Deus os ama. Não é o tempo para que você os critique. Seja misericordioso. Se conhecer alguém que está passando por momentos difíceis, seja misericordioso, ore, ajude-o, guarde-o do inimigo. Temos que ser misericordiosos, temos que respeitar os irmãos e irmãs.

Há uma segunda coisa. Você tem que ser severo consigo mesmo. Se você está passando pelo corredor, se está passando por tribulação, não há nenhuma desculpa - a graça de Deus é suficiente. Jesus disse: "Eu venci". Então, você pode vencer. Nós nos apegamos a sua vida, permanecemos fiéis a ele. Não sentemos para nos lamentar: 'OH, pobrezinho de mim! Venham todos, por favor, e se compadeçam de mim'. Não, não.

O que diz Paulo? "Esta leve tribulação não pode comparar-se à glória". Então, não olhemos para as coisas ao nosso redor, olhemos para as coisas invisíveis.

Espero que você seja severo consigo mesmo. Seja misericordioso com os outros, porque você não sabe o que está lhes acontecendo; mas seja inflexível consigo mesmo, porque sabe que você merece o que está passando. Então, se te firmares na graça de Deus, muito em breve nos encontraremos na habitação da glória, com o nosso Senhor. Não mais pecados, não mais imperfeições, não mais lágrimas, não mais tristezas, não mais morte, mas sim vida, em nosso Senhor.

OH, que habitação tão gloriosa! E da mesma maneira como ele te deu essas coisas deliciosas na habitação da graça, às vezes nos dá a provar o sabor da glória. Gostou do sabor da glória? É melhor que o salmão do Chile! Quando você prova um pouquinho dessa glória, você diz: 'Ah, eu quero mais dessa glória!'. Então Deus te dá graça adicional para que continues avançando pelo corredor da tribulação.

Nunca esqueça isto: Não importa quão tortuoso seja o caminho da tribulação, quando der a próxima volta, o Senhor estará te esperando ali. Seja fiel, desfrute da habitação da graça. Hoje a estivemos desfrutando.

Amamos a palavra de Deus e a comemos juntos. E por sua graça ele nos fala. Mas o Espírito de Deus nos conduz da graça para a glória, através do corredor da tribulação. Então, regozije-te em sua graça, regozije-te nas tribulações, e um dia nos regozijaremos em sua glória. Amém, que o Senhor nos leve para lá em breve.

Louvado seja o seu nome!

(Síntese de uma mensagem ministrada em Temuco, em outubro de 2006).

Design downloaded from free website templates.