A preciosidade da Casa

Como a preciosidade de Cristo é comunicada à Casa de Deus.

Dana Congdon

Vocês podem ver e notar as conexões entre estas três passagens de João, Timóteo e Pedro. As três passagens tratam sobre o tema "a casa de Deus".

Muitas vezes, quando falamos sobre a casa de Deus, falamos sobre a doutrina da casa de Deus. Às vezes tratamos assuntos externos - que são necessários. Mas nesta ocasião queria tratar sobre assuntos espirituais relativos à casa de Deus. Porque, como sabem, podemos entender estas coisas em nossa mente, mas para entrar na realidade temos que ter o nosso espírito aberto. E eu gostaria de relacionar "a casa de Deus" com uma palavra bem simples, que é a palavra 'precioso' ou 'preciosa'.

O significado de "precioso"

Se olharmos 1ª Pedro 2:6: "Pelo qual também contém a Escritura: Eis aqui, ponho em Sião a principal pedra de esquina, escolhida, preciosa; e o que crer nele, não será envergonhado". E notemos no versículo 4: "Achegando-vos para ele, pedra viva, desprezada certamente pelos homens, mas para Deus escolhida e preciosa". E no versículo 7: "Para vós, pois, os que credes, ele é precioso".

Aqui, imediatamente notamos quem é precioso. Ele é precioso! Ele é nossa preciosa principal pedra de esquina. Ele é o único fundamento da igreja, porque toda nossa vida provém desta fonte. Mas ao mesmo tempo ele é a principal pedra de esquina.

Em nosso tempo, a pedra de esquina é a última que fica em um edifício, em uma cerimônia. Mas naqueles dias a principal pedra de esquina era a primeira a ser colocada. Depois do fundamento, ficava a pedra de esquina, que tinha que formar um ângulo perfeito de noventa graus, porque a partir deste eram levantados os muros, e se o ângulo não era exato, o edifício saía torto.

Sabemos que o Senhor Jesus Cristo é o fundamento, ele dá a sua medida para a igreja. Ele é a pedra principal do ângulo, preciosa. Sua preciosidade é que dá valor a toda a casa de Deus.

Nós somos também pedras vivas. Mas, que valor tem estas pedras? Que tipo de pedra é você? Alguns serão lápis-lazúli, mas a maioria de nós somos pedras bastante baratas. Mas nossa preciosidade não vem de nós mesmos. Nossa preciosidade vem daquele que nos tem feito pedras vivas. E agora, à medida que somos colocados juntos como pedras vivas, o valor desta casa vem por Sua preciosidade em nós.

Queria considerar nesta ocasião essa preciosidade. Em 1ª Pedro 2:7, na versão em espanhol diz: "Ele é precioso". É verdade! Em muitas versões em inglês temos o mesmo: "Ele é precioso". Mas no original há uma idéia a mais.

Literalmente diz: "Aquele que crê nele é a preciosidade". Em outras palavras, porque crêem nele, que é precioso isso faz que todo este tema da casa de Deus se torne precioso para nós.

Há aqui um contraste. Para aqueles que crêem nele, é uma preciosidade. Para aqueles que o rejeitaram, é tropeço. OH, bendito seja o Senhor, nós cremos que ele é precioso! Isso afeta a nossa vida, isso traz preciosidade para a nossa vida. Preciosidade. Quão maravilhosa é esta palavra. Preciosidade é algo que tem um preço, um grande custo. Mas também tem outras implicações: É valioso porque é algo raro, difícil de ser achado. E por isso é precioso.

Há outro significado nesta palavra "preciosidade". Tem um alto preço, é raro, e ao mesmo tempo é algo frágil. Fragilidade. Tem que manipulá-lo com cuidado para não danificá-lo. Se pensarmos em relações, diríamos que a preciosidade se refere a uma pessoa sensível. Paulo, na epístola aos Efésios, em uma passagem está falando do Espírito Santo, e diz: "Não entristeçais o Espírito Santo, com o qual fostes selados para o dia da redenção".

O Espírito Santo não é precioso para nós? Então, nunca deveríamos entristecê-lo, porque ele é precioso e sensível. E por isso temos que ser fiéis. Se perdermos a presença do Espírito Santo, perdemos um tesouro.

Permanecendo nele

Agora, a casa de Deus é preciosa. E queremos ver isso de diversos ângulos, como já lemos. Pergunto-me se percebermos que João capítulo 15 fala da casa de Deus. Conhecemos esta Escritura: "Permanecei em mim e eu em vós", e normalmente vemos a importância disto em nossa vida pessoal. Quão precioso é este permanecer nele. Ele diz: "Vós estais em mim, e eu em vós. Eu estou em meu Pai". Há uma relação de permanência que é preciosa.

Você sabe quão preciosa é esta permanência? É pela obra perfeita de nosso Senhor Jesus Cristo em sua morte e ressurreição que agora podemos permanecer nele, e todo crente tem o privilégio de permanecer nele. Mas porque esta permanência é tão preciosa, João nos diz que há uma condição para permanecer: "Se permanecerdes em mim ... se minhas palavras permanecerem em vós".

Cada um tem o privilégio de permanecer nesta íntima relação com o seu Deus. Mas nem todo cristão vive essa realidade. Por quê? Porque para viver essa realidade de permanecer nele, deve haver uma poda em nossas vidas. E para permanecer nele, temos que permanecer também em seus mandamentos, e para desfrutar da permanência nele, devemos deixar que a sua palavra permaneça em nós.

OH, nós teríamos muito mais vida em nossas assembléias se cada membro estivesse experimentando a realidade de permanecer nele! Quão preciosa é esta permanência, mas quão sensíveis temos que ser.

Quando digo algo "precioso", não se trata de algo passageiro. Esta relação de permanência é algo muito durável. O Espírito Santo trabalha pacientemente com nossas vidas, e ele nos poda; de maneira que sabemos que esta relação é forte. E até como cristãos, quando desobedecemos, quando não nos consagramos ao Senhor, nós sabemos quão solitária é a vida cristã se não permanecermos nele; descobrimos, através de experiências dolorosas, que nada podemos fazer separados dele.

Sem dúvida, esta passagem sobre 'permanecer nele' está relacionado com a casa de Deus. Se notarem, em João 15:1, o Senhor diz: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador". O que quer dizer o Senhor com 'videira verdadeira'? Como sabemos, Israel é chamado a videira de Deus. Mas Jesus aqui diz: "Eu sou a videira verdadeira". E como ele fala com a igreja, diz: 'Todo o que permanece em mim é parte desta videira'.

Quando diz que ele é a videira, quer dizer que ele é o tronco, os varas, a flor, o fruto, tudo. Ele é tudo na igreja? Amém. E nós vivemos ali, e somos uma vara, e sua vida flui através de nós. Esta é a nossa vida? É sua vida através de nós. Se nós permanecermos... Ele diz isto de maneira condicional. Se não permanecermos, se não darmos fruto, ele nos corta. Esta é uma ilustração de quão importante é permanecer. Sua casa é tão preciosa!

Este "permanecer" é algo que pode ser interrompido por causa da carnalidade. Quando nós vivemos uma vida cristã carnal, não podemos permanecer na preciosidade de Jesus, porque o espírito e a carne batalham um contra o outro. Mas se andarmos no espírito, então viveremos nesta permanência preciosa.

Pedro fala desta casa preciosa de Deus. É interessante como Pedro emprega esta palavra 'preciosa'. Ele emprega esta palavra em diferentes contextos em sua epístola. Ele fala de nossa fé preciosa. O que é que faz que a nossa fé seja preciosa como o ouro? Nós começamos nossa vida em fé; mas quando nossa fé é provada, então se torna uma fé preciosa. E também fala do sangue precioso. Ele diz que para Deus o sangue de Cristo é precioso. Pedro gosta de empregar esta palavra. Sabem quem mais diz Pedro que é precioso? As irmãs espirituais, que têm um espírito precioso. (1ª Ped. 3:4).

A preciosidade da casa de Deus

Consideramos quão preciosa é a casa de Deus? Aos olhos de Deus, é muito preciosa. Vejamos juntos a passagem de 1ª Timóteo 3, porque ali há uma descrição muito bela da preciosidade desta casa.

"Isto te escrevo, embora tenha a esperança de ir ver-te em breve, para que se caso demorar, saiba como deves conduzir-te na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade" (1ª Tim. 3:14). Paulo fala com Timóteo de algo que é muito precioso: a casa de Deus, a igreja do Deus vivo.

Depois de tantos anos, e todas as coisas pelas quais Paulo passou, ele ainda pensa quão preciosa é a casa de Deus. E de fato, é preciosa para o nosso Senhor Jesus Cristo, que espera que a sua noiva esteja preparada. No entanto, quando olhamos para a igreja hoje, notamos como a realidade dessa preciosidade tem se tornado opaca. A preciosidade do testemunho desta igreja viva é frágil, fraca. Devemos viver cada dia diante do Senhor, para que o seu testemunho permaneça real.

Provavelmente vocês sabem que entre a primeira e a segunda epístola de Timóteo transcorreram alguns anos. Quando lemos 2ª Timóteo vemos Paulo no final de sua vida. Ele diz como combateu a boa batalha, acabou a carreira e guardou a fé, e podia ver como lhe aguardava a coroa da justiça. Mas ele ainda queria dizer a Timóteo algo muito importante. Quando ele escreve 2ª Timóteo, impressiona-nos o fato de que a igreja tinha perdido algo da sua preciosidade.

"Mas o fundamento de Deus permanece firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são deles; e: Aparte-se da iniqüidade todo aquele que invoca o nome de Cristo. Mas em uma grande casa, não somente há utensílios de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns são para usos honrosos, e outros para usos vis. Assim, se alguém se limpar destas coisas, será instrumento para honra, santificado, útil ao Senhor, e disposto para toda boa obra" (2:19-21).

Vamos fazer uma comparação. Em 1ª Timóteo capítulo 3, Paulo descreve esta casa preciosa como a igreja do Deus vivo, e a igreja é definida por seu dono. Como sabem, a palavra igreja no original quer dizer 'os que são chamados fora'. Logo, a igreja do Deus vivente quer dizer os que são chamados para fora, para o Deus vivo.

Quando as pessoas vêm para o meio da assembléia, sentem a presença do Deus vivo. A preciosidade não é que ela seja a igreja de Deus, mas sim a igreja do Deus vivo. Que maravilhoso testemunho! Mas notaram como Paulo descreve a igreja em 2ª Timóteo? A igreja é uma grande casa. "Mas em uma grande casa, não somente há utensílios de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns são para usos honrosos, e outros para usos vis".

Quando Paulo escreveu 2ª Timóteo, havia acontecido uma mudança. De fato, sabemos que a igreja estava crescendo; mas já não a chama a igreja do Deus vivo; agora é definida simplesmente por seu tamanho. No grego a expressão é: 'uma mega igreja'. Agora é uma grande casa. De quem é esta casa? Esta se caracteriza agora pelos utensílios que há em seu interior.

Quando você vai a grande casa, isso é a casa de Deus? Este é o povo de Deus? Alguns são vasos de ouro. Louvado seja Deus! São fiéis, são vencedores. Mas também há vasos de madeira, e todos eles estão misturados. Ainda é a casa de Deus, mas algo se perdeu.

Voltando para 1ª Timóteo 3, pensemos na segunda parte da definição: "...a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade". É maravilhoso! Na igreja do Deus vivo, o fogo de sua glória e santidade está no meio dela, pois a presença de Deus está ali.

É coluna da verdade. O que significa isso? Quer dizer primeiro que a verdade do evangelho é compartilhada na casa de Deus; mas, além disso, nessa preciosa igreja do Deus vivo, há um padrão, uma medida: a santidade de Deus, a justiça de Deus, a misericórdia e o amor de Deus. Esse é um padrão na assembléia. E quando você está nela, se viver de forma carnal, você vai ser exposto pela luz.

Os jovens que moram nessa igreja viva conhecem esse padrão. A coluna da verdade está no meio dela. Não só doutrina falada, mas também a vida de um povo santo.

Em Efésios capítulo 4, quando Paulo fala do novo homem, diz que quando você vem ao Senhor, algo lhe acontece, que te impede de andar nos caminhos do velho homem. O que aconteceu? "Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se na verdade o tens ouvido, e fostes por ele ensinados, conforme a verdade que está em Jesus" (Ef. 4:20-21). Você descobre a verdade em Jesus, e esse Senhor que está em nossa vida, que habita em nós, ele mesmo estabelece esse padrão que nos diz o que está correto ou errado.

Em contraste com isso, temos a grande casa. Nessa grande casa não encontramos a coluna da verdade; embora ainda haja modelos. Quando há vasos de ouro, as pessoas podem ver o Senhor nesses servos; se houver vasos de prata, podem ver a preciosidade do Senhor nesses vasos de prata. Mas se olhar ao redor, também vê pessoas que são como de madeira, e porque não há um padrão no meio da casa, elas fazem o que desejam.

Hoje em dia -não dizemos como crítica- a maior parte do que conhecemos como igreja é como uma grande casa. As pessoas amam ao Senhor, mas algo da preciosidade se perdeu: a preciosidade da presença do Senhor, o seu governo na reunião. Mas, graças a Deus, porque até na grande casa há irmãos de ouro, preciosos, e há preciosos irmãos e irmãs de prata.

Paulo exorta a Timóteo: 'Embora a igreja esteja indo por esse caminho, você tem que ser um vencedor. Foge daquilo. Prepara-te como um vaso precioso para o Senhor'.

Hoje vemos ao redor do mundo muitas grandes casas; mas no meio delas há muitos que são vencedores e estão sendo preparados pelo Senhor. Se eles estão vencendo, vão receber a sua recompensa. Deus põe esses vencedores até em lugares que nunca imaginaríamos, e essas pessoas são fiéis.

Quão difícil é o tempo em que vivemos. Enquanto as pessoas dormem ao seu redor, eles estão crescendo cada vez mais para o Senhor Jesus. Eles oram por um avivamento, e sentem freqüentemente que a vida surge e se apaga novamente.

Uma terceira descrição desta igreja do Deus vivo se encontra na declaração: "Sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade" (1ª Tim. 3:16). Vocês conhecem esta preciosa passagem que fala tantas coisas do nosso Senhor Jesus Cristo. Mas qual é o sentido básico desta passagem? Este é o mistério da piedade: Jesus era um homem. Ele veio a este mundo, mas viveu uma vida celestial; e por isso ele foi justificado e transladado para a glória.

Nós sabemos que este é o caminho do nosso Senhor Jesus; mas também percebemos que isto define a nossa vida na igreja do Deus vivo.

Como devemos viver na igreja do Deus vivo? Por nosso próprio esforço? Há algumas pessoas muito fortes que dizem: 'vou fazer isto, vou fazer aquilo'. E não há mistério nisso. Qual é o mistério? Que somos apenas carne, mas vivemos nossa vida por outro poder. O mundo não vê esse poder, que é a vida de Cristo dentro de nós.

Eu testifico a vocês que fui salvo porque havia irmãos e irmãs fiéis na grande casa. E cheguei a ser um pastor nessa casa. Talvez não fosse ouro ou prata, mas eu queria ser fiel ao Senhor. Mas aquela era uma organização humana; muitas mensagens que eu pregava eram as minhas próprias idéias. 'Ah, esta é uma boa idéia; vou dizê-la'. E se for um pregador inteligente, muitas pessoas vem te ouvir e dizer: 'OH, que gracioso!', ou 'Que profundo!'.

Mas depois de dez anos, Deus me mostrou a preciosidade da casa do Deus vivo. Reuni-me com um grupo pequeno de pessoas que queriam viver de acordo com este testemunho, e me maravilhei com algo que era novo para mim. Vi irmãos simples ministrando a palavra tirando da vida do Senhor; não de suas mentes, mas sim da carga do Senhor. Nesse momento vi que tinha que aprender uma forma totalmente diferente de ministrar; tinha que tomar os meus sermões e descartá-los.

Se quisermos ser a igreja do Deus vivo, como ministramos? Tirando da Sua vida. Como oramos? Tirando da Sua vida. Como adoramos? Tirando da Sua vida. Como ensinamos na escola dominical? Tirando da Sua vida. Como pregamos o evangelho? Tirando da Sua vida. Eu tentei fazer todas essas coisas com as minhas próprias forças; mas agora quero viver tirando da Sua vida. Este é o mistério da piedade.

Se for um carpinteiro, quando alguém olha para você, dirá: 'Ah, sim, ele é um carpinteiro!'. Mas você abre a sua Bíblia, e repentinamente é Pedro, o apóstolo. 'Como um carpinteiro sabe tanto da Bíblia?'. É o mistério da piedade. Quando vê pessoas que vivem por Sua vida, você diz: 'Que mistério!'. Não parece a você que é um mistério?

Como pode ser manifestada a vida através da menor das irmãs? Às vezes estamos orando juntos procurando o Senhor, e alguns irmãos com vozes potentes dizem: 'OH Senhor, nos mostre o que temos que fazer!'. E uma irmã muito querida diz: 'Tenho um sentir com respeito a uma Escritura', e lê essa palavra de uma forma muito repousada. Todos esperam um segundo, e dizemos: 'É isso, é isso!'. E claro, os irmãos com as vozes potentes dizem: 'Te louvamos, Senhor, nós queríamos esse versículo, sim, te pedimos!'.

Qual é o mistério? É que Deus pode usar a qualquer irmão ou irmã para manifestar a Sua vida. Por isso temos que nos considerar uns aos outros como preciosos. Não critique o seu irmão. E se você conhecer irmãos e irmãs que estão indo a uma grande casa, te digo duas coisas: Seja muito precioso para eles, e ore por ti mesmo. Se quiser ser o testemunho do Senhor, esse testemunho tem um custo muito elevado.

Vou lhes contar algo. Deus escolhe a uma assembléia de pessoas, e diz: 'Quero que sejam a igreja do Deus vivo'. Ele chama soberanamente a estas pessoas para que estejam juntas, e eles passam pela cruz, pelas lutas. E eu observo a estes jovens. Deus está levantando uma geração preciosa. Sabem por quê? Porque cresceram na casa de Deus.

Você e eu não crescemos na casa de Deus. Crescemos em algum lugar fora, na grande casa. Nós cometemos muitos enganos. Mas esses jovens que amam ao Senhor, eles conhecem o Senhor quase instintivamente. Eles sabem quando algo está bem ou está mau; estão vivendo nesse padrão. E Deus os prepara para servir ao Senhor enquanto estão na assembléia.

Como Timóteo estava sendo preparado para servir ao Senhor? Lembram-se? Na primeira viagem missionária de Paulo foi quando provavelmente Timóteo foi salvo. E quando Paulo foi à sua segunda viagem missionária e chegou a Derbe e Listra, os irmãos lhe disseram: 'Viu o nosso jovem irmão Timóteo? Deus está fazendo algo com ele. É um irmão com caráter!'. E Paulo o olha e diz: 'Hummm, Deus está levantando um servo aqui'.

Timóteo recebeu uma grande ajuda viajando com Paulo; mas ele descobriu a sua vocação, o seu dom, a sua experiência, na casa de Deus. Os irmãos eram simplesmente irmãos, que foram salvos pelo ministério de Paulo e começaram a crescer pela vida do Senhor. E isso aconteceu a Timóteo.

O caminho do Senhor é formar os seus ministros na casa de Deus, e isso faz um vaso precioso. Vocês vêem a preciosidade da casa de Deus? Na igreja do Deus vivo está a coluna da verdade. Ali não há lugar para o pecado. Se alguém viver em pecado, será exposto à luz. Se quiser viver uma vida santa, venha diante da verdade de Deus e permita que a sua luz seja o seu padrão.

Permanecendo sobre a Pedra preciosa

Soberanamente, o Senhor nos reuniu, e ele deseja que a sua presença viva esteja entre nós. Sejamos sensíveis, não permitamos que a nossa carnalidade o afaste. O seu testemunho não é algo que ocorrerá automaticamente. Ele habita no meio de um povo que está disposto a pagar o preço. Ele mora no meio de um povo que o queira por sobre todas as coisas. Isso diz respeito a você? Ama a sua presença mais do que qualquer outra coisa, mesmo que a sua presença é uma presença que te corrige ou que te repreende?

Que o Senhor nos ajude nestes últimos dias. Quando o inimigo vê algo precioso que está sendo edificado, quererá vir como rio para dividir o que Deus está fazendo. Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

Se desejarmos a Sua preciosidade mais que todas as coisas, então todos os ataques do inimigo vão redundar em maior gloria para o Senhor.

(Síntese de uma mensagem ministrada em Temuco, em outubro de 2006).

Design downloaded from free website templates.